Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Triac e capacitor supressor


viniciushoff

Posts recomendados

Fiz um controle de tensão por fase usando um triac. Acontece que eu também ligo nessa tensão alguns equipamentos que possuem uma fonte chaveada que tem um capacitor supressor de 220nF em paralelo com a alimentação.

Esse capacitor gera dois problemas:

-Primeiro é que quando eu inicio a tensão(controlada pelo triac) esses capacitores estão descarregador fazem um curto na tensão, que queima o triac.

-Segundo que esses capacitores se descarregam no próprio triac, aumentando a tensão em cima dele e fazendo ele queimar.

E fiz duas coisas que amenizaram o problema, mas não acabaram com ele. Coloquei um indutor em série com os equipamentos e coloquei uma lâmpada em paralelo com os equipamentos. A lâmpada em paralelo serve para os capacitores descarregarem em cima dela em vez de descarregarem no triac.

O qee mais posso fazer para que o triac não queime?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, lembrando que não vai ter apenas um equipamento ali, mas esse tipo, com o capacitor supressor, é o que dá problema.

obs.: Eu sei que na prática vou estar controlando apenas a tensão rms e e que quando estiver com metade da tensão rms o circuito estará com a tensão de pico máxima.

coloquei um termistor em série com os equipamentos para ver se resolve o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...