Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida, impedância permitida no som


Posts recomendados

Ola estou com uma duvida muito grande!

me ajudemm

Pois bem, tenho um som que tem potencia de 330w rms e duas saidas de 6 ohms de impedancia , e com duas caixas de 6 ohms de impedancia.... pois bem, comprei umas caixas de 500w rms, e de impedancia de 8 ohms e liguei, funcionou muito bem...

Mas eu queria ver a possiblidade de ligar as caixas de som todas nele.. ou seja, duas caixas em cada saida, tem essa possibilidade?

Fiquei sabendo se ligar em série a impedancia aumenta, se ligar em paralelo diminui a metade...

Pois bem com caixas de som de impedancia diferente seria a mesma coisa?

Queria fazer pelo menos um teste mais tenho medo, alguem poderia fazer a matematica de quando de impedancia ficaria em serie e paralelo? e postar os riscos?

Fiquei sabendo que a impedancia das caixas maiores que o do amplificador nao prejudica o mesmo , alguem confirma?

Fiquei sabendo tambem que de 6 ohms para 8 ohms nao tem tanta diferença é verdade?:confused:

fiz as contas de ligação em paralelo assim :

caixa 1 8 ohms

Caixa 2 6 ohms

total = 14/2= 7 o que ficaria bem proximo do 6 ohms do aparelho , concordam?:D

O que seria permitido? :wub:

Ate mais....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta , mais acontece que o som no volume 25 ja fica no maximo da caixa, passou disso começa a ficar distorcido, então creio eu que a potencia das caixas estão inferiores ao som, então gostaria de ao menos ver se o amplificador tocarias as caixas, teria alguma forma de casar essas impedancias? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A conta ficaria assim Z1*Z2/Z1+Z2, 6*8/6+8= 3,42 ohms,ok.

Outra coisa não adianta você colocar tantas caixas, não importa se a impedancia ''casar'', vai ter sempre a mesma potencia 300W, que é a potencia que o radio fornece.

abs

O que o amigo falou esta certo, no seu caso seria bom se fosse um amplificador só pra tocar essa caixa nova porém teria que ser um que libere no minimo uns 400Wrms a 8ohms e alem disto que tipo de caixa é essa, é subwoofer, caixa normal com 2, 3 ou 4 vias.

E se fosse ligar essa caixa a um aplificador o aparelho de onde ele vai receber o sinal (o de 330wrms) precisaria ter uma saida pré-amplificador para não danificar o amplificador de 400wrms.

Abs Frederico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

deixo esclarecer alguma coisas a aultura do volume no maximo do som pode distorcer mesmo se as caixas estiverem bemdimensionadas isto porque os fabricantes quando projetam amplificadores com grande ganho de potencia não se preucupam com a parte da distorção então esta estoria de que quantidade e qualidade isto e imposivel mesmo as aparelhagens existe uma grnade perda em distorção o que equaliza isto sãoas mesas de som que vão fazer um ajuste fino do som ou seja uma filtragem correta do sinal,então caro colega nãose bata quando o seu cauculo de impedancia e potencis estiver certo e o som com o volume nomaximo apresentar distorção a unica solução e a equlização certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
deixo esclarecer alguma coisas a aultura do volume no maximo do som pode distorcer mesmo se as caixas estiverem bemdimensionadas isto porque os fabricantes quando projetam amplificadores com grande ganho de potencia não se preucupam com a parte da distorção então esta estoria de que quantidade e qualidade isto e imposivel mesmo as aparelhagens existe uma grnade perda em distorção o que equaliza isto sãoas mesas de som que vão fazer um ajuste fino do som ou seja uma filtragem correta do sinal,então caro colega nãose bata quando o seu cauculo de impedancia e potencis estiver certo e o som com o volume nomaximo apresentar distorção a unica solução e a equlização certo.

Uma alimentação mal dimensionada tbem faz gerar distorção.

http://autosom.net/artigos/subassoci.htm

Abs Frederico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola estou com uma duvida muito grande!

me ajudemm

Pois bem, tenho um som que tem potencia de 330w rms e duas saidas de 6 ohms de impedancia , e com duas caixas de 6 ohms de impedancia.... pois bem, comprei umas caixas de 500w rms, e de impedancia de 8 ohms e liguei, funcionou muito bem...

Mas eu queria ver a possiblidade de ligar as caixas de som todas nele.. ou seja, duas caixas em cada saida, tem essa possibilidade?

Fiquei sabendo se ligar em série a impedancia aumenta, se ligar em paralelo diminui a metade...

Pois bem com caixas de som de impedancia diferente seria a mesma coisa?

Queria fazer pelo menos um teste mais tenho medo, alguem poderia fazer a matematica de quando de impedancia ficaria em serie e paralelo? e postar os riscos?

Fiquei sabendo que a impedancia das caixas maiores que o do amplificador nao prejudica o mesmo , alguem confirma?

Fiquei sabendo também que de 6 ohms para 8 ohms nao tem tanta diferença é verdade?

fiz as contas de ligação em paralelo assim :

caixa 1 8 ohms

Caixa 2 6 ohms

total = 14/2= 7 o que ficaria bem proximo do 6 ohms do aparelho , concordam?

O que seria permitido?

Caro Alexxdemais

Ligando suas caixas em paralelo, conforme já explicado, terá 3,42 ohms. Isto quer dizer que você estará forçando seu amplificador após certo volume. Portanto não é nada bom fazer esta ligação.

Você pode ligar caixas com maior impedância do que a do amplificador, você só irá perder potência. Mas ligar um caixa de menor impedância, forçará o amplificador, podendo em casos mais graves, queimar.

ta , mais acontece que o som no volume 25 ja fica no maximo da caixa, passou disso começa a ficar distorcido, então creio eu que a potencia das caixas estão inferiores ao som, então gostaria de ao menos ver se o amplificador tocarias as caixas, teria alguma forma de casar essas impedancias?

A distorção pode vir do amplificador, se não tiver baixa distorção harmônica (TDH). Pode vir da caixa se esta não for boa.

Mas como você está usando elas em paralelo e a impedância é menor que do amplificador, pode estar forçando-o e gerando distorção. Pode ser ainda as três coisas. O ideal é casar essas impedâncias sim! A potência das suas caixas suportam com folga (500wrms x 330Wrms)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...