Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arquivos do CD ficando ilegíveis


dwerneck

Posts recomendados

Olá pessoal!

Estou com um CD-R marca Emtec gravado em maio num gravador de DVD marca LG, provavelmente em 8 ou 16X. Como sempre, testo todos os arquivos da mídia para ver se estão OK. Eu uso esse CD raramente, vez ou outra coloco ele no drive para buscar algum arquivo e nunca notei nada de estranho. Mas de uns meses pra cá notei q alguns arquivos da raiz estavam parcialmente ilegíveis. Dependendo do drive, os arquivos eram lidos com muita dificuldade ou parcialmente lidos. Mas de umas semanas pra cá esses arquivos estão totalmente ilegíveis, como também muitos arquivos de outras pastas. Os arquivos são pequenos, com cerca de 1 MB e o CD é guardado em capa dura de acrilico. A mídia nao tem um arranhão sequer e está completamente limpa. O que pode estar acontecendo?

Eu possuo muitas e muitas mídias, algumas com mais de 10 anos e outras muito arranhadas, mas consigo ler os arquivos normalmente.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei em 4 drives diferentes, uns bem antigos outros nem tanto. O mais novo é o proprio gravador LG em q gravei o referido CD da Emtec, mas ele ja tem mais de 4 anos. Mas o drive q conseguiu ler mais arquivos do CD foi um generico de 52X q tem uns 10 anos e q ja foi recuperado algumas vezes. Eu ja consegui fazer backup de quase todos os arquivos desse CD, só alguns poucos q nao consegui recuperar. O que realmente me preocupa é o fato desse CD ter apresentado esse problema, ja q é um CD praticamente novo, muito pouco usado e sem nenhum arranhao ou sujeira. Todos os arquivos q eu tenho estão gravados em midias de CD e DVD e tenho medo q isso aconteça com outras das minhas midias mais novas. Ja tive muitos problemas com CDs "descascando", de certas marcas e com mais tempo de uso, mas consegui recuperar os arquivos a tempo.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certa vez tive problemas similares, o meu gravador 1° é um LG Lite-ON e o 2° um Samsung Writemaster e de repente o 2° foi morrendo, até que um dia o pc deu uma crise na hora de resolver o problema (um vírus), eu tive de formatar no final os gravadores voltaram a funcionar 100%. Mas se não for vírus o que talvez tenha acontecido é a gravação em multisseção, que para certos tipos de dados (muito pequenos) as vezes acontece isso. Nesse caso eu uso o Img Burn.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...