Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer uma base com coolers para notebook?


ahmadhali

Posts recomendados

Eu tenho um note que esquenta muito quando estou jogando, e a base com coolers que eu compre nao ajuda muito, por isso resolvi montar a minha base.

Eu comprei e prentendo usar 5 coolers desse:

IMG_0120.jpg

Os dados dos coolers sao:

Dimension (W / H / D) 120*120*25mm

Voltage 12VDC

Current (Ampere) 0.15A

Input (Watt) 1.8W

Speed (R.P.M.) 1200 R.P.M.±10%

Air Flow (CFM) 44.73CFM

Air pressure (mmH2O) 1.65 mmH2O

Fan Noise Level (dB-A) 19.1 dB-A

Weight 120 g

Available Color black

Bearing Type Sleeve

Fan Life Expectancy 30,000 hours

Connector 3 pin

Screws 4 pcs

Eu nao sei de que material vou fazer a base, mas isso é de menos agora. A minha duvida é sobre como ligar os cinco coolers. Eu estava pensando em usar uma fonte de 12V 1A (como essa por exemplo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-165408625-fonte-alimentaco-adaptador-bivolt-110-220v-para-12v-1a-led-_JM).

Sendo que cada um dos coolers utiliza 0.16a, vai sobrar 0.04a para cada um deles, e tenho medo de queimar eles desse jeito, mas eu nao sei o que posso fazer pra "tirar" um pouco da corrente que chega aos fans.

E eu tambem queria um jeito pra poder controlar a velocidade dos fans, usando um potenciometro ou algo do tipo, mas eu nao sei como ligar ele nos fans, e onde comprar um.

então, minhas duvidas sao:

- Como ligar os coolers

- Como tirar um pouco da corrente que chega da fonte aos coolers

- Como controlar a velocidade dos coolers

E se alguem conhecer um site que vende essas coisas que eu preciso pra fazer base com coolers, me fale.

Grato desde ja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um note que esquenta muito quando estou jogando, e a base com coolers que eu compre nao ajuda muito, por isso resolvi montar a minha base.

Eu comprei e prentendo usar 5 coolers desse:

IMG_0120.jpg

Os dados dos coolers são:

Dimension (W / H / D) 120*120*25mm

Voltage 12VDC

Current (Ampere) 0.15A

Input (Watt) 1.8W

Speed (R.P.M.) 1200 R.P.M.±10%

Air Flow (CFM) 44.73CFM

Air pressure (mmH2O) 1.65 mmH2O

Fan Noise Level (dB-A) 19.1 dB-A

Weight 120 g

Available Color black

Bearing Type Sleeve

Fan Life Expectancy 30,000 hours

Connector 3 pin

Screws 4 pcs

Eu nao sei de que material vou fazer a base, mas isso é de menos agora. A minha duvida é sobre como ligar os cinco coolers. Eu estava pensando em usar uma fonte de 12V 1A (como essa por exemplo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-165408625-fonte-alimentaco-adaptador-bivolt-110-220v-para-12v-1a-led-_JM).

Sendo que cada um dos coolers utiliza 0.16a, vai sobrar 0.04a para cada um deles, e tenho medo de queimar eles desse jeito, mas eu nao sei o que posso fazer pra "tirar" um pouco da corrente que chega aos fans.

E eu também queria um jeito pra poder controlar a velocidade dos fans, usando um potenciometro ou algo do tipo, mas eu nao sei como ligar ele nos fans, e onde comprar um.

então, minhas duvidas são:

- Como ligar os coolers

- Como tirar um pouco da corrente que chega da fonte aos coolers

- Como controlar a velocidade dos coolers

E se alguem conhecer um site que vende essas coisas que eu preciso pra fazer base com coolers, me fale.

Grato desde ja.

Olá amigo, bem vindo ao fórum!

Estas tuas dúvidas estão mais voltadas à área de eletrônica que refrigeração. O que eu posso te adiantar é o seguinte...ter uma corrente de sobra não vai detona os FAN's, ao contrário, vai impedir que a fonte se esforce de maneira desnecessária. O que vai prejudicar é excesso de tensão (não confunda V com A), que esta se estiver acima do limite da especificação, vai queimar seus fan's (não lembro se a tolerância é de 5 a 10% do valor nominal).

De resto, acho que o lance é para o fórum de eletrônica...mas também posso te adiantar que possivelmente vão te dar dicas, ou seja, um mínimo de conhecimento você vai ter que ter...talvez um ou dois te dêem ideia de como montar o circuito para controle de velocidade com potenciômetro, mas também não da pra exijir nem esperar que façam isso por você, afinal, é o seu projeto.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega ahmadhali, pelo preço destes coolers que você pretende comprar, você compra a base completa alimentada pela USB de seu Notebook!, observe o anúncio abaixo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-165241243-base-suporte-refrigerada-p-notebook-ate-154-pol-leadership-_JM

Espero que ajude!

Aguarde outras indicações!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A dor de cabeca desse projeto é uma parte boa pois eu gosto de mexer nessas coisas.

Eu procurei e vi aqui no site um topico que explica como fazer isso que eu quero, mas mesmo assim deixa algumas duvidas que eu queria q alguem me ajudasse com elas.

