Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Matrixmail

FormataÇÃo

Recommended Posts

O que significa e o que faz o comando A:/FDISK/MBR?

Qual a diferença quando eu vou formatar com o CD do XP, em formatar pelo FAT OU FAT RÁPIDO? NO que um é melhor que o outro.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom cara !! e aê ! ^_^

bom quando eu n sabia formatar.....eu pekei para aprender !!! poukas pessoas me insinarao ! (agradeço a todos que me ensinaram ! ^_^ )

bom mais vamos lá !!!eu vou colocar do jeito mais detalhado possivel !

primeiro com o diskete de boot você poe ele e reinicia o micro ! (com a opção fist boot com floopy !) ai ele vai ler o dkt ! ..e vai entra no A: !

se você tiver uma partiçao ntfs você tera que usar o comando fdisk para excluir essa partiçao e criar outra ! bom depois e so dar um format c: ....... e na hora que você for instalar o win xp você coloca para excluir a partiçao fat32 (se você quiser criar em ntfs (e mais seguro e rápido ! ^_^ )) se não e so você colocar sim !

e eu aconselho você fazer em ntfs !!!! flwwwwwww !

Compartilhar este post

Link para o post

Eu quero formatar em FAT mesmo, + no CD do XP tem o FAT e o FAT rápido, qual a diferença? Ah e qual a função do comando FDISK/MBR?

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte:

fdisk/mbr --> Limpa a MBR do HD. MBR signifia Master Boot Record, ou seja, é a primeira área do HD onde será procurado algum sistema de boot. É o local onde se instalam algum gerenciadore de boot como o LILO do linux por exemplo...

FAT --> limpa o disco, reorganiza os clusters e procura por bad blocks

FAT RÀPIDO --> simplesmente limpa o disco. Por isso é mais rápido...

Acho que é só isso...

[ ]´s

Sk4D1nh4

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Sk4D1nh4@09 mar 2004, 11:13

Seguinte:

fdisk/mbr --> Limpa a MBR do HD. MBR signifia Master Boot Record, ou seja, é a primeira área do HD onde será procurado algum sistema de boot. É o local onde se instalam algum gerenciadore de boot como o LILO do linux por exemplo...

FAT --> limpa o disco, reorganiza os clusters e procura por bad blocks

FAT RÀPIDO --> simplesmente limpa o disco. Por isso é mais rápido...

Acho que é só isso...

[ ]´s

Sk4D1nh4

Até onde sei, a formatação FAT feita pelo CD do WinXP é semelhante àquela feita pelo disco de boot do w98/Me quando você digita no prompt de comando: format c:

Essa formatação (conhecida como formatação de alto nível ou formatação lógica) é usada para aqueles HDs novos, que já foram devidamente particionados anteriormente (veja que, antes de você formatar o HD usando o CD do WinXP, ele pede para você criar partições em seu disco. É a mesma tarefa que o Fdisk faz), mas que não possuem qualquer tipo de formatação nelas. Nessa formatação, ele cria a tabela de alocação de dados no disco, define o tamanho dos clusters... Se tiver mais alguma coisa que ela faça eu não lembro, mas que ela faz a busca por bad blocks, ela não faz mesmo... Quem faz a localização dos setores defeituosos e quem "esconde" os bad blocks para que o sistema operacional não os utilize mais, fazendo o mesmo ignorá-los (mas ainda continuam existindo fisicamente. É por isso que, quando você passa um programa de diagnóstico de disco como o scandisk, ele acusa a existência dos mesmos), além de trocá-los por setores reservas existentes no próprio disco, é o programa que faz a formatação em baixo nível ou formatação física (conhecida, também, como LLV = Low Level Format).

Já a formatação FAT Rápida feita pelo CD do WinXP é semelhante àquela feita quando se digitava format c: /q (isso usando o disco de inicialização do sistema ou disco de boot). Essa formatação é usada quando o HD já possui partições e algum tipo de formatação nelas. A mesma apenas "apaga" os dados contidos no HD ao invés de criar a tabela de alocação de arquivos etc novamente [pois tudo isso já tinha sido feito anteriormente, então para que refazer? Só iria tomar tempo, pois a formatação completa demora muito, principalmente se for feita em partições grandes (60GB, 80GB...)].

