Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitores explodindo


Daniel Barros

Posts recomendados

Aqui em Natal tenho pego muitas placas PC Chips (SIS 530 e seus amigunhos) que simplesmente param de funcionar. o interessante q depois de alguns dias uma voltou a respirar. acho então q apesar de não ter visto nenhum capacitor explodido o defeito deve ter ligação com os mesmos.

se alguem souber de algo, please Help.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, possuo uma SOYO - 5eh, V1.3, com esse problemas de resetamentos repentinos, e desisti dela, após ver aqui no site o problema, resolvi trocar os capacitores, tirei os inchados, mas não achei em lugar nenhum capacitores equivalentes ao antigo, como já estou de máquina nova, caso alguém se interesse em comprá-la ( já sabendo do defeito ), é só entrar em contato comigo, Fernando, [email protected] ( R$50 )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na empresa que trabalho estamos tendo um sério problema com a motherboard soyo 7vba 133, temos um laboratório com 40 micros onde uns 15 deram problemas nesses malditos capacitores que estão estourando, após verificar as outras placas que ainda estão funcionando notamos que as mesmas também começaram a inchar os capacitores... até quando vão funcionar não sabemos.... mas como se não fosse o suficiente de queimar as placas quando entram em curto, estão detonando a fonte, processador, memória e até mesmo o drive de CD-Rom.... olha só o prejuíso para substituir todos esses equipamentos... e agora o que faremos com tantas placas dando problemas e vendo que isso foi ocasionado devido a má qualidade dos componentes usados nelas???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

  Os capacitores que preciso substituir na minha Soyo 7VBA133u são de 1500 microfarads por 6,3V, que originalmente são da marca Wendell. O que acontece é que no comercio local me informaram que este valor de 1500uF não é um valor comercial. Encontrei apenas capacitores de 2200uf x 16V. O problema é que eles são grande e não cabem um ao lado do outro na placa.

Alguem sabe onde posso adquirir os capacitores identicos aos que vem com a placa mãe ? alguma loja on-line ?

Agradeço as dicas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jacinto_arq@17 Mar. 2003,15:43

Conpanheiros, entrei no fórum em Hardware para resolver meu problema mas no momento estou empacado na placa-mãe. Leiam a descrição do meu problema:

----------------------------------------

Aconteceu o seguinte: belo dia, jogando Max Payne, o alarme da CPU tocou. Reiniciei o computador para verificar a temperatura, e estava a 75ºC. Desliguei e fui dormir, pois já era tarde, pensando em verificar o motivo da temperatura alta depois.

No outro dia, ao voltar do trabalho, meus meninos disseram que a CPU travara e não mais reiniciara. Perguntei o que aconteceu e disseram que  enqunto jogavam GTA2 houve um roncado e tudo desligou. Perguntei se tocara alarme e disseram que não.

Abri a CPU para avaliar e a fonte estava com um cheiro a queimado, mas fraco. Levei para testar, e apesar de ter 5v, não tinha 12V. A propósito, ela me pareceu leve demais

para a carga que recebia. Creio que não aguentou a carga, pois a desmontei para aproveitar o cooler e me pareceu com um circuito demasiado frágil, além de não ter indicação da potência de saída.

Além disso, observei que a montagem do cooler do gabinete estava errada, o técnico colocou (melhor dizer, colou) no topo do chassi, sem entrada de ar, logo ele girava à toa, o que esplicava o aquecimento. Na CPU, constatei que não havia pasta térmica entre o processador e o cooler passivo.

Comprei uma fonte de 450W, daquelas de P4, com o intuito de também aproveitar as saídas extras de 12V para cooler adicionais. Aproveitei o cooler da fonte queimada e ainda botei um cooler na placa de vídeo, que só tinha passivo.