Esse é o topico: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/747

Ele fala para usar um potenciômetro de 100 ohms linear de 5 watts para cada um dos coolers. Eu nao posso usar apenas um potenciometro para todos? E o potenciometro tem q ser de 100 ohms mesmo? pois eu so acho de 30 ohms pra vender em alguns sites q procurei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você devia ter investido no cooler do processador,chipset e do video!

Se é problema de refigeração nessas partes e esse 5 cooler vai resolver quase nada.

Se tiver algo errado nos dissipadores de calor, não adianta colocar 10 cooles em cima se o cooler dos processadores e chipset não estiverem indo bem.

um único exaustor ja é suficiente para 60% dos PCs de alto desepenho

o que vai acontecer é sua vai ficar mais refrigerada, mas mesmo assim ele vai acusar altas temperaturas se o mesmo tiver problemas com o cooler principal.(geralmete ocorre quando não limpa a pasta antiga para colocar uma nova ou tem crosta nos dissipadores).

sem falar que vai fazer uma barulho dos infernos e da muita poeria-_-.

o verão aqui é cruel, como tenho um pc de alto desepenho resolvi isso comprando cooler de processador melhor. e um exautor a temperatura ambiente aqui é 34 graus e ficava mais de 56 graus, mas com os novos cooler de processador chipset e um exaustor novo agora não passa dos 45graus.(viu, apenas tres coolers e uma boa pasta termica abaixou mais de 10 graus!, não joga muita poeria e é bastante silencioso).

sobre a base você pode mandar fazer uma de acrilico, fica muito bom ;) e pode complentar uns leds se quiser

veja um exemplo.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-162874625-cooler-laptop-com-base-de-acrilico-iluminaco-azul-led-light-_JM

ah sobre o controlador de velociade, pode ver isso nesse link aqui(incluindo os leds:D)

http://www.casemodbr.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=50388&start=0

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo post felipe236, mas o meu pc é um notebook, e nao tem gabinete.

eu tava me referendo um notebook mesmo amigo! :D:D e exmplo acima é de uma gabinete mas isso vale também para um notebook. o dissipador, cooler interno e pasta ou fita termica tem que estar ok para compesar fazer o seu projeto caso não, isso não vai ajudar muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom...mesmo gerando um monte de pó e um ruído infernal, acho que até vale a pena se alcançar o objetivo, que é manter em uma temperatura boa enquanto joga...mesmo porquê dependendo do jogo, nem vai notar o ruído por causa do som.

Quanto o uso do potenciômetro, olha este tópico aqui:

http://www.guiadohardware.net/comunidade/potenciometro-fan/796718/

Talvez te ajude mais do que o anterior...a questão é, normalmente o pessoal visa em controlar diversos fan's, no caso, você quer controlar os 5 de uma só vez. Ou seja, neste caso é preciso um circuito que aguente pelo menos 9W ou um pouco mais para ter uma folguinha (0.15A*12V*5 FAN's = 9W). Meu controlador MFC2 da Zalman suporta até 7W por canal, se não me engano, o Akasa Fan Control PRO suporta até 14W por canal (eu já tive um desses...se bem que eu olhei ali no site, e diz que suporta até 1.6A por canal, isso da 19,2W, talvez tenham alterado o projeto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi felipe236, mas o meu pc é novo, nao ta comigo nem 6 meses, e eles esquenta desse jeito desde q eu comprei ele, então acho q nao é problema dele (tomara q nao seja xD).

O barulho nao é problema pois quando eu jogo eu uso fone com volume bem alto, então nao vai me incomodar.

Eu fiz um esboco no paint de como estou pensando em montar o circuito pra ver se ta tudo certo:

Cooler.png

EU nao sei se entendi certo, o potenciometro q devo usar é de quanto mesmo? Eu sou muito leigo nesses assuntos e nao sei qual comprar e nem onde comprar.

Obrigado para quem esta ajudando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, Isso estar errado amigo tem que usar um trasistor npn(TIP31 ou TIP41) para que as fans e a fonte não apanhem tanto, assim poderá até sair fumaça dos poteciometros e da fonte ao reduzir :P

http://img132.imageshack.us/img132/4630/controlador2npntf1.jpg

mais simples que isso eu acho impossivel você deve colocar um dissipador no trasistor também para evitar problemas de aquecimento;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sendo que sua fonte seja tipo universal onde o mesmo tem o positivo na parte de dentro do conector da fonte e terra do lado de fora ;)

o do meio do jack p4 é negativo o do final dele é positivo e o do lado é o negativo também mas serve para o terra).

também não esqueca de colocar um dissipador no trasistor TIP41 ok!

Falou

post-745498-13884958111821_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não amigo o dissipador so vai dar certo se estiver encostado em outra superficie para ocorrer a troca de calor assim o cooler aumenta a corrente de ar para ajudar a esfriar o dissipador que estar trocando calor de uma outra superfie(Ex: processador, chips e outros)

Esse dissipador vai servir para o trasistor!!(no caso estar usando um TIP para seu projeto) para ajudalo a esfriar(afinal ele vai aguentar 6 coolers e vai precissar da ajuda do dissipador senão ele pode queimar) assim o cooler que vai colocar em cima vai ajudar muito também evitando super aquecimento do projeto;)

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...