Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estamos Sendo Enganados


marcos_vargens

Posts recomendados

Não, meu irmão quebrou a ventoinha do volcano. Acho que você viu meu post na parte de coolers. Até a nova chegar os testes estão "suspensos". Mas vamos continuar sim. Lembre-se que eu faço eles na sexta ou sábado, dia de semana é complicadissimo. A outra coisa: baixei aquele programa para mudar o FSB via windows, mas o utlity da nvidia já faz isso. Eu pensei em usar ele mas achei que era melhor mudar no setup da Bios pois assim reiniciava a maquina. Mas se assim não faz diferença vou usar aquele programa mesmo.

Uma duvida sledgehammer, se ela não for boa pra colocar aqui eu muda pra outro lugar do forum. Depois que liguei a ventoinha frontal, tanto o MBM quanto o Setup da bios registram a velocidade do cooler de maneira maluca.

Tipo mbm chega a mostrar a ventoinha rodando a 14580 rpm, depois mostra normal. No AIDA32 essa medição some e aparece de novo toda hora. Na Bios ele mostra o valor certo por um tempo e logo em seguida mostra ;564, F453 etc. E se deixar muito tempo na parte que le esse dado a Bios trava, só a bios o pc não. Muito estranho. Como estou com o gabinete aberto desliguei todas as ventuinhas e deixei só a frontal e o cooler da AMD ligados. E mesmo assim mostra os valores errados. Quando tiro ela os valores são mostrados normalmente.

A ventoinha frontal é de 3000rpm mas é de 12V e o plug da placa mãe tambem é 12V. Não sei se é a fonte ou a placa mãe que está mostrando os valores errados, to achando essa placa mãe muito ruim de medições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok. Realmente o cooler Box deixa esquentar demais. Apesar de dar na mesma, você vai se assustar com as temperaturas.

O programa da nVidia tem muitos bugs. Gosto mais do 8rdavcore, que tirando a tensão do FSB e tensão alta do Vcore, ele funciona perfeito com a NF7. Foi esse que você pegou ou foi o clockgen?

Tranquilo. Quando der você me avise dos testes.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O programa que você me passou foi o clockgen. Mas eu acho melhor esperar chegar ventoinha nova. Colei a pa que quebrou mas não funcionou. Apesar de estar usando o Volcano9 na rotação baixa 2700 rpm, ele é muito melhor que o cooler box. Mas para continuar os testes sem margem de erro acho melhor faze-los quando chegar a que comprei que é exatamente a mesma coisa dessa que quebrou. De qualquer forma nem to esquentando tanto a cabeça mais não com temperatura. Vi um video do ASUS C.O.P em funcionamento e fiquei pasmo da temperatura em que o processador do video pifo. 250ºC. Com qualquer cooler a maquina nunca vai chegar a isso. Mas assim que chegar a ventoinha faço os testes. Li em alguns posts que essa placa esquenta muito porque consome muita energia. Parece que ela costuma queimar fontes. De qualquer forma quero ter certeza disso tanto quanto você. Vamos continuar com os testes sim. Pra mim ela tem sérios problemas em seus sensores. Mas precisamos ter certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por renuac@29 mar 2004, 16:26

marcos por onde ou com ose ve a temperatura do diodo! pois o meu fica em 55ºC em IDLE e com Gabinete ligado a 10.5x por 217mhz (2280mhz) 1.85v! mas não sei aonde ver o DIODE!

você pode usar o Mother Board Monitor 5 ou ver pela bios que marca a temperatura do diodo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por CCS1201+29 mar 2004, 17:42-->
renuac@29 mar 2004, 16:26

marcos por onde ou com ose ve a temperatura do diodo! pois o meu fica em 55ºC em IDLE e com Gabinete ligado a 10.5x por 217mhz (2280mhz) 1.85v! mas não sei aonde ver o DIODE!

você pode usar o Mother Board Monitor 5 ou ver pela bios que marca a temperatura do diodo.

NF7-S não dá pra fazer isso. Esquece. No próprio manual mostra que a temperatura exibida é do sensor embaixo do soquete (qualquer hora quero fazer um teste e colocar material isolante nele pra ver se a temperatura exibida realmente vem dele ou não.

