Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desliga quando mais de 2 núcleos estão ativados


markcobain

Posts recomendados

Boa noite pessoal,

Há uns 2 meses montei minha máquina e comecei a enfrentar alguns problemas de desligamento aleatório, mas sempre no navegador da Internet (aconteceu o mesmo no IE e Firefox) com uso do Flash Player. Bom, depois de quebrar a cabeça, rodar o Prime95, entre outros testes, resolvi desabilitar todos os núcleos (deixando apenas 1 - o #0) na BIOS e os problemas pararam. Depois de um tempo, habilitei mais um (o #1), também sem problemas. Quando habilitei um 3º (o #2), o desligamento voltou a aparecer! Para investigar se o núcleo poderia estar com defeito, desabilitei esse e habilitei um outro (o #3) e também desligou, ou seja, concluí que o problema ocorre quando mais de 2 núcleos estão ativados!

Alguém pode me ajudar, isso seria defeito da minha MOBO então?? Será que tem como eu fazer ajustes na BIOS pra resolver isso?! Aquecimento não é, porque monitorei as temps sem problemas. O estranho disso é que cheguei a rodar o Prime95 por umas 4h com os 4 núcleos ativados e não houve nada!!!

Config:

GIGABYTE 880GM-UD2H (BIOS atualizada)

ATHLON X4 635

2X2GB DDR3 1333 KINGSTON

HD SEAGATE 500GB 7200.12

DVD SAMSUNG

ICEAGE 450W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguém?! Por favor, quem tiver alguma ideia me ajude... Esse problema é realmente chato porque quero usar os 4 cores do processador e não posso!!!

Quanto mais cores ativos mais se consome? (nesse caso poderia se suspeitar da fonte? - apesar de em jogos ou stress test não ter desligado, é smp em algum site com Flash Player rodando)

Tem alguns ajustes que posso fazer na BIOS (undervolt no Vcore, coisas do tipo)? Me lembro que nas tentativas que fiz em dado momento consegui fazer com que reiniciasse em vez de desligar (acho que foi quando desabilitei o C1E e o C&Q, mas não tenho certeza). No momento atual, tô deixando todas as coisas em "manual", mas em normal (quando deixo em "auto", a BIOS seta o vcore pra 1,42 ao invés do 1,35v padrão do meu processador) e o C1E e C&Q ativados (em auto).

POR FAVOR, QUEM SACA DE BIOS SETTINGS TENTA ME AJUDAR AE!!! DE REPENTE FAZENDO ALGUNS AJUSTES (OU ATÉ mesmo UM OC) ESSE PROBLEMA DESAPARECE... QUALQUER SUGESTÃO É VÁLIDA!!

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...