Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com Memorias RAM xms3 DDR3 1600MHz..


Igorgrunge

Posts recomendados

Seguinte... estou querendo fazer um overclock nas minhas memorias ram pois elas são de 1600MHz e em stock ela está 1066.. queria poder aproveitar o max delas... então me indicaram colocar na bios a opção xpm (ou xmp esqueci rsrs) que é uma opção automatica otimizada.. porém quando coloco essa opção eu ligo a maquina normalmente vou mexendo na maquina por algum tempo.. até que chega certo ponto em que a maquina trava geral.. gostaria muito da ajuda de vocês.. As configurações da maqui são:

i7 930

6GB MEMORIA RAM DDR3 xms 3 corsair

MOBO p6t

VGA ATI RADEON 5870

FONTE Seven team 850W reais "certificado 80 plus"

Gabinete Haf 922...

Obrigado..

OBS: Sou leigo em relação a overclocks.. se não for pedir muito gostaria de algo detalhado.. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá Igorgrunge! Seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

A opção XMP ativa, eu não sei por qual motivo, aumenta muito a tensão da memória e a tensão para o QPI/DRAM.

Aconselho você verificar pelo software TurboV como estão as voltagens em DRAM Bus Voltage e em QPI/DRAM Core Voltage, se estiverem muito altas, você terá que fixar os valores manualmente no bios. Essas voltagens altas esquentam muito e podem causar resets aleatórios.

Verifique e poste para que possamos analisar.

Não se esqueça que é para verificar com a opção XMP ativada no bios ok.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi,

Está correta a configuração das voltagens.

Para você verificar se é problema com a memória, rode o MemTest, se estiver ok seu problema não é com as memórias.

Na minha P6TD DLX se ativo a opção XMP a tensão sobe ao máximo e esquenta muito, pensei que aconteceria ai também.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm.. o que poderá ser?!?!.. exesso ou falta de tensão?!?!? nunca deu pau nem nada no meu PC.. só quando coloco xmp q da pau.. neste exato momento estou rodandop esse memory teste... infelizmente ele só conseguir testar 2GB por vez.. coloquei pra testr 2GB.. veremos o que irá acontecer.. tenho quase certeza q não há problema algum.. AHH.. OBS: estou rodando o programa em modo "auto" la na bios.. Não sei se isso pode influenciar.

Se você quiser também posso postar imagens da minha bios.. para você dar uma checada..

------------------------------------------------------------------

Ribeiro.. não sei se você poderia me ajudar.. mas encontrei na internet isso daqui.. flando q um cara teve problemas também com P6T e essa mesma memoria ram minha que é a memoria TR3X6G1600C9 G... Vê se você pode dar uma olhada aqui... e tipo.. parece q o cara abaixo está passando umas configs para o cara que está com o problema.. você poderia me ajudar/?? essas configs q o cara seta é no xmp ou é no auto.. pelo visto op cara ta tento mesmo problema q eu.. e ele quer utilizar 1600 da Mem RAM.. ta ai o link:

http://forum.corsair.com/forums/showthread.php?t=85647

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi,

Essas memórias GT da Corsair estão muito estranhas...

Eu não li o tópico que você passou, mas as GT aqui, na P6TD DLX, só funcionam na frequência original com aumento de tensão. Essas memórias devem estar com problema nos chips.

Para você ter uma ideia, eu tenho um KIT da GSkill (2x1GB) e um módulo da Kingston de 2GB, ambas 1333MHz e funcionam tranquilamente em 1600MHz com 1.2v-QPI/DRAM e 1.5v para as memórias e essas Corsair GT não funcionam na mesma frequência e tensão.

No seu caso, você deve configurar manualmente no BIOS a tensão para o QPI/DRAM e para a memória.

Experimente 1.3v para QPI/DRAM e 1.68v para memória. Se não funcionar aumente a tensão para memória e teste novamente.

Esses chips da Corsair querem e gostam de tensão, só pode.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá sim amigo Jonny, mas se fizer dessa maneira as voltagens sobem um absurdo.

Aqui acontece isso. Alterar a frequência padrão do I7 (1066MHz) as voltagens sobem também. O sistema entende que é overclock e manda tensão.

Ah!!!, sim, esqueci, deve estipular as voltagens manualmente, para o QPI e para o circuito DRAM, assim somente os tempos se ajustam automaticamente, as voltagens ficam travadas.

Sugiro 1,65V para as memórias e 1,25V para o QPI, assim poderá buscar clocks baseado no divisor x10(1333MHz), x12(1600MHz) e x13,5 (1800MHz) e x15(2000MHz), como os tempos relaxando a revelia, depois é só tentar baixa-los.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá,

Amigo... Com a opção XMP ativada, foi configurada em QPI/DRAM Core Voltage [1.3500] certo? Então! Troque aquele 1.3500 por 1.300 que é o mesmo que 1.3volt.

Na sequência a opção XMP configurou DRAM Bus Voltage em [1.66] certo? Troque aquele 1.66 por 1.68 e faça teste.

Para mudar as configurações use as teclas + e - da parte numérica do teclado.

Faça teste e nos diga o resultado, caso fique estável, vamos tentar abaixar a tensão QPI/DRAM Core Voltage.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz isso que você me indicou.. até agora não deu uma travada se quer.... uhsahusahu.. continuarei testanto para posts posteriores... devo f\er algo amais por inquanto!?!?!

