Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 6970 - Reviews e questões técnicas


Posts recomendados

Um ótimo trabalho, Phoenix. Se todo mundo fosse interessado em pesquisar antes de comprar mais e mais empresas se importariam com a eficiência e todo mundo sairia ganhando (no dindin mesmo hehe).

E agradeço pelo seu esforço em publicar seus resultados. Espero que ajude quem pensa em upar agora (ou no futuro).

Em verdade deveria ter um artigo sobre eficiência e economia de energia em algum lugar no CdH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa, valeu!!!

Realmente, mas sempre terá aqueles que não querem se preocupar se X é maior que Y, só querem saber de comprar e que vai funcionar.

Espero que até o lançamento dos Bulldozers, o preço da 6970 caia, principalmente no PY que está super inflacionado: U$ 514!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Antes de dar uma opnião final, queria ressaltar algo com que fiquei muito decepcionado com a AMD, a evolução da 5870 para a 6970; Realmente eu (e todos) esperávamos um salto maior de desempenho, algo como ocorreu com a 4870 para a 5870, ou seja, quase 100%

Com toda sinceridae quando anunciaram a série 6000, pensei que teria uma placa com 4x o desempenho da minha atual (pois são 2 gerações de diferença);

Só um adendo aqui, meu caro amigo, isso provavelmente teria ocorrido se a TSMC não tivesse cancelado tardiamente seu processo de fabricação em 32 nm, processo esse que seria usado pela ATI e pela NVIDIA na atual geração de placas.

Ainda há a suspeita que o chip que equipa as 6900 tenha blocos de SPs desativados. Mas, só suspeita. ^_^

Ótima análise a sua ! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Só um adendo aqui, meu caro amigo, isso provavelmente teria ocorrido se a TSMC não tivesse cancelado tardiamente seu processo de fabricação em 32 nm, processo esse que seria usado pela ATI e pela NVIDIA na atual geração de placas.

Ainda há a suspeita que o chip que equipa as 6900 tenha blocos de SPs desativados. Mas, só suspeita. ^_^

Ótima análise a sua ! :joia:

Ahhh, agora que você comentou, me passa uma faísca de lembrança a respeito deste atraso! Se não me engano, parece que é para ficar pronto somente depois do 2º trimestre...

Então podemos esperar uma vida não muito longa para as 6970 (e demais parentes), como esperava, um "tapa buraco" do tempo até o processo ficar pronto...

Quem viver, verá... :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

UI! To mal da cabeça mesmo, hehehe...

Mas o processo é para ficar pronto agora pelo meio do ano mais ou menos não é?

Acho que não veremos um "refinamento" na série 6000, com esse novo processo de fabricação, deverão lançar uma série nova...

Acho que já virou assunto para outro tópico, rssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera, seguinte...

To com uma MSI 6970 novinha aqui que comprei esses dias em Buenos Aires e o que eu notei assim que liguei ela no PC é que de início, o cooler dela dispara a quase toda velocidade durante um tempo depois ele volta ao normal.

No Windows (em idle) a placa fica com uma temperatura média de 55°C, o que é muito alto. Segundo teste no Guru3d ela tem que ficar em 42°.

Agora o pior é que eu tentei jogar Battlefiled Bad Company e já na abertura do jogo a placa da uma de louca e dispara o Cooler a quase 100% da capacidade e acompanhando a temperatura da GPU pelo software aqui, a temperatuda de 56° em questão de 3 segundos salta pra enormes 100°. Depois de uns 5 segundos o computador desliga.

Eu tentei setar o cooler para manter a rotação mas nada feito. Depois de uma certa temperatura ele dispara no máximo, faz um **** barulho e a temperatura fica la em cima.

O PC tá em um local super bem ventilado, nunca tive problemas de temperaturas.

O que pode ser esse tipo de problema louco de temperatura subindo em segundos?

m4a88td-v evo

Phenom X6 1055 2.8ghz @ 3.2ghz + Cooler Evercool Buffalo

4 x 2gb Kingston Hyper-X DDR3 1600

HD 1 TB Seagate 32mb Buffer

MSI 6970 2gb DDR5

Seveteam ST650-PWL

Thermaltake V6 Black Edition

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No Windows (em idle) a placa fica com uma temperatura média de 55°C, o que é muito alto. Segundo teste no Guru3d ela tem que ficar em 42°.

Amigo, você só pode ter a mesma temperatura que eles, se estiver nas mesmas condições atmosféricas, o que eu acho bem difícil de acontecer.

