Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitores explodindo


Daniel Barros

Posts recomendados

Noventa por cento das placas-mãe danificadas, os danos são causados por fontes que oscilam ou alimentam mal os componentes do computador. De que adianta ter um computador TOP de Linha se o que alimenta todo o conjunto falha, ou não trabalha como deveria. Você compraria uma Ferrari a abasteceria ela com gasolina adulterada? Pois quem coloca fontes de qualidade duvidosa em seu micro faz isso!

Depois de muitos hds perdidos, placas e cd-roms, apreendi a lição. Hoje só uso fontes com renome no mercado prefiro gastar mais do que perder componentes e ter mais prejuízos.

Tenho fontes FLOWER 350W REAL

ESPECIFICAÇÕES:

Potência: 350W REAL

Tensão: 115v ou 230v

Ventoinha de 12 cm

Conectores ATX20

(cabo de malha preta para proteção)

6 conectores 4 pinos

2 conectores 4 pinos pequenos

1 conector de energia SATA

Acompanha:

4 parafusos e cabo de energia de 3 pinos

Fonte Super Flower 350W reais SF350P12 - 1 Fan de 12CM, 1 Cabo serial ATA saindo de dentro da fonte, Controle de rotação do fan através de botão de 3 Posições ( Posição 1- Automatico, acende led Azul - regula automáticamente a rotação do fan através de sensor de temperatura da fonte, Posição 2 - Slow - Acende Led vermelha - regula o fan para a rotação mínima e a mantém nesse nível independente da temperatura, Posição 3 - Acende led verde, regula o fan para a rotação máxima e a mantém nesse nível independente da temperatura)

Preço do grande investimento que você fará no seu precioso micro R$ 155,00+mais custo com os correios, envio por sedex a cobrar para São Paulo. Ou seja, você só paga quando for buscá-la no correio. Minha garantia é 6 meses. Entrem em contato comigo MSN e e-mail [email protected]

http://www.super-flower.com.tw

http://www.super-flower.com.tw/english/12cmfan-psu.htm

foto http://www.e-armazem.com.br/loja/images/fo...flower_350g.jpg

review http://www.extrememhz.com/SF_14cmPSU-p1.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por cesarcorreia@13 de julho de 2003, 12:32

<font color='#000000'>Pessoal,

estou com um problema parecido. Minha placa-mãe é uma Soyo K7VTA PRO. Meu computador está travando e reiniciando aleatoriamente. Troquei a fonte por achar ser este o problema. Não adiantou.

O estranho é que ela trava e reseta nos primeiros 5 ou 6 boots e depois passa a funcionar normalmente. Será que este é um problema dos capacitores? Ou seja, talvez eles podem não ter atingido a carga necessária para a máquina funcionar normalmente.

Alguém tem alguma dica?

valeu!</font>

Engraçado, minha placa mãe é a mesma da sua e acontece a mesma coisa... pra fazê-lo funcionar eu tenho que resetar umas 10 vezes no mínimo, mas quando liga, liga de vez e não trava mais... esquisito mesmo :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por SORO@06 de julho de 2004, 22:55

É Praga que assombra as SOYO(s).....rsrsrsrs...estou com 7VEM...também explodiram todos os capacitores..uns 8...troquei funciona normal..só que percebo que o HD está esquentando bastante...alguém também teve esse mesmo problema...e ainda por sinal, não segura mais a BIOS...toda vez F1 ou F2....alguém tem alguma solução ou é por fogo nela e pronto...rsrsrsrsr

Desculpe não resisti...!!! :muro:

Aminha k7vtapro estava com superaquecimento do hd, resolvi com cooler de hd e resolveu, mas o problema do travamento ainda persiste, vou ver os capacitores (já estou com orçamento de um comp novo... :looka:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 5 semanas depois...

Se me lembro na epoca que maior ocorrencia a soyo era considerada a melhor , por causa desse fator acabou perdendo mercado para a assus.Eu comprei uma placa-mãe para um pentium 3 que estava com capacitor estourado , troquei eles e a maquina ficou otima , fiquei um tempao com ela em testes ate que a vendi , a nunca mais a vi de novo ...ela funciona ate hoje ................mas tem algumas que não tem como ...................