-----------------------------------------------------------------------

É.. infelizmente depoi sde um longo tempo (Aproximadamente 6 horas ligados direto o PC) travou novamente.. mesmo com essas configs que você me passou.. D=...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá,

Então suba a tensão da memória mais um pouco e continue a testar.

Se com o aumento na tensão surtiu bom efeito, então o problema de travar está na falta de tensão para a memória.

Suba de 1.68v para 1.69v e continue o teste.

Não se esqueça que um sistema de ventilação para a memória é importante e/ou ter um gabinete com boa ventilação interna.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem.. não havia a opção 1.69.. quando coloquei 1.69 foi direto pra 1.70.. deixo assim???!?! se sim irei ver quando tempo irá durar sem travar... Obrigado!

Bem... coloquei no 1.70.... depois de 40 minutos travo geral.. então resolvi tentar abaixar.. coloquei 1.64... ao invés de aumentar... vejamos o que acontece... pergunta.. o que acontece se abaixar?!?!? Piora desempenho?!?!

Afff.. travo em 2 minutos em 1.64... -_-.. Porque não quer funcionar.. D=.. To triste.. quero deixar minha RAM em 1600MHz.. D=...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faça o seguinte.

-QPI/DRAM Core Voltage volte para 1.35v, deixe a tensão da memória em 1.68, mas fixe os timings manualmente.

Vá até Dram Timing Control e fixe 9-9-9-24-2n que deve funcionar.

Se funcionar e ficar estável, é provável que os timings estivessem fora da configuração padrão e por isso travava.

Faça esse teste e nos diga o resultado.

Dúvida? É só perguntar

No aguardo

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça o seguinte.

-QPI/DRAM Core Voltage volte para 1.35v, deixe a tensão da memória em 1.68, mas fixe os timings manualmente.

Vá até Dram Timing Control e fixe 9-9-9-24-2n que deve funcionar.

Se funcionar e ficar estável, é provável que os timings estivessem fora da configuração padrão e por isso travava.

Faça esse teste e nos diga o resultado.

Dúvida? É só perguntar

No aguardo

Boa sorte

Tipo... la no timing controll ja tava 9.9.9.24 2n.... cliquei la e ja tava assim... Será q deveria eu ao invés de colocar xmp configurar tudo manualmente!?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.. desculpe a demora para responder.. é que eu fiquei sem internet esses dias.. e então.. setei as seguintes configurações na Bios:

BCLK Freq 133

PCIE Freq 100

Dram Freq 1600MHz

quando/Dram 1.35

DRAM Bus Voltage 1.68

E os timings coloqueos manualmente:

9

9

9

24

2n

O resto ta tudo em auto..

Agora vou ver se vai travar alguma vez...

... Travou em 30 min.. Pelo visto meu problema não tem solução.. affs..

N to conseguindo de jeito nem um..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá Igorgrunge! beleza?

Está complicado ein colega?

Poste uma SS do CPU-Z mostrando a ABA Memory pra gente ver.

Com essas configurações que foram feitas tinha que funcionar, não existe motivo para não...

Veja a imagem abaixo e copie os dados para sua bios. Desconsidere somente a tensão que estou usando no processador.

As minhas memórias são de 1866MHz e se eu quiser que elas funcionem em 1866MHz com estabilidade total, tenho que aplicar essas configurações que estão na foto.

No meu caso, com 1.4v e 1.7v tanto faz se os timings estão tipo: 8-8-8-21- 1T ou 9-9-9-24- 2T as memórias e a controladora necessitam de tal tensão.

Faz mais essa tentativa e poste o resultado. Não se esqueça que é somente teste ok.

Boa sorte.

memriaconf.th.jpg

http://img715.imageshack.us/img715/5900/memriaconf.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok.. ashusah.. irei fazer como dito na imagem.. Control C control V.. sahusahu.. Jaja posto resultados.. valeu!

-----------------------------------------------------------------

Pronto.. setei as configs do jeito q você postou.... só não mexi no CPU voltage como você disse... ta ai o Turbo V e o CPU-Z:

22024773.png

Ta ai.. qualquer coisa de errado só me dizer... Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok.. ashusah.. irei fazer como dito na imagem.. Control C control V.. sahusahu.. Jaja posto resultados.. valeu!

-----------------------------------------------------------------

Pronto.. setei as configs do jeito q você postou.... só não mexi no CPU voltage como você disse... ta ai o Turbo V e o CPU-Z:

http://img683.imageshack.us/img683/6517/22024773.png

Ta ai.. qualquer coisa de errado só me dizer... Obrigado!

Importante frisar, como mostra na SS, que não é preciso Overclocar o CPU para obter maior clock nas memórias.

Clock padrão do CPU 2800MHz / 133,33 => x21 [Multiplicador]

Memórias Over 1600MHz / 133,33 => x12 [Multiplicador, ou com antigamentes chamávamos, Divisor. ]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto.. tudo setado da maneira q me recomendou.... timings 9 9 9 24 2n... tomara que funcione... vamos rezar... kk!

..................................

***.. travo de novo... que **** é essa?? ja to sem paciencia... não é problema na placa mãe.. não é problema na memoria ram.. mas ta danu essas travada.. affssss.. q q eu posso fazer??? Alguma config mais para recomendar?!?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...