OBS: A formatação fisica, na verdade, faz a divisão da superfície da mídia magnética em trilhas e setores. Só que, tanto os discos IDE quanto os SCSI, não podem ser formatados em baixo nivel, pois isso acarretaria na sua destruição, devido a mesma apagar dos sinais de orientação das cabeças de leitura e gravação (chamados de servos), fazendo que o disco seja permanentemente danificado, não sendo possível sua recuperação. Os programas que fazem a formatação em baixo nivel, apesar do nome, NÃO a executam realmente (além disso, os HDs tem proteção contra esse tipo de formatação). Eles apenas fazem a varredura no disco à procura de setores defeituoso e, quando o encontram, fazem o que citei logo acima. Então, não precisa temer nada quando você necessitar de usar o programa do fabricante do seu HD para realizar a formatação em baixo nível ^_^

Espero ter ajudado :)

falou :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por shaka[z

in,09 mar 2004, 13:10] então formate ele em fat 32 ! (não o modo rápido ! ^_^ )

mais eu te aconcelharia o ntfs !!!  -_-

Se você quiser evitar a perda de espaço ocasionada pelo FAT-32 e quiser também mais segurança, aconselho o NTFS.

Em comparação ao FAT-32, o NTFS é um pouco mais lento, mas, com essas vantagens supra citadas, é bem mais preferível fazer uso do mesmo.

No tocante aos OS, instale apenas o XP e o Linux. Nojenta e oito hoje não vale mais à pena, pois o mesmo não lê (e muito menos grava) partições com NTFS. Deixe o XP em NTFS e o Linux em FAT-32.

No HD de Backup, crie duas partições: uma em NTFS e outra em FAT-32, caso o Linux não leia e grave em NTFS. Se isso não ocorrer, formate-o todo em NTFS.

Compartilhar este post

Link para o post

é AI GALERA, VALEU PELAS DICAS :bye: ! ESSE FÓRUM É SHOW DE BOLA! :bandeira:

MAIS JÁ QUE ESTAMOS AQUI, LÁ VAI MINHA HISTÓRIA DE FORMATAÇÃO :o;) :

Quando conheci o sistema NTFS, formatei meu micro que era FAT, passando para o NTFS, através do CD do XP, entretanto o micro começou a dar um monte de pau :muro: , ou seja, o Internet Explorer acusava erro e desligava e o micro reiniciava sozinho. Ai eu formatei para o FAT de novo (através do CD do XP), continuou a mesma coisa, ai eu peguei o disquete de boot do Windows 98 e exclui a partição primária e depois criei outra e dei um format C: e gravei o Windows XP. Bom o micro parou de dar aqueles paus citados acima, mais de vez em quando ao ligar o micro a tela fica preta e o Windows não carrega, ai eu reinicio através do reset ou desligando e ligando de novo e o micro funciona normal.

SERÁ QUE VOU PRECISAR FORMATAR DE NOVO ;) ?

OUTRA DÚVIDA :help: :

O Sistema NTFS não precisa de partição DOS, só o FAT, então quer dizer que não preciso excluir e nem criar outra partição DOS para formatar em NTFS ?

Quando formatei em NTFS, ele não reconheceu o disquete de boot do Windows 98, ai eu formatei pelo CD do Xp, passando para FAT e depois que eu exclui e criei uma partição primária DOS pelo disquete de boot 98, dei um format c: e instalei o XP no HD.

OBSERVAÇÃO:

Quando fiz estas formatações não notei diferenças de velocidades entre o FAT e o NTFS, a diferença que notei foi de espaço, ou seja, meu HD é de 30 GB, o tamanho do programa do XP é de 1,4 GB, ai sobrou 28,6 GB no HD, gravei os mesmos programas nos dois sistemas e a diferença foi que o FAT utilizou 200 MB a mais que o NTFS, ou seja, com o FAT ficou com 26,3 GB e com o NTFS ficou com 26,1 GB. Achei pouca coisa, já que muita gente fala que o NTFS ocupa bem menos espaço que o FAT.

CURIOSIDADE:

No Windows 2000 o sistema FAT só pode formatar HD com no máximo 32 GB e o sistema NTFS é melhor opção e deve ser usado em HD maiores que 32 GB, li isto na revista in hardware, será que esta teoria se aplica também ao Windows XP ?