Pelos testes qeu fiz, a temperatura demora bastante para aumentar, sinal que não é a temperatura do diodo.

E até hoje não vi ninguém que conseguisse encontrar um modo de pegar a temperatura do diodo, que é usada pelo circuito de proteção. Já fiz teste aonde a máquina desligava com a temperatura bem baixa, inferior a 50ºC com o ajuste para desligar em 70 ou 75ºC, mas parece que tinha um problema de calibração na BIOS.

Marcos, sem problemas. Entendo que você não ache legal testar com o Box se ele esquenta demais. Mas por outro lado seria interessante. Aquele desvio de 9ºC deveria permanecer e daria até mais certeza que ele existe.

você poderia rodar sem qualquer overclock e testar apenas com clock mais baixo. Como disse, FSB 100MHz, 116MHz, 133MHz, 150MHz e 166MHz. Pronto, já seria o suficiente para determinar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha um barton 2600+ e uma asus a7v8x-x.

Usei 3 programas pra fazer medicao de temperatura e todos eles informavam a mesma medicao.

Speedfan - Asus Probe - M.b.M 5.0

Idle: 35º

Full: 50º - 52º

Troquei minha asus a7v8x-x porque deu problemas com a entrada ps2.

Eu acho que a temperatura do atlhon + asus foi feita com um cooler mer.da né ?

porque meu cooler já não é muito bom e a temperatura não passa de 52º.

Estranho isso ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer@29 mar 2004, 18:50

Marcos, sem problemas. Entendo que você não ache legal testar com o Box se ele esquenta demais. Mas por outro lado seria interessante. Aquele desvio de 9ºC deveria permanecer e daria até mais certeza que ele existe.

você poderia rodar sem qualquer overclock e testar apenas com clock mais baixo. Como disse, FSB 100MHz, 116MHz, 133MHz, 150MHz e 166MHz. Pronto, já seria o suficiente para determinar isso.

sledgehammer,vou fazer isso então. Não me preocupo com a temperatura. O problema é que achei que ia dar diferença. Mas eu vou ter que tirar o volcano pois ele está na rotação minima e é melhor que o da AMD. Vou trocar e vamos ver no que da.

Eu acho que a temperatura do atlhon + asus foi feita com um cooler mer.da né ?

Volcano 9 Amigo, não é um cooler ruim não, diminui 16ºC a mais que o cooler box da AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por marcos_vargens@29 mar 2004, 20:49

sledgehammer,vou fazer isso então. Não me preocupo com a temperatura. O problema é que achei que ia dar diferença. Mas eu vou ter que tirar o volcano pois ele está na rotação minima e é melhor que o da AMD. Vou trocar e vamos ver no que da.

Se ele está funcionando, pode usar ele mesmo. Está com uma pá a menos, mas a partir de qual rotação você nota vibração?

Apenas procure manter na mesma rotação sempre. Se em baixa ele é melhor que o box, deixe ele mesmo, pois não irá prejudicar o testes, desde que se mantenha ventilação mais ou menos igual sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sledgehammer,

Troquei o cooler. A ventoinha ficava bem nos 20 primeiros minutos de qualquer rotação (a pa está colada com super bonder), mas em seguida começa a fazer barulho e vibrar (a não ser na ultima que é 1600 rpm). Dai decidi trocar e deixar o da AMD até chegar a ventoinha nova. Fiz os testes com ele já que é interessante testar com 2 coolers. Espero que seja o suficiênte, porque é um verdadeiro saco fazer isso. Mas se precisar de mais a gente da um jeito.

Gostaria depois que você explicasse como está fazendo as contas porque eu nem imagino. Mais uma vez valeu a força :joia:

Se tiver algo errado com as fotos ou ordem delas me deem um toque. falou.

Temperatura ambiente segundo os portais é de 20°C.

