Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Baterias!!!!


Reippers

Posts recomendados

Boas galera!

Galera esses dias chegou em minhas mãos o meu celular novo um Samsung GT-B3410. Vejo muitas pessoas falando sobre o assunto das primeiras cargas da bateria, acredito que cada um tenha um modo de diferente de pensar no mesmo.

Então coloco a questão para todos, será que há mesmo a necessidade de deixar a bateria carregando por mais tempo nas 3 primeiras cargas.

Exemplo: 8 horas.

Ouço disser que as baterias (não sei se no geral), não saem de fabrica com a capacidade total, então esse seria o motivo de deixar elas carregando por mais tempo nas primeiras recargas.

Esse fato é verdadeiro, é abrangente para todas as baterias, isso não tem nada a ver???

Abraço, boas festas a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que essa questão passa da simples eletrônica. É uma questão para ser explicada quimicamente, creio eu. O fato é que, ao meu ver, seria lógico que as baterias novas fossem submetidas à carga por tempo suficiente para que ela se carregasse. Mas sou do seguinte pensamento: quando uma grande empresa desenvolve um produto, ela tem a responsabilidade de fazer todos os testes para garantir a qualidade, segurança do usuário e durabilidade do produto. Por isso eu defendo que, se o fabricante de um produto diz que eu devo proceder de uma forma, é inteligente cumprir o que ele diz. Para eu questionar uma determinação de um fabricante, eu precisaria fazer testes e constatar cientificamente que o fabricante está errado. Como eu não possuo um laboratório de testes, prefiro seguir o que o fabricante diz, até que se prove o contrário. Boas festas para todos e cuidem bem dos seus presentes eletroeletrônicos:D!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é amigo AlexSM, eu penso como você, mais os buatos são tantos por ai que ficamos sem saber o que fazer. No manual do celular diz que é para colocar ele carregando e quando o símbolo da bateria estiver carregado, a bateria estará carregada.

Uma coisa que já reparei em alguns aparelhos de celulares é que quando ele da a mensagem de carregado, e você retira o cabo do carregador por um instante e volta com ele, o mesmo continua carregando. Assim podemos pensar que a bateria não foi totalmente carregada, então surge o assunto de deixar carregar por mais tempo.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem como carregar "acima" dessa forma quando a bateria completar o carregador é desligado.

isso é valido para carregadores de pilhas onde o mesmo fica sobre carga mesmo apos ter completado, assim ela é "esticada" até o seu limite logo na primeira carga.

a bateria do seu celular vai ter sua capacidade maxima quando for carregada e descarregada durante seu tempo de uso amigo.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que a explicação seja a seguinte: Uma bateria funciona como um zener e em geral, os carregadores fornecem uma tensão um pouco maior que a nominal. Por isso mesmo que a bateria esteja carregada, no instante que ligamos o carregador ao aparelho, há um aumento brusco na corrente, o que faz com que o circuito entenda que a bateria está com pouca carga.

Isso é o que eu creio acontecer. Me corrigam se estiver errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zener ou diodo zener, é um componente eletrônico usado muito para estabilizar uma tensão.

Quanto a você desconectar a bateria e a conecta em seguida, se o carregador começar a carrega-la não tem nada de errado. O carregador da minha máquina fotográfica não avalia a quantidade para carregar a pilha. Ela tem apenas uma carga de 9 horas e depois desliga. Assim que carregada a pilha, se eu conectar de novo no carregador, mais 9 horas de carga... Posso danificar minhas pilhas. O correto mesmo é você usar seu aparelho e ver quanto tempo dura a sua bateria, sendo provável até que o desempenho dela aumente com o tempo, mas nunca, nunca despreze o manual do fabricante. é de interesse dele aumentar a qualidade do seu produto. Mesmo que um vendedor "entendido" lhe diga o contrário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zener ou diodo zener, é um componente eletrônico usado muito para estabilizar uma tensão.

Quanto a você desconectar a bateria e a conecta em seguida, se o carregador começar a carrega-la não tem nada de errado. O carregador da minha máquina fotográfica não avalia a quantidade para carregar a pilha. Ela tem apenas uma carga de 9 horas e depois desliga. Assim que carregada a pilha, se eu conectar de novo no carregador, mais 9 horas de carga... Posso danificar minhas pilhas. O correto mesmo é você usar seu aparelho e ver quanto tempo dura a sua bateria, sendo provável até que o desempenho dela aumente com o tempo, mas nunca, nunca despreze o manual do fabricante. é de interesse dele aumentar a qualidade do seu produto. Mesmo que um vendedor "entendido" lhe diga o contrário.

Amigo rafael, obrigado pela explicação do Zener.

Pois então o meu celular chegou nas minhas mãos na terça-feira (se não me engano), e nesse momento está carregando, vou deixar carregar como diz no manual e ver quanto tempo dura a carga. Postei a mesma dúvida em outro forum (mais direcionado para celulares), la quase todos dizem que é bom deixar a bateria por mais tempo nas 3 primeiras cargas.

Mais... como esse aparelho não é nada barato, vou seguir o manual mesmo!

O que deveria acontecer era todos chegarem em um bom senso para evitar essas dúvidas que vivem nos perseguindo.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafeldi, qualdo alguém lhe disser qualquer coisa que va de encontro com o próprio fabricante, de qualquer produtos, pessa a essa pessoa dados técnicos e cientificos do porque fazer diferente do manual. Te garanto que a maioria dos "zé ruelas" não terão resposta. Faça o que o fabricante lhe indica e, se nada tiver errado, provávelmente trocarás de celular antes de trocar de bateria.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é amigo rafael entrei em contato com o fabricante, disseram que esse procedimento é desnecessário, mais mesmo que seja feito em poucas vezes não acarretara problemas ao aparelho, somente feito em varias vezes repetidas sim! Poderá ocorrer problemas com o mesmo.

Bom galera meu caso foi resolvido, agradeço a todos que me deram as dicas, algum moderador por favor coloque o tópico como resolvido.

Forte abraço, boas festas a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...