Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte 12V sem C.I regulador.


felipe236

Posts recomendados

sim eu pensei nisso também. mas queria saber se o esquema estar ok! e se alguem tem mais alguma sugestão pois pretendo deixar o esquema aqui depois para judar outros,

eu ainda tenho que fazer a pcb e será que exagerei no circuito tem dois capacitores na saída :D

e não entendi 100% aquela resistencia de 0,47ohm por acaso o trasistor quando entrar em curto ele vai abrir a resistencia fechando a saida e protegendo o resto do cicuito?:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
eu ainda tenho que fazer a pcb e será que exagerei no circuito tem dois capacitores na saída

Sim, 2 x 220 uf na saída representa um exagero só justificável se sua carga necessita dessa capacitância dai, o que é muito difícil.. Um capacitor de 100 uF x 25 Volts na saída e outro do mesmo valor em paralelo com o zener farão melhor por sua fonte que esses dois dai. É usual se colocar um capacitor de 100nF x 250 Volts em paralelo com esse capacitor de 100 uF também na saída. A função dele é atenuar oscilações de alta frequência baseadas na indutância série que um capacitor de 100uF tem naturalmente..

e não entendi 100% aquela resistencia de 0,47ohm por acaso o trasistor quando entrar em curto ele vai abrir a resistencia fechando a saida e protegendo o resto do cicuito?:confused:

Se fosse essa sua função ele se chamaria de fusistor e não resistor..

Quando a corrente que circula por esse resistor (toda a corrente de saída) ultrapassar um valor que cause nesse resistor uma queda de cerca de 0,6 Volts a junção base emisor de Q4 ficará polarizada e levará esse transistor a condução, "roubando" corrente, via resistor de 1.500 ohms da base de Q2, fazendo com que esse transistor conduza menos e desse modo também o transistor de saída conduza menos.. Se a corrente no transistor de saída cair, cai a tensão sobre o resistor de 0,47 ohms. Na prática o circuito se ajusta num ponto de equilíbrio, chamado de limitação de corrente..

A corrente em que começa a atuação do limitador de corrente é de 0.6 Volts sobre o resistor de 0,47 ohms. Desse modo a corrente de saída em que isso acontece é de 0,6V/0,47 ohms = 1,28 Amperes.. Essa é a corrente limite, mais ou menos, dessa fonte dai..

É um princípio ativo e não uma questão de estado (no caso de fusível). Retirado o curto circuito a fonte volta a funcionar normalmente..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me surgiu mais uma dúvida. Para se fazer uma fonte variável com esse mesmo circuito basta trocar o resistor R3 (parte do divisor que vai ligado ao positivo) por um potênciometro para variar a sua tensão, pois o resistor R8 (parte ligada ao negativo) vai se comportar como uma fonte de corrente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 x 220 uf na saída representa um exagero só justificável se sua carga necessita dessa capacitância

220 eu coloquei 2.200uf!!! esse circuito estar usando capacitores acima de 1000uf!:unsure:

No C3 e C5 cermamico ou poliester qual sai melhor?(renomeei os componente por motivo de organização:D)

entendi a função desse reisistor agora:D , quanto ao trafo eu ia comprar amanha mas parace que tem justamente o que quero dentro de um receptor de antena parabólica que eu tinha aqui:D

ele tem tres fios tanto na entrada quando na saída(total de 6 fios) e é chaveada 110/220V mas não tem falando nehuma imformação sobre sua corrente, mas ele é bem robusto e na placa do receptor tem escrito+12V

mas como tem 2 fios vermelhos e 1 preto suponho que seja um 12+12 so de 500ma ou 2 de 500ma?

EDIT: Eu to usando o 1n4007 na retificação e a saída fico muito alta! 12,740V! vou ter que ajusta os registores de novo. (afinal qual saida média ideal abaixo de 12,500V????)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não costumo utilizar simuladores, mas dessa vez utilizei um só para fazer o teste de uma fonte dessas simples. Eu projetei para que o zener fosse alimentado com 15mA, no divisor ficasse algo em torno de 10mA e que a corrente de polarização do transistor de erro ficasse em 2mA. Fiz uma tenbsão de entrada e adicionei um ripple.