No entanto, ao ligar o computador, a luz do disco fica acesa, ouço o mesmo começar a trabalhar, mas tudo pára por aí. O monitor não inicializa, a luz do disco continua acesa, e após 15 segundos começa um alarme do tipo hi-lo, ou seja, um bip de 1 segundo seguido de outro de mesma duração mas com tom menos agudo, como se fosse uma campainha de carro de polícia européia. Sucessivamente, o alarme não pára.

Isso tudo sem no entanto eu ter ligado meus cooler extra, logo nada tem a ver com nova sobrecarga.

Desliguei todos os periféricos, menos a placa de vídeo e o processador e nada...

A propósito, o processador não esquenta. Nada. Parece desligado. A placa de vídeo esquenta normalmente. No entanto, creio que se a fonte fosse embora não teria levado junto o processador.

Alguém já viu algo assim?

P3 600 100Mhz 512K, slot1

384 MB memória : 1x128 + 1x256, tudo 133Mhz

2 winchester

Geforce 2 Mx400 64 Mb

10/100 rede

fax modem

CD-ROM

drive 1.44

Placa SOYO 6vba133, toda off-board

-----------------------------------------

rhjaber me indicou que parecia ser o processador, e sugeriu a testar periféricos e processador, além de utilizar estabilizador. Após análise, respondi:

------------------------------------------

Positivo. Testei placas distintas e processador idem sem no entanto conseguir nada, o que me leva à placa.

Observando a mesma, notei que acima do slot1 existe uma série de capacitores, maiores e menores, e acima deles, entre duas bobinas amarelas e dois transistores existem dois capacitores maiores, estando estufados na sua parte superior (as ranhuras sobre os capacitores estão claramente afastadas).

É claro que pode ser mais algo, mas alguém poderia me informar para que servem tais capacitores?  Seriam uma espécie de proteção do sistema?

Quanto ao estabilizador, sempre utilizei um.

-------------------------------------------

Repito a pergunta: Alguém sabe para que servem tais capacitores?

Para quem quiser ver, estão à esquerda do conector roxo, embaixo de uma bobina amarela no link

Placa Soyo 6vba133

Agradeço.

ola,jacinto...

tenho a mesma placa e o mesmo problema ,estou trocando estes capacitores inclusive todos na lateral do proscessador.inclusive   aqueles abaixo da bobina amarela,depois volto a postar para dar noticias do que acontecera... :cool:  :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Miguelito.

No meu caso, a troca dos capacitores resolveu o problema.

Uma consequência ficou, sem que eu descubra o motivo:

depois da troca, os slots DIMM4 e DIMM3 só reconhecem metade da memória que se coloca neles. Os slots DIMM2 e DIMM 1 estão reconhecendo normalmente. Esquisito, não?  :angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Possuo uma plca SY, modelo 5EH v1.3, que estava com capacitores explodindo e eu não sabia, aí comprei outra plca mae, depois que li aqui que o capacitor é que estava com problemas. Estou vendendo-a por R$50 reais ( você já fica sabendo do problema que ela possui ) pois não achei em minha cidade os capacitores equivalentes para ela. ela suporta Pentium 233MM e até K62-550Mhz.

( [email protected] )Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza,jacinto

troquei e joia acabaram os beeps ,sirenes ,e funciona de primeira , foi difícil aqueles orificios que vazam para outro lado da placa para tira a solda deles ,tem que tirar com muito cuidado para não estragar a placa.

agora estou com outro prob nesta placa os pinos ps2 dim do teclado ta dando folga

e ai fica travando quando não reinicia por não localizar o teclado

bom agora tenho que achar essa peça .

agora os soquetes dimm podem dar problemas essa 6vba tambem ta com esse prob mais não reconhece o pente inteiro

nem na 3° nem na 4° slot tive uma asus que tabem dava esse tipo de problema...

:D  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal estava lendo uma matéria que fala-va justamente sobre o assunto do tópico.

Por que essa onda de Capacitores explodindo?

Bom a resposta era que uma certa industria de capacitores do Japão que vazia os capacitores para a maioria das placa-mãe's demitiu o responsável pela criação dos capacitores e ele levou com sigo a recita milagrosa dos capacitores e deixou uma que explodia e inchava.

Bom então a partir de 2000 (o ano que o japa foi demitido) começaram a se produzir placa-mãe's com os capacitores do "Ozama" por isso está onda de ataques terroristas em nossas placa-mãe's.

Mas atualmente este problema já está resolvido, o fabricante pegou o Japa de Volta e ele cozinha normalmente os capacitores e não os capacitores cozinharem a gente.

Abraços.

Obs.: Materia tirada da revista INFO mês março deste ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li um artigo aqui no Clube do Hardware sobre isso.Peguei só uma placa mãe assim até hoje,eu recomendo eletrolíticos da SIEMENS OU LORENZETI(A MESMA QUE FAZ CHUVEIRO),acho que essas duas marcas não fabricam esses componentes porém não acredito que duas empresas de renome iam colocar seus nomes em coisa muito porcaria não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tenho uma placa Intel 810e rodando um Celeron 800Mhz e observei dois capacitores bem grande e bem inchados já a algum tempo. Até agora não deram problema.. mas o que me incomoda mais é que o equipamento é relativamente novo (comprei no final de 2001) e não sei até quando vai funcionar..

Outros absurdos que notei é que todos os componentes, assim como o CD-RW aquecem muito e, observando a fonte, não consigo achar sua potencia.. encontro algo como 100W o ke eu acho bastante estranho.

Alguem aqui já teve esse problema com placas Intel recentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

também tive problema com capacitores em uma PcChips, estorou um, troquei e um mês depois estorou outro...assim não dá!!!

Agora estou atrás da porcaria do capacitor!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So para registrar, eu estou atualmente numa máquina PIII-750mhz, rodando uma placa-mãe SOYO 7VBA-133U, com um capacitor devidamente inchado. Instabilidade constante, quase impossível ficar + de 30min sem travar. Uma modificação que melhorou bastante foi colocar o FSB pra rodar a 85mhz. Dessa forma, meu processador fica a 683mhz, mas fica BEM mais estável. Trocarei de placa-mãe brevemente, pois acredito que não vale a pena gastar R$50,00 pra trocar 1 (Correção: acabei de perceber que são 3, aqueles menores bem perto do processador) capacitor sendo que tem +- outros 15 prontos para inchar e/ou explodir. Além dos muitos que já se manifestaram nesse tópico, alguém mais possui problemas com a bendita SOYO-7VBA ou outras placas-mãe da SOYO ?

Outra coisa que eu venho percebendo é que enquanto está ligada ela funciona razoavelmente estável com o FSB a 85mhz, mas se desligar o computador e tentar ligá-lo novamente, é muito difícil fazer funcionar. Tenho que ligar e desligar cerca de 100 a 200 vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, peguei varias placas da SOYO / k6-2 com o problema de capacitores inchados, mais por acaso tambem peguei uma para PIII da Pcchips...pelo q eu sei os capacitores de placa-mãe são considerados mais "resistentes" do q aqueles q sao vendidos no mercado, ou seja, se forem trocados por esses q vendem no comercio é provavel q eles voltem a "inchar" novamente. ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Desculpe a generalização,

mas já que tive 2 placas PCChips queimadas - ambas devido aos capacitores - não compro mais esta marca. As placas mal chegaram a 3 anos de uso.  :angry:

Entretanto concordo com a existência da PCChips, pois assim ela faz forte concorrência nos preços.

Desde que tive minha segunda decepção com PCChips, não economizo na placa-mãe.

Concluí que é fundamental ter uma boa placa-mãe.

Tenho visto amigos comprando boas placas ASUS, EpoX, MSI, e, mesmo funcionando sob overclock, overvolt e overheat pesado, todas estão funcionando perfeitamente.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...