VALEU GALERA, ATÉ MAIS :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Matrixmail@11 mar 2004, 00:40

MAIS JÁ QUE ESTAMOS AQUI, LÁ VAI MINHA HISTÓRIA DE FORMATAÇÃO :o  ;) :

Quando conheci o sistema NTFS, formatei meu micro que era FAT, passando para o NTFS,  através do CD do XP, entretanto o micro começou a dar um monte de pau :muro: , ou seja, o Internet Explorer acusava erro e desligava e o micro reiniciava sozinho. Ai eu formatei para o FAT de novo (através do CD do XP), continuou a mesma coisa, ai eu peguei o disquete de boot do Windows 98 e exclui a partição primária e depois criei outra e dei um format C: e gravei o Windows XP. Bom o micro parou de dar aqueles paus citados acima, mais de vez em quando ao ligar o micro a tela fica preta e o Windows não carrega, ai eu reinicio através do reset ou desligando e ligando de novo e o micro funciona normal.

Execute-a novamente, só por via das dúvidas...

MAs agora, use o CD do XP para fazer tanto o particionamento quanto a formatação. Esqueça a história do disco de boot do w98, do fdisk e companhia... O CD do winXP faz isso tudo, é só seguir os passos descritos na tela que não tem erro ^_^

Após esse procedimento e o de instalação do windows, o mesmo vier a dar essas telas azuis ou essas inicializações não completadas, pode ter a certeza que o problema não é esse... Ou é memória, placa-mãe, fonte ou processador. Eu sei que pode parecer uma lista grande de dispositivos, mas todos eles podem estar causando essas telas azuis e essas inicializações que só entram no windows depois de dar um reset ou desligar o PC. Eu ainda acho que seja a placa-mãe, mas pode ser um processador bichado, ou então a memória, ou mesmo a fonte enviando corrente e tensões errônias para a placa-mãe.

Para tirar as dúvidas, você deve arranjar, com amigos por exemplo, um processador, memória e fonte funcionando perfeitamente. Teste a cada um individualmente e analise se melhorou alguma coisa, se parou de dar esses erros e veja também qual o dispositivo que, quando você efetuou a troca dele, fez que parasse esses erros. Depois de confirmado, é só partir para a troca do mesmo (se ainda estiver na garantia) ou compra de um novo (essa é a parte mais difícil...)

OUTRA DÚVIDA  :

O Sistema NTFS não precisa de partição DOS, só o FAT, então quer dizer que não preciso excluir e nem criar outra partição DOS para formatar em NTFS ?

Quando formatei em NTFS, ele não reconheceu o disquete de boot do Windows 98, ai eu formatei pelo CD do Xp, passando para FAT e depois que eu exclui e criei uma partição primária DOS pelo disquete de boot 98, dei um format c: e instalei o XP no HD.

Correto. Você não precisa criar uma partição primária de DOS para o NTFS como ocorre nos sistemas de arquivos FAT-32. E, caso você já a possua, o CD do winXP se encarrega de ajeitar isso: se ele mandar você apagar e criar uma nova partição, faça-o. Caso negativo, apenas parta para a formatação em NTFS (se possível, utilize a formatação rápida pois toma menos tempo).

Esse procedimento que você executou acima ("Quando formatei em NTFS, ele não reconheceu o disquete de boot do Windows 98, ai eu formatei pelo CD do Xp, passando para FAT e depois que eu exclui e criei uma partição primária DOS pelo disquete de boot 98, dei um format c: e instalei o XP no HD") só o fez perder tempo. À partir dessa formatação que você fez, convertendo NTFS para FAT, você já poderia ter instalado o windows normalmente... Como já disse acima, o CD do XP substitui integralmente o disco de boot do w98. Guarde-o apenas para ocasiões em que você realmente necessitará dele, pois o mesmo, ainda hoje, serve para alguma coisa hehehe :lol:

OBSERVAÇÃO:

Quando fiz estas formatações não notei diferenças de velocidades entre o FAT e o NTFS, a diferença que notei foi de espaço, ou seja, meu HD é de 30 GB, o tamanho do programa do XP é de 1,4 GB, ai sobrou 28,6 GB no HD, gravei os mesmos programas nos dois sistemas e a diferença foi que o FAT utilizou 200 MB a mais que o NTFS, ou seja, com o FAT ficou com 26,3 GB e com o NTFS ficou com 26,1 GB. Achei pouca coisa, já que muita gente fala que o NTFS ocupa bem menos espaço que o FAT.