100mhz Antes do teste

http://www16.brinkster.com/apostdown/CH/te...00mhz_Antes.jpg

100mhz Depois do teste

http://www16.brinkster.com/apostdown/CH/te...0mhz_Depois.jpg

116mhz Antes do teste

http://www16.brinkster.com/apostdown/CH/te...16mhz_Antes.jpg

166mhz Depois do teste

http://www16.brinkster.com/apostdown/CH/te...6mhz_Depois.jpg

133mhz Antes de teste

http://www16.brinkster.com/apostdown/CH/te...33mhz_Antes.jpg

133mhz Depois do teste

http://www16.brinkster.com/apostdown/CH/te...3mhz_Depois.jpg

150mhz Antes do teste

http://www16.brinkster.com/apostdown/CH/te...50mhz_Antes.jpg

150mhz Depois do teste

http://www16.brinkster.com/apostdown/CH/te...0mhz_Depois.jpg

166mhz Antes do teste

http://www16.brinkster.com/apostdown/CH/te...66mhz_Antes.jpg

166mhz Depois do teste

http://www16.brinkster.com/apostdown/CH/te...6mhz_Depois.jpg

Configurações do CPUBURN.

http://www16.brinkster.com/apostdown/CH/teste3/cpuburn.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer@01 abr 2004, 02:33

Marcos, não consegui ver os resultados. Amanhã eu dou uma olhada. Quem sabe o Brinkster volta a funcionar.

sledgehammer,

Você precisa fazer aquela mutreta de copiar um dos links e colar no browser (uma nova sessão, não utilize o que é aberto clicando no link). Infelizmente todos os servers parecem estar com esse problema. Mas fazendo isso com qualquer um dos links os outros são mostrados normalmente. tentei colocar as imagens diretamente na pagina mas só aparecem 5 delas. Deve ter limite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora eu consegui Marcos. Acho que ontem estava fora do ar.

Dessa vez não ficou algo perfeito, mas ficou aceitável (dentro de uma margem de erro de 1ºC do diodo).

Mas deu pra estimar o erro de calibração do diodo. Ele é de pelo menos 8ºC, mas bem provávelmente 10ºC para mais. Isso quer dizer que quando você lê lá 73ºC, na verdade seriam no máximo 65ºC e bem provávelmente 63ºC reais.

O resultado que obtive foi de 10,5ºC com erro de 2,5ºC.

A relação ºC/W do cooler com essa rotação ficou em 0,47ºC/W (com erro de 0,05ºC/W), que é mais ou menos o que eu esperava de resultados obtidos no overclockers.com com a rotação próxima a isso.

É isso. Não dá pra dizer que isso vale para todas as placas Asus. Para ter um boa precisão nessa calibração seria necessário a medida em diversas frequências, com grandes tempos para estabilizar a temperatura (perto de 30 minutos) e medir com frequências mais baixas do que você podia. Pra isso precisa de um processador destravado (rodando com multiplicador 5x ficaria fácil). Dessa forma poderia dizer catagoricamente de quanto seria o erro na calibração e eficácia do cooler.

Mas eu acho que para o que você precisava está ótimo.

Portanto sempre pense que está algo em torno de 10ºC a baixo do que é exibido pelo diodo. Interessante notar que o medidor do soquete até se aproxima do resultado correto quando se tem baixa potência dissipada (as frequências mais baixas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. Com 2 ventuinhas exaustoras na parte de traz. Um exaustor propriamente dito ocupando um slot PCI e uma ventuiha dessas grandes de 3000 rpm na frente para jogar ar dentro do gabinete. Um Volcano 9 girando a 5000 rpm, fica difícil acreditar que a temperatura de 53ºC está certa. Até mesmo porque quando coloquei o processador do meu irmão que é outro núcleo e de potência menor ficou com a mesma temperatura que o meu. Com certeza há um erro nessa ASUS. Mas foi bom fazer os testes para ter certeza da margem de erro. Agora posso fazer OC tranquilo porque ele vai ficar no maximo a 60ºC e não 70ºC como apontava antes. valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Zangrela@01 abr 2004, 22:12

Po recebi hoje a placa-mãe a7n8x-x e a temperatura que antes marcava 50º em full agora marca 65º.

Sim. Eu vi isso em uma A7V8X-X. Algumas mais novas nem tem o sensor de temperatura no soquete (só medida pelo diodo).

Já o meu irmão tem uma versão velha dessa placa e tem o sensor (a temperatura sempre fica bem baixa)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...