Teste outro driver pra ver se resolve, não é normal isso acontecer não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentei o driver que vem com o CD e o driver mais atualizado que tem no site e nada. A placa continua com essas atitudes malucas de do nada sair de 55 pra 100.

Detalhe que iss acontece com vídeos no Youtube também.

Não sei o que pode estar acontecendo pra ela ter esse comportamento estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou la Santa Efigenia agora testar porque eu não tenho ninguém próximo com computdor decente. Todos meus amigos só tem notebook, que raiva!

Não da pra eu levar na loja onde eu comprei pois ela foi comprada na Argentina e a MSI não tem garantia internacional, ou seja, grande lixo.

A Logitech tem uma garantia excelente. Comprei um produto em Barcelona uma vez que também veio com defeito. Daqui de SP eu liguei pro responsavel e em menos de 1 semana eu tive o meu dinheiro de volta direto na conta corrente e sem ter que devolver o produto com defeito.

Ahh se a MSI fosse como a Logitech...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não é o resfriamento dela e sim o que tá causando esse superaquecimento em segundos nela. Não é normal...

Sei la se ela tá em curto, capacitor ferrado. Eu não sei porque eu não entendo dessa parte.

Vou lá levar pra ver se alguem descobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O problema não é o resfriamento dela e sim o que tá causando esse superaquecimento em segundos nela. Não é normal...

Sei la se ela tá em curto, capacitor ferrado. Eu não sei porque eu não entendo dessa parte.

Vou lá levar pra ver se alguem descobre.

Não seria um cooler mal encaixado ou com mal contato? Já desmontou a placa?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu já tentei de tudo. Mexer na BIOS, abrir a placa, limpar os contatos com borracha, chacoalhar ela e pedir a Deus que ela funcione mas nada de nada.

Ainda tá com pau na temperatura, ela frita loucamente e quando eu uso o PC em Idle depois de um tempo ela fica com um monte de chuvisco, o driver de video para de responder, entra a tela azul e o PC morre.

Sera que ela morreu mesmo? Eu vou ser obrigado a jogar minha 6970 NO LIXO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom, eu já tentei de tudo. Mexer na BIOS, abrir a placa, limpar os contatos com borracha, chacoalhar ela e pedir a Deus que ela funcione mas nada de nada.

Ainda tá com pau na temperatura, ela frita loucamente e quando eu uso o PC em Idle depois de um tempo ela fica com um monte de chuvisco, o driver de video para de responder, entra a tela azul e o PC morre.

Sera que ela morreu mesmo? Eu vou ser obrigado a jogar minha 6970 NO LIXO?

É amigo, se comprou com nota voccê ainda está tranquilo, basta entrar em contato com a loja na Argentina e abrir o RMA, manda para eles pelo correio. Pode ser que eles te cobrem o frete da volta por ser outro país, mas conversando talvez você resolva, melhor que jogar fora.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu mandei um e-mail pra loja mas eles ainda não responderam.

Eu não tenho a nota fiscal da placa mas os caras lá me conhecem porque eu fiquei amigo deles, falei que trabalhava em navio e tal. Eles com certeza lembram de mim.

Esse lance da RMA demora quanto tempo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não é o resfriamento dela e sim o que tá causando esse superaquecimento em segundos nela. Não é normal...

Sei la se ela tá em curto, capacitor ferrado. Eu não sei porque eu não entendo dessa parte.

Vou lá levar pra ver se alguem descobre.

Caro amigo, vou compartilhar com você o meu problema com uma das minhas 5850, a XXX Edition, ela quando comprei ficava em míseros 32 graus, depois atualizei o Catalyst e ela começou a esquentar mais, foi para 36 graus, depois com mais recentes atualizações de Catalyst ela foi pulando para temperaturas maiores, 40 graus e ultimamente ela fica em 44 graus enquanto a outra 5850 fica nos seus 36 a 40 graus, e em testes de benchmark e jogos ela fica uns 15 graus mais quente, já faz quase um ano que comprei e ainda está na garantia. Quando usava ela sozinha ela mal acionava o cooler, eu comecei a usar o MSI Afterburner no gráfico de controle e configuração do cooler, comecei com uma configuração mais agressiva mas diminuí porque o barulho causa um stress enorme.

Depois que montei o CrossfireX com uma 5850 Black Edition os coolers das duas passaram a ser mais exigidos, é um saco stressante ver aquele barulho de cooler acelerando e a XXX Edition esquenta bem mais que a Black Edition e eu não sei porque, tenho dois GADGETS que mostram a temperatura das placas e geralmemente se mantém iguais, acho que a mais fria assume mais trabalho que a mais quente para manter as temperaturas equivalentes. Já em jogos é que acontece o problema, a XXX Edition esquenta quase 15 graus a mais. Estou pensando em trocar pois ainda está na garantia, trata-se de uma XFX que tem garantia vitalícia se não me engano e 1 ano da loja.

