Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitores explodindo


Daniel Barros

Posts recomendados

Tenho uma Asus P3V4X (não uso outra placa...) e até agora não tive problemas (creio q ela esta fora do grupo de risco :D)

acaso do destino ou não, sou tecnico em informatica de uma empresa conceituada no mercado de consultoria e afins, e no laboratório, estou com uma maquina Pentium II 300 e uma placa Intel (não me recordo o modelo) que esta reiniciando aleatóriamente do nada

creio que seja a memória (o teste queimou... fiquei sem saber se é a memória realmente, coloquei outro pente, e não deu problema, então voltei ao "suposto" pente problematico e nada acontece a 3 dias...

não sei bem se pode ser algum capacitor estourado ou inchado, mas vou verificar, o assunto vem bem a calhar

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma K7VTA Pro, não sei se isso está acontecendo com placas-mãe da soyo, mas meu computador de vez em quando reseta sem que eu solicite isso. Além do mais, ele está com um desempenho bem abaixo do que já foi um dia. Antigamente, ele travava constantemente, até que troquei o processador, um Athlon 900 por um Athlon XP 1600+. Ele parou de travar no windows, em jogos de vez em quando ele trava, ou reinicia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

estou com um problema parecido. Minha placa-mãe é uma Soyo K7VTA PRO. Meu computador está travando e reiniciando aleatoriamente. Troquei a fonte por achar ser este o problema. Não adiantou.

O estranho é que ela trava e reseta nos primeiros 5 ou 6 boots e depois passa a funcionar normalmente. Será que este é um problema dos capacitores? Ou seja, talvez eles podem não ter atingido a carga necessária para a máquina funcionar normalmente.

Alguém tem alguma dica?

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

este estouro de capacitores se deve a 2 possiveis causas:

1. a tensão aplicada sobre eles elevou-se acima de 3o% do valor nominal da caneca.

causas: falha de regulação da tensão na placa-mãe ou da fonte. É comum acontecer.

2. corrente de ripple no capacitor foi excedida durante muito tempo.

causas: voce faz upgrade de perifericos e esquece de somar a potencia consumida extra. ex: placa de video 4 mega para 64 mega e memoria de 64 mega para 256 mega. s fontes de 300w normalmente sao de 200w ai já viu...

Oscilações da rede eletrica dificilmente causam isto, a não ser que a fonte seja um lixo, aconteça sempre, sua placa-mãe tambem não é lá estas coisas e voce turbinou a maquina.

Como vimos, uma somatoria de coisas pode fazer ocorrer.

já consertei uma placa-mãe com 2 estourados, mas estes não vazaram. O liquido ou eletrolito é condutor e quando vaza corroe e poe em curto tudo pelo caminho.

Se vazar, já era.

Espero ter esclarecido.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

ainda sobre minha placa, Soyo K7VTAPRO.

Abri a CPU, desconectei todas as placas da MB, inclusive memória e conectores de energia, retirei a placa da CPU e examinei todos os capacitores da placa. Nenum está inchado, estourado ou aparenta algum dano.

Remontei tudo e o micro funcionou bem durante a semana. Ontem voltou a rebootar e travar aleatoriamente.

Estou pensando em trocar a placa-mãe. Acho que ela deve estar com alguma mau contato, alguma trilha trincada, etc. Meu processador é um Athlon Thunderbird 1.1 GHz e a memória PC133 de 256MB..

Alguém recomenda alguma placa onde eu possa aproveitar o processador e memória?

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SAIU NA PCS 40.

CAPACITORES TEAPO, G-LUXON USADOS NAS PLACAS MAIS BARATAS estão COM PROBLEMAS.

O FABRICANTE SAIU DA FABRICA , MONTOU A SUA E VENDEU DIZENDO QUE ERA IGUAL E MAIS BARATO.

O BARATO SAI CARO.

NA MESMA REVISTA ELOGIAM PLACAS ASUS TOP POR UTILIZAREM CAPACITORES NISHICON E RUBYCON.

A MESMA COISA ACONTECE NO MERCADO DE REATORES ELETRONICOS. PAGA-SE MAIS BARATO MAS TUDO TEM UM MOTIVO, CAPACITORES VAGABUNDOS, ROUBA-SE FLUXO LUMINOSO E QUEIMA-SE A LAMPADA. MAS O POVO QUER PREÇO E MILAGRE não EXISTE.