Muito bom o topico , aborda um ótimo assunto ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Olá pessoal, eu trabalhei em uma fabrica de capacitores eletroliticos aqui no RS e era responsavel pela parte de produção, isso que vocês estão relatando é comum de acontecer se os capacitores são de má qualidade, as fabricas geralmente tem linhas de qualidadade inferior mais baratas e tambem pode ser que haja problema nas tensões fornecidas aos capacitores, mas como já tive problema com uma placa Soyo acho que o problema realmente é qualidade dos capacitores. Outra coisa que pode causar este tipo de problema é a placa ter ficado longo tempo sem ser ligada, porque o capacitor elétrolitico é formado por duas placas finas de aluminio, uma sendo o Cátodo eletrodo negativo (no sentido convencional da corrente eletrica) e outro o ânodo o eletrodo positivo que são enroladas juntamente com folhas de papel, que servem para isolar mecanicamente um eletrodo do outro, estes eletrodos sofrem uma corrosao da superficie para aumentar a area superficial e consequentemente aumentar a capacitancia especifica da folha de aluminio, depois sofrem uma oxidação da superficie para isolar eletricamente uma folha da outra, já que o oxido de aluminio é um ótimo dieletrico. Pronta a bobina formada pelos dois eletrodos separados por papel, ela é impregnada num processo a vácuo de um liquido formado de agua deionizada e varios acidos e sais com PH proximo do neutro, mas que reage com o aluminio de diferentes formas, quando é aplicada uma tensão aos eletrodos ele gera um oxido de aluminio no anodo e quando está em repouso sem energia eletrica aplicada ele corroi este oxido. Como este liquido é condutor, se a camada de oxido for corroida, as placas metalicas (eletrodos) ficam em curto, ou com uma corrente eletrica, chamada corrente de fuga, isto gera aquecimento no componente e o liquido evapora formando gases, como o capacitor é lacrado estes gases geram uma pressao interna causando o estufamento do fundo do envolucro que em muitos casos tem uma valvula de segurança que se rompe para evitar que o componente estoure no sentido da placa cujas consequencias seriam piores. Nos piores casos o curto é tão grande que o capacitor literalmente esplode. Para evitar que isto aconteça é recomendado não deixar nenhum equipamento que tenha capacitores eletroliticos em seus componentes desligado durante muito tempo, meses ou anos. para garantir que isso não ocorra mais, recomendo substituir os capacitores originais por outros com a mesma capacitancia e com tensão maior. A tensão, significa a maxima tensão de trabalho do componente, neste caso, portanto se colocarmos capacitores de tensão superior teremos uma maior resistencia a tensão e mesmo que fiquem mais tempo parados a corrosao do dieletrico não sera suficiente para provocar o curto já que o componente estará trabalhando com uma tensam menor do que a especificada e seu dieletrico tem uma espessura maior. Outro fator importante é a tolerancia dos componentes isto é a variação da capacitancia em relação ao valor nominal, como o computador é um dispositivo de alta tecnologia com chips muito sensiveis esta tolerancia deve ser a menor possivel. Cuidem isso ao adquirir os capacitores. nunca façam como o amigo aí que trocou um capacitor de 1500Mf por um de 1000Mf isso pode causar um problema serio a seu sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Tenho uma Soyo Dragon Plus que dava umas travadas e até que um dia não ligou mais.

Testei outros processadores e nada. Até que eu vi 2 capacitores proximos ao soquete do processador. Eles tavam estufados na parte de cima. E tambem tinha um menorzinho entre os slots PCI que estava comecando a estufar.

Um colega trocou esses capacitores mas mesmo assim não funcionou. Mas ele disse que pode ser que precise trocar todos os proximos daqueles que foram trocados.

Será que pode voltar a funcionar se for trocado o resto?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eita que beleza, to aqui quebrando a cabeça com um pc de uma amiga com placa soyo 7vem e faz justamente isso ou ela trava ou reseta, inclusive to agora com ele funcionando e o problema parece dar mais frequente quando tá frio até quando se está no setup fazendo alguma alteração simplesmente congela forçando ir no botão de reset. Estava apostando ou no processador ou placa-mãe, mas pelos relatos to vendo que é essa porcaria de soyo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal...

Tenho um placa mãe ECS, ela apresenta o seguinte problema:

*Trava quando dar o boot no windows

*Se eu colocar o cd do windows XP, "auto-run", ela trava ao dar o boot

*Se eu der o boot pelo disquete, ela boot, até particionei o hd, formatei, copiei os arquivos do windows 98, do cd para o hd, mais quando vou instalar o windows 98, faz o scan disk e depois trava, ou seja, quando vai abrir a parte gráfica do windows, tambem tentei, com o commando instalar /is, para não executar o scan disk, mais ai já trava, e aperece somente verificando o sistema.

Ao lado do processador tem 6 capacitores estufados, será que esse problema é mesmo, desses capacitores estufados?

Sendo que o problema esta na placa mãe, foi trocado, processador, memória, dirvers, hds, flat cable, fonte, só a placa que é a mesma. Se eu colocar todos os equipamentos em outra placa mãe, funciona corretamente.....

Acredito que seja dos capacitores mesmo, mais antes de trocar queria uma opinião de todos.

Abrigado pela atenção!!!!!!!!!!!!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • mês depois...

É, tive o mesmo problema com uma d845wn da intel, dois capacitores daqueles que ficam do lado do socket 478 estufaram e já tavam derretendo. A placa liga mas não dá video nem bipa, a não ser que tire a memória. :/

Começou travando quando ia dar o boot no windows também, tentei instalar novamente mas dava erro logo no começo da instalação. Formatei o hd para tentar instalar novamente e quando tentei ligar ela nem video deu mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

E ai pessoal vou relatar minha história com capacitores estourados tenho uma placa ECS P4VMM2 SOCKET 478 com um processador 1.7ghz.

