Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida - Slot PCIe 2.0


Gennari

Posts recomendados

a placa de video está no primeiro slot PCIe ??

e qual o modelo da placa-mãe?

Evamper, minha placa mãe é uma Asus M4A89GTD PRO USB3. Ela tem 2 slots PCIe, um cinza e um azul... no manual, diz que o cinza é 8x e o azul é 16x, e no caso os 2 ficam em 8x quando trabalhando em crossfire.

eu não tenho crossfire, porém a minha placa de vídeo está no slot azul... Essa placa da Asus vem com vídeo onboard, e uma "VGA genérica", uma mini placa de vídeo que você tem que deixar instalada caso não tenha nenhuma outra solução de vídeo mais avançada.

No próprio manual da placa, explica que, para rodar em 16x, você instala a placa no slot azul, e deixa essa "mini VGA" da Asus no slot cinza. Já testei com e sem essa mini VGA, e das duas formas o barramento fica em 8x... Pode ser que eu esteja sendo meio burro, pois não tenho muita experiência nessas coisas, só o básico, mas gostaria de poder aproveitar minha placa 100%, e não "metade" dela... Talvez não de um ganho muito grande de performance mudando de 8x para 16x, mas não custa tentar...

Só para constar, o modelo da minha placa é HD Radeon 6850, da HIS.

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blackbird, não cheguei não...

O que eu cheguei á fazer foi trocar de slot, pois na minha placa mãe existem 2 slots PCIe, porém deu na mesma... eu estava com o catalyst 10.10, instalei o 10.12 e também não resolveu nada...

No catalyst porém está escrito assim, na parte que diz respeito ao "hardware gráfico" :

Configuração de barramento máximo - PCIe 2.0 x8

Será que isto indica então que a placa que se limita a apenas 8x de barramento? Mesmo sendo PCIe 16x ... Não sei porque está assim... Já tentei procurar na setup da Placa mãe e nada, não encontrei nenhuma opção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu puxei o manual da placa-mãe e pelo que vi voce está fazendo tudo certo

então o que eu posso sugerir é mudar a velocidade do slot PCIe manualmente, pelo Setup da BIOS

eu tenho 2 desktop e vi que o lugar que muda a velocidade do slot são em lugares diferentes, então vou mostrar o caminho dos 2 (provavelmente o seu é igual ao meu AMD)

AMD

img0243mj.th.jpg

img0244l.th.jpg

img0245cw.th.jpg

img0246q.th.jpg

Intel

img0240yt.th.jpg

img0241hq.th.jpg

img0242io.th.jpg

3

ai é só procurar a opção de deixar o slot em 16X

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Evamper, problema resolvidoo :lol:

vi suas ss, mas na setup da minha BIOS é um pouco diferente... até a parte do chipset é igual, mas como a minha tem vídeo onboard, após entrar na aba chipset a config é um pouco diferente, não sei se a sua é offboard, e por isso tem aquela opção de setar a velocidade manualmente...

acontece que pesquisei mais um bocado pela internet, pelo manual da placa e na propria placa mãe...

o slot azul é realmente o de 16x em single... tirei e retirei a placa várias vezes, mudando de slot e vice-versa, testei de todos os tipos possíveis... e sempre ficava em 8x... eu já tava desesperado, deixei novamente como pedia a instrução, a vga normal no slot azul e a mini vga que vem com a placa no slot cinza... quando fui reiniciar o sistema, apareceu uma mensagem de erro de boot, isso me deixou 5x mais frustrado... depois dessa mensagem de erro, apareceu duas opções de recuperação, eu escolhi a "recomendada" e recuperei o erro... quando o sistema iniciou (windows 7 ultimate 32bits), a resolução estava bugada, toda grande... apareceu outra mensagem, dizendo que o drive estava desinstalado e tal... chequei isso e o catalyst estava instalado, normalmente... baixei separadamente os drivers do site da AMD (catalyst 10.12, mais recente), até o OpenCL 4.1, que eu não tinha, e instalei tudo novamente, removendo a versão anterior.

Reiniciei o sistema e quando fui ver pelo GPU-Z, x16...

Foi um sufoco, não sei porque todo esse processo, e não sei se seria mesmo necessário tudo isso... visto que ao meu ver, seria apenas espetar no slot e ele reconhecer automaticamente a velocidade... mas enfim...^_^

fico imensamente grato pela força e pela luz que você me deu!

espero poder retribuir algum dia com alguma dúvida!

Abraços! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...