CABUM PARA QUEM PEDE BARATO!. :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém já deve ter respondido, mas mesmo assim mando o que eu fiquei sabendo.

Um cara que trabalhava numa companhia japonesa, foi contratado por uma empresa koreana, uma rival com certeza..

então o cara saiu as pressas, e por burrice anotou a fórmula do liquido que está dentro dos capacitores de forma errada...ai deu uma reação juntando com o calor e o tempo.

não tem muito haver com falta de qualidade, e sim falta de atenção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:)))))))  Na loja onde trabalho direto chega computador q liga mas não abre image, a primeira coisa q verifico se tem capacitor estourado, isso é sagrado principalmente nas placas soyo, na semana passada um cliente trouxe o computador e disse q estava trabalhando normal ele travou, deu um reset mas não abriu image fui verificar tinha 6 capacitor estourado.....

Isso acontece por causa da energia principalmente onde oscila muito, e com isso damos um conselho use estabilizador ou no_break....

Até hoje concertemos todas, e todos clientes ficaram satisfeitos.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Essa semana eu pegui uma placa com 2 dos 3 capacitores que ela possui estourados... Nos trocamos os capacitores e nada... Depois vimos com uma lupa que ela danificou algumas peças que estavam ao seu redor... Por curiosidade era uma PC-Chips para K6-II 500

Qualquer informação de como eu recuperei a placa:

pedroarthur,[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JÁ PERCEBERAM Q ESSA HISTÓRIA DE CAPACITOR EXPLODINDO OCORRE COM FREQUÊNCIA EM PLACAS MÃE SOYO E ASUS??? E DEPOIS NEGUINHO VEM DIZER BOBAGENS DO TIPO "PCSHITS", "M 810 NUM PRESTA" E POR AÍ VAI...

COISA DE POBRES COITADOS Q ADORAM SE GABAR DO SEU ALTO PODER "AQUISITIVO"... E TEM MAIS, DEPOIS DE GASTAREM UM DINHEIRÃO COM O PC, COMPRAM UM FILTRO DE LINHA BEM VAGABUNDO NO CAMELÔ DA ESQUINA E NÃO QUEREM FONTE QUEIMADA E CAPACITOR EXPLODINDO NA CARA.... HEHEHE...

VIVA MINHA HUMILDE M 810...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo sobre as placas "Confiáveis..." Minha estação é um HP Brio BA 410 (Celeron 800Mhz) e parou por causa de um capacitor eletrolítico estourado,o prejuízo ficou somente com a motherboard o processador e memória estiveram OK. Vale lembrar que a rede eletrica é estabilizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por SR INVISIVEL@30 Ago. 2003,04:15

JÁ PERCEBERAM Q ESSA HISTÓRIA DE CAPACITOR EXPLODINDO OCORRE COM FREQUÊNCIA EM PLACAS MÃE SOYO E ASUS??? E DEPOIS NEGUINHO VEM DIZER BOBAGENS DO TIPO "PCSHITS", "M 810 NUM PRESTA" E POR AÍ VAI...

COISA DE POBRES COITADOS Q ADORAM SE GABAR DO SEU ALTO PODER "AQUISITIVO"... E TEM MAIS, DEPOIS DE GASTAREM UM DINHEIRÃO COM O PC, COMPRAM UM FILTRO DE LINHA BEM VAGABUNDO NO CAMELÔ DA ESQUINA E NÃO QUEREM FONTE QUEIMADA E CAPACITOR EXPLODINDO NA CARA.... HEHEHE...

VIVA MINHA HUMILDE M 810...

Caro colega,

Existem no mercado os fabricantes com produtos A e B. A ECS fabrica placas-mãe A com seu nome e placas-mãe B como pcchips.

Vai sempre do bolso de cada um.

Pessoalmente eu gosto muito de informar a maquina que o modem esta na irq3, o som na irq5 e video na irq11. Isto voce não faz na pcchips.

Acredito que ninguém aqui gaste dinheiro a toa. Queremos sim que a maquina não dê problemas.

Para sua informação: o controle de qualidade de uma placa-mãe asus indica 1% de placas com problemas. Para a pcchips, o indice sobe para 8%. Tudo isto porque custa dinheiro fazer inspeção de qualidade, dai o preço mais baixo da pcchips. E ainda não entramos no merito dos componentes internos com chipset de video, modem e som ...