O circuito se comportou muito bem, e as tensões e correntes se manteram bastante constantes. Fiz o teste e pela resposta do simulador, basta trocar o resistor R4 por um potênciometro que fazemos uma fonta variável.

fonte_realimentacao.jpg

EDIT: Desculpem o pequeno erro, mas a frequência do ripple é 120Hz. Isso nao interfere no circuito como um todo, mas é bom saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não teria que trocar o Q3 por outro, pois quando reduzimos o potenciometro, vai ser jogado tudo em cima desse trasistor não:confused:

outra coisa quis colocar um potecimetro no meu também mas ele não consegue reduzir a tensão so abaixa até 7 volts.

queria colocar também um potencimetro quando eu pegar a nota do curso pois eu vou apresentar ela com tensão fixa.

Ah alguem tem ideia daquele trasformador que postei??????

Acabei de fazer a PCB mas queria respostas sobre o trafo:D

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Acabei de fazer a PCB mas queria respostas sobre o trafo:D

Falou

Respostas sobre o quê??? Não fizeste pergunta alguma!!!

Veja ai o que colocaste acerca do trafo..

"quanto ao trafo eu ia comprar amanha mas parace que tem justamente o que quero dentro de um receptor de antena parabólica que eu tinha aqui:D

ele tem tres fios tanto na entrada quando na saída(total de 6 fios) e é chaveada 110/220V mas não tem falando nehuma imformação sobre sua corrente, mas ele é bem robusto e na placa do receptor tem escrito+12V

mas como tem 2 fios vermelhos e 1 preto suponho que seja um 12+12 so de 500ma ou 2 de 500ma? "

Cadê a(s) pergunta(s) sobre o trafo???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respostas sobre o quê??? Não fizeste pergunta alguma!!!

Veja ai o que colocaste acerca do trafo..

"quanto ao trafo eu ia comprar amanha mas parace que tem justamente o que quero dentro de um receptor de antena parabólica que eu tinha aqui:D

ele tem tres fios tanto na entrada quando na saída(total de 6 fios) e é chaveada 110/220V mas não tem falando nehuma imformação sobre sua corrente, mas ele é bem robusto e na placa do receptor tem escrito+12VColoquei as imagens la e ela é bem robusta! e é 100/220 para 12+12 eu acho pois a placa recebe 12V

mas como tem 2 fios vermelhos e 1 preto suponho que seja um 12+12 so de 500ma ou 2 de 500ma? "

Cadê a(s) pergunta(s) sobre o trafo???

incrivel o que a falta uma unica letra faz kkkk o "?" (interrogação):D

é sim eu queria saber se ela pode ser usada em 24Volts e sua corrente se é 500ma ou é 500ma de cada lado(1A)

coloquei as fotos la post...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
incrivel o que a falta uma unica letra faz kkkk o "?" (interrogação):D

é sim eu queria saber se ela pode ser usada em 24Volts e sua corrente se é 500ma ou é 500ma de cada lado(1A)

Queria saber se ela pode ser usada em 24 Volts... Ela quem??? A interrogação??? A fonte??? A chave seletora??? A antena parabólica???

Como em seguida citas 500mA, deves estar querendo falar a respeito do transformador certamente (informo-te que transformador é uma palavra masculina, portanto ele, o transformador..)

Mais uma vez vamos ver os dados por ti fornecidos...

"não tem falando nehuma imformação sobre sua corrente..."

Dessa citação sua se depreende que não temos informação nenhuma sobre a corrente desse transformador, correto???

Segue..

"mas como tem 2 fios vermelhos e 1 preto suponho que seja um 12+12 so de 500ma ou 2 de 500ma? "

Dai se depreende que supuseste ou ser, o secundário, de 12+12 Volts, por 500 mA ou dois secundários de 12 Volts x 500 mA..(dai me parece deveria ter 4 fios não concordas??)

Mas se a suposição é sua, e tem duas opções, pergunte a si mesmo qual a correta, ou tu achas que pela cor dos fios, ou pela foto do transformador em cima da tua mão vai dar para saber a corrente??? ou a topologia do secundário... Nem que fosse vidente!!!

Os outros dados, na segunda foto, nada, absolutamente nada tem a ver com o transformador e sim dizem respeito a tomada que alí se vê...

Desse modo ainda não sei qual a pergunta.. O que realmente queres saber sobre o transformador, que alguém de longe, lendo os dados fornecidos por ti, consiga inferir...

Finalmente...

"coloquei as fotos la post..."

Esse dai é para encerrar com chave de ouro..

Colocaste que fotos??? Ah! as fotos do transformador certamente, as vi...

Colocaste-as "la post" ???

Isso dai é um modo novo de colocar fotos???

O que significa "la post" ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"la post" eu quis dizer "la no post!"

mas eu descobrir, através do multimetro e um amperimetro emprestado, é um trafo de 500ma 12+12 ( o fusivel é de 0,5a).

Desculpa pelo "gigante" mau entendido:D

eu ja fiz a PCB ,agora eu lembrei do detalhe ao colocar os dissipadores para eles, pois vou usar um unico dissipador para todos que eu encontrei em uma fonte ATX velha

alguns deles presisam ser isolados no dissipador?(como ocorre em alguns em uma Fonte ATX)?

estou usando agora trasistores TIP41 e BD243C

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, quando a fonte variável, é só colocar potenciometro né? Dai ela varia da tensão do zener + vbe até a tensão máxima la do potênciometro né???

Para reduzir essa tensão mínima pode-se ligar o emissor no terra?

A tensão de referência sempre é igual a tensão zener + Vbe do amplificador de erro. A tensão zener, se escolhida uma tensão em torno dos 6 Volts (que apresenta um drift pequeno de sua de tensão por de temperatura), se bem polarizado, acaba variando muito pouco essa sua tensão. A barreira Vbe tem uma variação de tensão em função da corrente e da temperatura bem mais significativa que do próprio zener.

Quando usar somente a tensão Vbe (colocando o emissor na massa) a qualidade da tensão de referência cai muito se comparada com o somatório Zener + Vbe. Desse modo, se necessitares que a tensão de saída seja ajustável desde o valor mais baixo, a melhor maneira de se fazer isso dai é criando uma tensão de referência negativa bem estável, para pré polarizar um zener com valor em torno de 6,2 Volts.. Se essa tensão negativa for de -6,2 Volts, o resultado da tensão de referência vista pela fonte será de -6,2 + 6,2 + 0,6 = 0,6 Volts. que será também a menor tensão de saída da fonte..

Tente imaginar o valor do divisor de tensão da saída se a tensão de referência for de zero volts. O resistor do alto teria algum valor e o resistor de baixo teriam um valor tendendo a zero.. Mas zero volts é um curto..

Veja que a estabilidade do circuito poderá ficar prejudicada pela razão dos resistores desse divisor de tensão...

alguns deles presisam ser isolados no dissipador?(como ocorre em alguns em uma Fonte ATX)?

estou usando agora trasistores TIP41 e BD243C

Veja que o Tip41 tem seu coletor ligado a carcaça do mesmo. Se não o isolares do dissipador, esse dissipador ficará com a máxima tensão da fonte, a tensão lá de entrada. Isso pode não ser problema se nada mais encostar nesse dissipador. Isso vai depender de sua montagem ai..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo.

Bom, mas então como são feitos os reguladores (em suma) comerciais? Eu procurei o diagrama interno e ele é bastante complexo. E como pode-se gerar essa tensão negativa sem usar uma derivação do transformador?

Obrigado por tudo, no geral eu ja entendi o funcionamento, estou perguntando mais por curiosidade pois gostei bastante do assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom, mas então como são feitos os reguladores (em suma) comerciais? Eu procurei o diagrama interno e ele é bastante complexo. E como pode-se gerar essa tensão negativa sem usar uma derivação do transformador?

Os reguladores comerciais também tem sua variação permissível a partir de um valor de tensão.. Por exemplo o LM317 pode variar sua tensão de saída a partir de 1,25 Volts para mais.. Não vão ao zero Volts.

Se quiseres ir até o zero tens de fazer algo assim:

Fontede0a25VoltscomLM318.jpg

Para se conseguir tensões negativas sem o auxílio de um enrolamento do transformador se pode usar algum circuito com diodo e capacitor, um dobrador ou triplicador de tensão inversor. Claro, tem de alimentar o mesmo com uma corrente alternada ou no mínimo pulsante, o que pode ser feito com um 555 por exemplo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sim, mas por exemplo, considerando o vbe 0.65, o zener de um LM317 seria de 0.6V, valor inexistente comercialmente. Por isso queira saber qual seria a técnica para se obter um valor menor de tensão minima e manter a estabilidade da tensão de referência.

Na página 15 desse manual você poderá ver a topologia interna de um regulador LM317. Verá que o mesmo usa uma topologia completamente diferente da simplificada fonte de tensão que foi feita aqui nesse tópico.

http://www.national.com/ds/LM/LM317.pdf

Não raciocine com a cabeça pensando nessa fonte se quiseres analisar a topologia de um LM317.

Quanto aos diodos zener usados no mesmo, note que são na sua totalidade de tensões próximas aos 6 Volts, como já disse, tensão essa muito propícia para a estabilidade da tensão zener..

Para entender o funcionamento do LM317 sugiro antes muito, muito estudo de circuitos elétricos e uma dedicação bastante grande..