O NTFS e FAT possuem, sim, diferença em suas velocidades. Você percebe mais quando executa um programa de diagnóstico de disco, como o scandisk. Faça o seguinte: execute o scandisk e agende uma correção de erros. Daí, reinicie a máquina e veja qual dos sistemas executa o scandisk mais rapidamente. Você comprovará que é o FAT-32. A diferença de velocidade é pouca, mas existe. Não é que o NTFS ocupe menos espaço que o FAT-32, mas ele usa um sistema que evita desperdício de espaço livre em disco, o que não ocorre com o FAT-32... Com o tempo, você percebe a diferença e pode chegar a Gigabytes preciosos. E por já ter passados experiências desagradáveis com o FAT-32 no tocante ao espaço livre, preferi optar definitivamente pelo NTFS, pelo menos na partição do sistema operacional.

CURIOSIDADE:

No Windows 2000 o sistema FAT só pode formatar HD com no máximo 32 GB e o sistema NTFS é melhor opção e deve ser usado em HD maiores que 32 GB, li isto na revista in hardware, será que esta teoria se aplica também ao Windows XP ?

Olha, eu não sei dizer se isso é verdade ou não, pois possuo um HD de 120GB divididos em 2 partições 50%/50%: uma em NTFS (a do OS) e a outra para backup de dados (em FAT-32). Por isso, não posso afirmar a veracidade dos fatos. Mas possuo aqui um HD de 20GB (15GB do OS e 5GB para backup). Vou ver se consigo fazer os testes nele e depois eu posto os resultados aqui B)

falou :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, eu não sei dizer se isso é verdade ou não, pois possuo um HD de 120GB divididos em 2 partições 50%/50%: uma em NTFS (a do OS) e a outra para backup de dados (em FAT-32). Por isso, não posso afirmar a veracidade dos fatos. Mas possuo aqui um HD de 20GB (15GB do OS e 5GB para backup). Vou ver se consigo fazer os testes nele e depois eu posto os resultados aqui

Valeu mano :bye: , estou no aguardo :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Postado Originalmente por Matrixmail@11 mar 2004, 00:40

é AI GALERA, VALEU PELAS DICAS :bye: ! ESSE FÓRUM É SHOW DE BOLA! :bandeira:

MAIS JÁ QUE ESTAMOS AQUI, LÁ VAI MINHA HISTÓRIA DE FORMATAÇÃO :o  ;) :

Quando conheci o sistema NTFS, formatei meu micro que era FAT, passando para o NTFS,  através do CD do XP, entretanto o micro começou a dar um monte de pau :muro: , ou seja, o Internet Explorer acusava erro e desligava e o micro reiniciava sozinho. Ai eu formatei para o FAT de novo (através do CD do XP), continuou a mesma coisa, ai eu peguei o disquete de boot do Windows 98 e exclui a partição primária e depois criei outra e dei um format C: e gravei o Windows XP. Bom o micro parou de dar aqueles paus citados acima, mais de vez em quando ao ligar o micro a tela fica preta e o Windows não carrega, ai eu reinicio através do reset ou desligando e ligando de novo e o micro funciona normal.

OUTRA DÚVIDA :help: :

Quando formatei em NTFS, ele não reconheceu o disquete de boot do Windows 98, ai eu formatei pelo CD do Xp, passando para FAT e depois que eu exclui e criei uma partição primária DOS pelo disquete de boot 98, dei um format c: e  instalei o XP no HD.

OBSERVAÇÃO:

Quando fiz estas formatações não notei diferenças de velocidades entre o FAT e o NTFS,  a diferença que notei foi de espaço, ou seja, meu HD é de 30 GB, o tamanho do programa do XP é de 1,4 GB, ai sobrou 28,6 GB no HD, gravei os mesmos programas nos dois sistemas e a diferença foi que o FAT utilizou 200 MB a mais que o NTFS, ou seja, com o FAT ficou com 26,3 GB e com o NTFS ficou com 26,1 GB.  Achei pouca coisa, já que muita gente fala que o NTFS ocupa bem menos espaço que o FAT.

CURIOSIDADE:

VALEU GALERA, ATÉ MAIS  :-BEER

eu não acho que problemas no post tenham a ver com formatação ou coisas do tipo.... porque o hd só é iniciado depois que o post some.... tipo.... esse problemas sempre são relacionados com monitores, teclados, memoria, processador e placa mãe......

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais