Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porta USB e Paralela


kikisauer

Posts recomendados

Bom amigos, montei um ventilador pela porta USB aqui, com um motorzinho elétrico comum. Liga o cabo USB na porta e o ventilador funciona.

Eu tenho também um projetinho antigo no qual eu controlava um LED pela porta paralela, com um programa em DELPHI.

A ideia que me surgiu era utilizar o sinal que vem da porta paralela para acionar ou desacionar o motor. Pesquisei e descobri que é possível com um transistor, operando como chave. Ele iria impedir que a corrente passasse ao motor até que recebesse o sinal da porta paralela na base, aí funcionaria o motor. Tenho um transistor BC547 aqui, e pelo que vi ele pode ser usado como chave.

Minha dúvida então é como ligar o transistor nesse esquema.

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

É simples, primeiro você deve olhar o datasheet do componente. Vai no google e digita: datasheet bc547. Aí só pegar o pdf. Para quê isso?Para verificar primeiro se o transistor em questão, suporta a corrente do motor, por que esta, será a corrente que passará por ele quando ele chavear, conduzir, saturar, seja como for. Depois, caso ele suporte, você deve verificar sua pinagem. O transistor bc547 possui três terminais, base, coletor e emissor. A base você vai colocar um resistor de 4,7K e o resistor vai ser ligado com o pino desejado da paralela. Você vai ligar o emissor no terra e o coletor no negativo do motor. Nisso você liga o positivo do motor a alimentação e está pronto.

Obs: Acredito que você vá precisar de uma fonte externa para fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder amigo.

Vou olhar no datasheet dele se ele suporta a corrente do motor.

O fio negativo do motor eu posso interromper no meio para colocar o pino do transistor né? Aí o terra pode ser a parte externa da porta paralela não é? Já usava assim com o LED.

Mas, porque a necessidade de uma fonte externa? A porta USB não seria suficiente (se não me engano, + ou - 5V)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...