Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

M3A78-EM "New CPU is inserted in your system"


Arcannos

Posts recomendados

Bom tenho essa placa a mais de um ano, ela sempre teve o problema de hora/data resetando, quanto a isso tentei de tudo e desisti, só isso deu para aguentar, mas agora nos últimos dias vem aparecendo essa mensagem "New CPU is inserted in your system" quando inicio, e logo abaixo apert f1 para setup e etc, eu poderia simplesmente ignorar isso também como todas vezes e só consertar a hora e data, mas o processador ta esquentando muito também depois disso, o máximo dele é 65º e já chegou a 80º, algo que nunca tinha visto, não é problema de refrigeração antes que alguém argumente isso.

Desde já agradeço as respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa mensagem "New CPU is inserted in your system" indica que um novo processador foi colocado... a menos que voce tenha trocado de CPU, esse é um problema da placa mãe ou do processador,

Quanto ao super-aquecimento, voce disse que não é problema de refrigeração, presumindo que voce ja tenha trocado a pasta térmica, limpado os coolers, e verificado se o mesmo esta bem fixado; então,

O problema é na placa mãe que deve estar com problemas na BIOS e falhando em identificar o processador e mandando um clock/tensão mais alto, ou fazendo o cooler rodar muito baixo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não troquei de CPU não, mesmo de sempre.

Isso mesmo, o cooler ta rodando abaixo do normal, fui perceber depois, mas só que já atualizei a BIOS ontem e continuou assim ainda, o que posso tentar mais? Também acho que o Cooler de "alimentação" também ta baixo, tem como ser a fonte, com poeira sei lá? E causando tudo isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma limpeza da fonte, se ela estiver muito suja, pode ajuda-la a trabalhar mais fria, mas esse tipo de problema é típico da placa mãe, ela que controla a rotação dos coolers conforme a temperatura do processador...

Você pode entrar no setup e tentar ajustar as configurações do Smart Q Fan para fazer o cooler rodar no máximo quando passar de 60°C, ou desabilitar a função Smart Q Fan, o que faria o cooler rodar no máximo sempre...

Quanto ao cooler da fonte, é normal ele rodar baixo quando o PC estiver exigindo pouca potência da fonte, para reduzir o barulho...

Quanto ao problema da data e hora, Isso pode atrapalhar pois a BIOS pode não estar salvando as configurações... você verificou a posição do Jumper Clear CMOS? ou se ele não esta ausente? você verificou se a bateria não esta sem carga, ou ligada invertida? Pode ser que a capacidade de fornecimento da linha +5 Vsb da fonte tenha sido excedida, pricipalmente se as portas USB estiverem jumpeadas paras mater os perifericos USB ligado quando o micro estiver desligado (o mouse fica acesso)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...