Detalhe tecnico: a placa-mãe não estoura os capacitores. Quem estoura é a fonte vagabunda....

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

EM RESPOSTA AO COLEGA UBIRA...

CARO COLEGA,

EM PRIMEIRO LUGAR, COM RELAÇÃO AS CAPACIDADES DA SUA PLACA MÃE, ACHO REALMENTE Q AS CARACTERISTICAS TÉCNICAS DA MESMA SÃO IRRELEVANTES NESSE DEBATE... ACREDITO Q O ASSUNTO EM QUESTÃO SEJAM OS CAPACITORES PROBLEMÁTICOS E NÃO COMPARAÇÕES TÉCNICAS ENTRE PLACAS MÃE...

COMO SEGUNDO ITEM, QUERO REITERAR Q EM MEU COMENTÁRIO EU nunca DISSE Q A PLACA MÃE É A RESPONSÁVEL PELOS PROBLEMAS NOS CAPACITORES. ATÉ PORQUE MESMO UM BUCÉFALO Q MAL SABE LIGAR UM PC, AO LER OS TÓPICOS, VERÁ Q ESSA NÃO É A FONTE DO PROBLEMA.

DEVO TAMBÉM INFORMAR Q quanto AO FATO DE MICREIROS EM GERAL "NÃO JOGAREM DINHEIRO" FORA, TAMBÉM NÃO É TOTALMENTE VERDADEIRO. TENHO PC JÁ A ALGUM TEMPO E CONHEÇO INDIVÍDUOS Q FAZEM DE TUDO PARA APARECER, ACHANDO Q STATUS É TER UM PC MELHOR Q O DO COLEGA... MESMO Q ELE SEQUER SAIBA ACERTAR AS HORAS NO WINDOWS...

FINALIZANDO, DEVO CONCORDAR Q O ÍNDICE DE PLACAS MÃE DEFEITUOSAS DA PC CHIPS É INACEITÁVEL. ESSE É, NA MINHA OPINIÃO, O "CALCANHAR DE AQUILES" DA MARCA...

ESPERO TER ESCLARECIDO UNS PONTOS P/ você,

SR INVISIVEL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, vocês estão considerendo um índice de retorno do tempo das placas Socket7. Quem tinha índice de retorno de 8% era a PCChips M598. O índice de retorno das PCChips hoje chega a ser menor que 2%, ouvi dizer que 3% para M810 (muito bom, se considerarmos que é a placa SocketA mais vendida do mundo, sendo fabricada em larguíssima escala). Segundo informações, essa diminuição no índice deveu-se ao fato da PCChips começar entregar as placas com o jumper clear CMOS na posição Clear, evitando descargas indesejáveis durante o manuseio da placa, que segundo a PCChips, era o fator responsável pela maioria dos casos de DOA (dead on arrive) e à implantação de controle de qualidade segundo padrões internacionais definidos pelo ISO9001/9002.

Só pra efeito de comparação, alguém lembra daquela placa da ASUS (A7A266, acho) que, segundo as más linguas, tinha índice de retorno de 30%   :0)  Bem pior que a M598.

E quanto aos capacitores, pelo que estou vendo, está acontecendo principalmente com a Soyo e outras, como disse o amigo aí em cima. Os casos com PCChips são casos isolados, onde este fenômeno pode ter sido provocado por fatores externos (ou pela fonte, ou rede elétrica, etc...) e não devido a defeito nos capacitores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, saiu uma reportagem na Info Exame a respeito disso, se não me engano aconteceu em Taiwan que uns engenheiros erraram a formula de alguns capacitores e esses capacitores após 2 naos de uso estão explodindo em nossas placas-mãe !!!! pasmem. Se não me engano foi materia do Jonh C Dvorak, mas é fácil confirmar vejam na Info. Já peguei algumas placas assim e coincidentemente são placas com aproximadamente 2 anos de uso. Conversei com um técnico  em eletrônica e a vida útil de um capacitor é por volta dos 10 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

senhores...já tive algumas placas com este defeito e não consegui encontrar o capacitor correto...eu encontrei uma empresa em sao paulo que faz o reparo muito bem...chama-se JJ servicos de hardware...11-4688-0986.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dark321@27 Dez. 2002,03:20

Bom, Na verdade nem sei se foi um capacitor que estourou na minha MB( Soyo Dragon Plus ).

Deixe contar o Causo...

Deixei minha maquina ligada na numa madrugada baixando arquivos na net e fui dormir :ZZ . ( Meu processador estava sendo ventilado por um AVC 112BJ0-1( Athlon XP 1700+)  e dois exaustores gabinete de 4 baias). Acordei e encontrei a MB apitando. Desesperado, :?  corri para desliga-la. Depois desse dia a bicha não ligava mais :(  ... A Cooler tinha parado. O processador queimou. Troquei o Processador e cooler ( Volcano 9) e nada da bicha ligar. Levei na casa de um camarada meu. Testamos a maquina com um ThunderBird 1000. A maquina misteriosamente ligou e ligou por mais um dia em minha casa com o novo processador Athlon XP 2000+ que havia comprado :Z .

Mas depois a bicha,de novo, só danava de Apitar :( ... Tirei tudo dela ( Placa AGP por PCI , Memoria 2100 por 2700) nada disso fazia a bicha ligar de novo. Só apitar.

Chorando por minha placa mãe resolvi tira-la de dentro do gabinete para ver se enxergava alguma coisa queimada.

E, para puro desgosto... Eu vi... 9-N AHHHHHH.... Na parte inferior da placa. No meio das Soldas do Soquet tem uns Quadradinhos de platicos ( Não sei se são resistores ou capacitores, ou outro nome). Um deles estava um pouco derretido e com a solda um pouco deformada.( Vou tirar a foto e publicar num site para vocês verem). Não sei se essa é a real causa do problema ,mas, parece que sim. Sou morador do Rio. Se tiver alguem que conheça pessoal especializado e capacitado para averiguar meu problema eu agradeço pela informação que possa dar...( Pode ser de outros estados)      88-)

Eu tive o mesmo problema com a placa Soyo Dragon Plus. Ela parou de funcionar sem mais nem menos e começava a apitar sem parar. Eliminei todas as hipóteses de mau contato, troquei peças (processador, memória, vídeo) e não adiantava. Ligava e a maldita placa ficava apitando ininterruptamente. Para minha surpresa ela também tinha o mesmo problema relatado por muitos aqui. Mais da metade dos capacitores estavam estufados. Troquei os capacitores, mas não adiantou.

Depois de quase jogar a placa no lixo, mandei ela para uma assistência no Paraguai (hehehe) e eles descobrirarm a BIOS estava com problema. Eles trocaram a BIOS  e a placa voltou a funcionar.

Mas o problema dos capacitores continuam. Mesmo depois de trocados eles voltaram a estufar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é

um amigo meu estava triste porque a placa-mãe dele tinha queimado..

tipo.. ele me contando:

eu fiz umas troca nos hd e não sei o q.. e quando liguei

puff.. a fonte fico preta... troquei a fonte e nada...

ai foi ve.. só troco os capacitor e a placa estava ok !

pois é..

o q q é esses tal de capacitor ?

o q eles fazem ?

tem como trocar mesmo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Incrível !!!  Acho que isso é uma "epidemia" mesmo !  Aconteceu com uma placa soyo 5EH v1.3 com um K6 2- 500.  Depois de ler os comentários dos colegas, vou tentar trocar os sete capacitores eletrolíticos para tentar salvar a placa. Vamos ver !  Valeu !

:oba:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Existe uma matéria na Info Exame do ano passado não me lembro qual, bom lá tem uma matéria sobre duas fabricas concorrentes de capacitores coreanas, o que aconteceu é que uma das fabricas contratou um engenheiro que estava envolvido num projeto de um novo capacitor e ele levou o projeto junto para a concorrente, o que agora não se sabe é se ele foi para a concorrente para sacanear ou deram informações erradas sobre os maledetos capacitores, a fabrica concorrente que tinha recem contrato o engenheiro de imediato colocou os capacitores no mercado com as falhas de fabricação e o que aconteceu vocês todos já sabem eles explodem.

Já troquei de varias placas e exceto uma da Pc-chips não voltou a funcionar, o detalhe é o seguinte vocês tem que trocar todos os capacitores da placa até os que aparentemento estão bons, só é obrigatório manter a frequência aquela em uF (Micro Farad) mas tensão pode ser maior.

Exemplo: tenho um capacitor estourado de 1200 uF 6.3v posso colocar no lugar um 1200 uF 12v que não tem problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive problemas de estouro de capacitores em duas placas Soyo 5EH5. Utilizava esta placa em Fortaleza e nunca tive problemas, quando me mudei para Natal dentro de dois meses os capacitores estufaram. Adquiri outra placa e novamente apos 3 meses os capacitores estufaram novamente. Como sou um pouco curioso comprei um multimetro para checar as tensões onde o pc estava ligado. Na tomada da casa tudo bem, 220 volts, porém na saida do estadilizador eu tinha: Entre fase e neutro 110vots; entre fase e terra 110 volts e entre neutro e terra 220 volts. Resumindo as medidas corretas são; fase/neutro 110; fase/terra 110 e neutro/terra 0 volts. Resumindo existe uma padronização que nas tomadas de três pinos o pino do lado direito é o fase o da lado esquerdo o neuto e o de baixo o terra, porém na minha nova casa apesar da votagem estar em 220 o bendito eletricista que fez a intalaçõa inverteu o fase com o neutro, o que estava ocasionando as tensões erradas na saida do estabilizador. Fui mais além e chequei as tensões da fonte e tambem estavão alteradas, ou seja 5V=3,3V e 12v=12,9. Moral da história esta inversão na polarização da tomada ferrrou duas placas e minha fonte. Fiz a inversão na tomada e troquei a fonte e hoje o meu velho K6 II 500 tá um avião.  Tem muitos relatos nos forum relatando problemas de capacitores estufados e alerto que os Srs. verifiquem os seus dados de tensões e fontes antes de detonarem os fabricantes das placas. :oba:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:chicote:

Eu li em uma revista que as empresas fabricantes desses componentes suspendeu a produção dos capacitores ao descobrir o problema... Mas já era muito tarde pois muitos milhares de lotes já havian sido vendidos para inumeras fabricas de eletrônicos no mundo.

Querem saber porque explodem?

Ocorre que um defeito na fabricação permite o surgimento de hidrogênio no capacitor, levando-o a vazar e a explodir.

Se vocês adquiriram suas placas-mães a partir de 2000, estão correndo grande chance de terem explosões indesejadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PESSOAL,

CONFESSO Q AO OUVIR TANTAS histórias SOBRE PROBLEMAS DE CAPACITORES EM PLACAS MÃE, ACABEI FICANDO AINDA MAIS CUIDADOSO NA MANUTENÇÃO DO MEU PC...  

TODOS OS COMPUTADORES Q EU TIVE FORAM COM PLACAS MÃE DA PC CHIPS E EU nunca TIVE PROBLEMAS DO GENERO. EM CONTRAPARTIDA, JÁ TIVE DOIS CONHECIDOS QUE TIVERAM SÉRIOS PROBLEMAS COM CAPACITORES, QUE NÃO SÓ ESTUFARAM, MAS LITERALMENTE EXPLODIRAM!!!

O CASO MAIS IMPRESSIONANTE NÃO FOI NUM PC MONTADO, MÁS INFOWAY DA ITAUTEC, UM PENTIM III DE 700 MRz, USANDO UMA PLACA ASUS. O LIQUIDO ELETROLÍTICO VAZOU CAUSANDO PERDA TOTAL DA PLACA...

AGORA, SEMPRE Q EU ABRO MEU GABINETE P/ LIMPAR, CHECO OS CAPACITORES DA MINHA M 810 XP, COMO SEMPRE TUDO PERFEITO...

ACONSELHO A TODOS Q GOSTEM DO SEU PC FAÇAM ISSO: RETIREM A POEIRA Q SE ACUMULA NO INTERIOR DO GABINETE E CHEQUEM OS CAPACITORES...

ABRAÇO,

INVISIVEL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá pessoal do Fórum. gostaria primeiramente d me apresentar, meu nome é bruno, tenho 20 e adoro computadores, apesar de não ser minha área de atuação (sou estudante de Química). conheço o site do gabriel torres há cerca de 1 ano, mas nunca tinha frequentado o fórum. agora aqui vai minha dúvida: estou prestes a adquirir uma placa-mãe soyo k7 vta pro, mas em vista dos problemas com os capacitores estarem sabotando as placas, gostaria de saber: TODAS as placas desse modelo estão comprometidas, ou somente determinados lotes? há como saber q marca d capacitor está comprometendo a placa? c eu tiver problemas futuros com os capacitores, alguém conhece um estabelecimento de confiança onde possa ser efetuada a troca? obrigado, e até a próxima!!! :;):  :;):  :;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...