Prefiro gastar meu tempo em entender, junto ao datasheet, seus parâmetros, suas limitações, suas implementações. Dá muito mais lucro... Por R$ 1,00, na loja, se compra um LM317 com todo aquele diagrama lá implementado, testado e em pleno funcionamento..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certamente faller, se eu for usar em qualquer aplicação irei pegar o regulador pronto. Muito mais confiável e barato. Porém, apesar de fazer curso, eletrônica é uma coisa que me diverte, gosto muito, por isso eu procuro saber dos mais variados tipos de circuitos puramente por curiosidade. O caso dessa fonte é um exemplo simples.

Se eu for fazer uma para mim, irei utilizar aquele teu esquema com o LM338K, que suporta até 5A. Você fez os testes todos, eu acompanhei tudo e a qualidade é excelente. MAs como disse, adoro aprender coisas novas. Quando a estabilidade zener, sem dúvida que quanto mais próximo de 6V melhor. Inclusive um tempo atras tive de fazer uma fonte de corrente crava em 30mA (sem variar nem 2 casas após a vírgula) e tive que utilizar um zener de 6V, além de um outro de 8V para alimentar o primeiro, pois o ripple da alimentação era por ordem de 6V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu tava ja fazendo a pcb e não encontrei um trafo de 24V!!. pois com ele a fonte entregava 12V

acabei lembrando do dobrador de tensão, assim eu poderia usar o trafo de 12V que ja tenho aqui;)

o que vocês acham?

se eu for usar em qualquer aplicação irei pegar o regulador pronto. Muito mais confiável e barato.

Sim, eu também! Mas acontece que ele não deixou usar nehum c.i (ele ta testando o pessoal e tenho certeza que ele quer quebrar nosso cerebros :D

mas se eu fizer uma fonte para mim eu uso um c.i que é mais barato, pratico e seguro.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o dia ta chegando:D

queria saber se colocar o dobrador de tensão seria viavel pois não encontrei um trafo 24V Acessível(custava todo o orcamento-_-)

como eu ja tenho um aqui de 12V (12+12) tive a ideia de colocar um dobrador de tensão.

mas o que seria melhor? o dobrador ou um trafo 24V?

seria uma boa colocar um dobrador de tensão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
como eu ja tenho um aqui de 12V (12+12) tive a ideia de colocar um dobrador de tensão.

mas o que seria melhor? o dobrador ou um trafo 24V?

seria uma boa colocar um dobrador de tensão?

Se tens um transformador com enrolamento 12+12 de secundário, então tens 24 volts ai.

Basta abandonar a retificação com dois diodos e colocar uma ponte de diodos tomando a tensão das pontas extremas desse secundário..

Veja o que tens, sendo V2 a tensão de 12 Volts:

Retificaodeondacompleta.jpg

Veja como deves fazer para obter 24 Volts:

Retificaocompontedediodos.jpg

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas fazendo isso a corrente se divide certo?

como eu tenho um 12+12 de 500ma ficaria so com 250ma?

acho que vai ser muito pouco para o teste.

ligando ele para ter 12V com o drobrador = + -24V eu teria seus devido 500ma?

Sim, se ele é 12+12 x 500 mA para retificação com dois diodos, em onda completa ele pode oferecer 12 V x 0,5A = 6 Watts. Quando oferecer 24 Voltrs ele só poderá ofertar 6/24 = 250 mA.

Se fizeres um dobrador de tensão o efeito é o mesmo, caso fosse diferente, eu poderia fazer inúmeros dobradores até chegar em 1000 Volts x 500 mA o que daria uns 500 Watts ou seja, teria criado energia..

De qualquer modo a solução mais prática, rápida e segura é colocar 4 diodos ai, retificar os 24 Volts em onda completa e tolerar uma corrente de saída de 250 mA. Ou comprar um transformador novo da potência que quiseres. Fora disso é invenção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok! vou usar com 250ma mesmo.

(apesa dela aguentar até 1A com folga segundos os calculos :D)

postei o esquema final no imageshack para poder ajudar outros um dia;)

eu ja enviei o esquema para o meu prof (soube que era pra ter enviado na quinta feira:p) pra ninguem enrolar ele na pratica.

agora é só botar a mão na massa para tirar essa fonte do papel;)(fico parecido com um primario de uma fonte ATX :D)

mais uma vez obrigado faller e obrigado a todos também

Falou

http://img269.imageshack.us/i/fonte12vestabilizadaat1.jpg/

post-745498-13884958211856_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...