Devo avisar que o fato de você ligar o pc e o cooler da VGA ir para o máximo é normal, acontece com as minhas duas também, o que não entendo porque uma fica tão mais quente que a outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, mas pelo que eu vi sua placa tava aquecendo gradativamente.

A minha é (era) algo impressionante. No windows ela fica em 50C. Basta eu apenas começar a ver um vídeo no Youtube que a temperatura parte desses 50C pra 100C, até 104C. Nisso, o cooler obviamente dispara, a imagem fica cheio de chuviscos com pontos coloridos por toda a tela e depois de uns 10 segundos ela desliga e o PC morre.

O que acontece é que a placa tá com algum tipo de curto-circuito nela que ela fica completamente maluca.

Já fiz de tudo o possível mas nada. Eu tenho um olhar muito lego sobre o assunto de eletrônica mas em um desespero eu abri a placa e olhei dentro tin tin por tin tin e nada me pareceu anormal.

O f...é que que não tenho garantia dessa placa então parece que meus bons dólares que eu paguei nela foram pro lixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Ei nikos, se você tem a nota, corre atrás para troca-la.

Eu peguei a poquissimo tempo a hd6970 xxx da xfx, e quando esta no windows a temperatura da GPU fica entorno dos 50°C . Quando jogo um Bad Company da vida ela vai para absurdos 90°C. Revirei a net em busca de respostas, mas o que costumo ler são problemas de driver.

Bem, se é um problema de driver queria saber qual driver deverá ser instalado para corrigir, pois ninguem falou. Já tentei o do cd da placa, o atualizado da xfx. Mas o que estou louco de raiva é que a xfx não responde os meus contatos! Não sei como fazer (igual o que você disse) porque para você aparentemente é problema de hardware já o meu é "driver". Mas com sua troca é bem provavel que tenha os mesmos problemas que eu.

Alguem tem uma luz, tocha, lanterna, laser, isqueiro,... ALGO que possa nos ajudar na questão de problemas de driver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Então, até a versão 11.3 do catalyst, existia um bug que surgiu após o 10.11 "acho, não me recordo" que deixava sua vga com 99% de uso sem fazer absolutamente nada, onde subia a temperatura da placa e até causava travamentos em casos comentados, mas arrumaram o problema com o lançamento do 11.4 ocl. Mas como você disse que ja testou o lance dos drivers, o jeito seria o RMA.

Curioso que eu to aqui com uma dúvida inclusive sobre este modelo da MSI. Eu tenho aqui uma 5870 Vapor-X OC, que veio com DirT2, e queria a opnião de vocês, se compensa trocar por uma MSI 6970-2PM2D1GD5. Não que a 5870 não atenda ao que eu preciso, pois ela é parruda e não esquenta nem com reza, seria mais para entrar nessa nova geração da ATI. Uma 6990 sai um pouco do alcance do bolso por enquanto, mas uma 6970 ja estaria de bom tamanho. O que acham? Nem tenho uma preferência por ser MSI ou não, outros fabricantes também são bem vindos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, até a versão 11.3 do catalyst, existia um bug que surgiu após o 10.11 "acho, não me recordo" que deixava sua vga com 99% de uso sem fazer absolutamente nada, onde subia a temperatura da placa e até causava travamentos em casos comentados, mas arrumaram o problema com o lançamento do 11.4 ocl. Mas como você disse que ja testou o lance dos drivers, o jeito seria o RMA.

Curioso que eu to aqui com uma dúvida inclusive sobre este modelo da MSI. Eu tenho aqui uma 5870 Vapor-X OC, que veio com DirT2, e queria a opnião de vocês, se compensa trocar por uma MSI 6970-2PM2D1GD5. Não que a 5870 não atenda ao que eu preciso, pois ela é parruda e não esquenta nem com reza, seria mais para entrar nessa nova geração da ATI. Uma 6990 sai um pouco do alcance do bolso por enquanto, mas uma 6970 ja estaria de bom tamanho. O que acham? Nem tenho uma preferência por ser MSI ou não, outros fabricantes também são bem vindos.

Eu acho que não vale a pena migrar da 5870 pra 6970, somente se fosse para a 6990 ou dual GPU.

Com a 5870, só vai valer a troca na série 7000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...