Depois de uns 5 anos senti que placa mãe estava instável não lia CD-ROM não chegava a travar mais ficava lenta pensei que era a fonte, troquei mais continuou, até que um lindo domingo ela apagou não ligava mais levei lá na STA Ifigênia os cara me trocaram o capacitor tudo beleza voltou a funcionar.

Então eu sempre olho a placa pra ver se esta tudo bem e hoje eu vi que dois dos 4 capacitores estão inchados que ficam do lado do cooler, e percebi que tem o local para ser colocado mais um capacitor e o cara não colocou filho da mãe. mais a placa mãe esta funcionando normalmente, agora é o seguinte alguém me recomenda uma marca boa de capacitor, porque tem aquele ditado se você quer bem feito faça você mesmo, se alguém puder ajudar

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

olá, amigos....tb já tive problemas com essas placas. A última foi uma FastFame de um amigo meu, 2 capacitores explodiram e 3 incharam!!! Justo os que estão perto do processador:wacko:

Troquei por uma Asus usada. O conteúdo dos capacitorres vazou e escorreu pela placa, fiz limpeza e tal, mas acho que mesmo trocando todos os capacitores não irá funcionar....e nem sei se vale a pena!

O processador que ele tem é um Athlon T-bird 1.1 GHz, aproveitei e coloquei mais memória ele tinha uma kingston Naya de 128MB, coloquei mais uma Kingston de 512MB :rolleyes: e instalei o XP....tava com a droga do Win98(_(. E, claro, troquei a porcaria de fonte genérica por uma Akasa:cool:. Ta funcionado beleza:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
<font color='#000000'>:**

####### meu, não é só com placas-mãe que isso acontece. Aqui em casa aconteceu com a fonte do meu vídeo-cassete (troquei os malditos e beleza) e também com o meu som da sony, a etapa de filtragem da fonte também explodiu, estava na garantia, os caras me deram outro som ... Que saco, estas empresas ficam comprando capacitores "xingue-lingue" e depois quando explodem, a gente que se dane? *É Dose mesmo, viu ....

Té +

:-BEER *9-N

Desculpe pela correção, mas voce escreveu "xingue-lingue" e o nome correto da marca é "xing ling" e infelizmente eles não

produzem sómente capacitores, mas qualquer coisa que voce

possa imaginar para infernizar a vida dos outros, desde de

componentes de eletrônica, produtos de informática e até

mesmo automóveis, que serão montados no Uruguai para a

venda na terra dos carapalidas que atravessam as ruas em

cipós. Como coleciono PC's antigos sou consumidor constante

de capacitores e mosfets, já considero uma grande realização

quando consigo fazer uma placa voltar a funcionar, uma das

minhas diversões é substituir mosfets nas PCchips que não

seguram as configurações da bios e capacitores da minha

Soyo KT333 Dragon Plus, sem falar das soldas frias, etc...

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

gente tava arrumando uma placa aqui e percebi que os capacitores estão estufados. Resolvi troca-los, mas só que nao anotei a locaçização exata deles. São 12 capacitores estufados, 6 eu tenho certeza da localização. Os outros não sei direito. Achei na net uma foto da mesma placa só que tá com baixa qualidade, senão daria para ver a localização dos beditos capacitores. Se alguém puder me ajudar quanto a isso. O link da imagem é esse ai:

http://motherboards.org/forums/viewtopic.php?t=16195&view=next&sid=a2b48005d54a6b7fc51cea86b5bd0251

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<font color='#000080'>Olás!!!

É até surpreendente mas vou contar meu caso:o:

Me cadastrei no fórum justamente para ver se conseguia resposta a esses capacitores esplodindo }:).

Há exatamente um ano, minha empresa comprou 7 computadores novos com a seguinte configuração:

PLACA MÃE SOYO 7VBA

INTEL PENTIUM III 900MHZ

GABINETE TRONI

MEMÓRIA 128Mb SAMSUNG

HD 20.00 SANDUNG

De julho até agora, nada menos que cinco dessas máquinas apresentaram o mesmo defeito!!!! ????

Estou a ponto de quebrar o contrato de prestação de serviços com a empresa que me forneceu os computadores pois julguei que foi uma bomba 9-N que me venderam.

As máquinas apresentaram o mesmo problemas, começavam a travar e um dia nem ligavam, o técnico abria o gabinete e lá estavam eles: 4 capacitores inchados ao lado do processador!!!!

No caso, tenho ainda duas máquinas que não apresentaram defeito, mas gostaria de saber como é possível a troca desses capacitores para não ocasionar futuros problemas.

Obrigado 9-N *9-N

voce precisa de uma micro solda

É complicado mais da pra trocar

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...