Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refrigeração para um modesto PC


vsousa

Posts recomendados

Caros

Não tenho muito conhecimento no que diz respeito boa refrigeração de um gabinete. No entanto, pesquisei um pouco e tirei uma foto da parte interna do PC e da tampa que tem um pequeno acessório (acredito que para ajudar na ventilação). Também tenho uma imagem do software everest que mostra a temperatura de alguns componentes. Menos da placa mãe. Gostaria de saber se essas temperaturas estão normais e se trocar o cooler e acrescentar outro fan na parte traseira poderia melhorar a refrigeração desse gabinete. Desde já agradeço.

post-704626-13884958062569_thumb.jpg

post-704626-13884958063092_thumb.jpg

post-704626-13884958063475_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Sousa as temperaturas estão dentro do esperado para esse tipo de PC.

Mas com o passar do tempo elas podem vir a aumentar, para uma melhoria com pouco gasto seria recomendado duas coisas.

1. Instalar um fan frontal (caso ja nao exista) se possivel de 120mm, esse fan deve puxar ar externo fresco para dentro do PC (o fan traseiro que voce ja tem retira o ar quente). A instalacao de um fan geralmente 'e bem fácil e a maioria dos gabinetes ja tem um espaco reservado para ele.

2. Melhorar a distribuicao dos cabos internos. Isso vai melhorar a circulacao de ar interno e consequentemente a temperatura dos componentes em geral e nao apenas a do CPU. Espaco nao falta basta ter cuidado para nao estragar ou desconectar algum cabo por acidente, voce tambem pode puxar o seu HD um pouco para frente, para isso basta afrouxar um pouco os parafusos de fixacao.

Bem acho que essas duas medidas simples podem vir a melhorar bem a temperatura geral do seu pc, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá BetoUK

Obrigado pelas dicas. Achei que pudesse instalar outro fan (aliás esses fan são de 80mm?) na parte de trás. Vou tentar melhorar a distribuição dos cabos e colocar o HD mais pra frente. Com relação ao fan dianteiro, segue abaixo uma foto da frente do gabinete que é fechado mas tem um buraco na parte de baixo. Será que eu posso instalar mesmo assim? E no cooler do processador, não há necessidade de mexer?

Obrigado

post-704626-13884958064608_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso uma configuração parecida (Phenom II X4) e as temperaturas eram parecidas. Porém quando a temperatura aumentava o barulho do cooler box original começava a incomodar (por volta de 2300RPM). Troquei o cooler box AMD por um Cooler Master Hyper TX3 (por volta de R$60,00) e a temperarura girava em torno dos 40ºC (com o cooler-box era 45ºC). Quando coloquei duas ventoinhas traseiras de 80mm no modo de exaustão a temperatura ficou por volta de 38ºC (parece que com seu gabinete eu chutaria 35ºC!!!!).

As temper. irão mudar de gabinete para gabinete. No gabinete que estou usando a exaustão de ar é muito ruim (atrás só tem lugar para colocar duas fans de 80mm) e com o TX3 não fica espaço para colocar uma fan na lateral (e talvez nem o seu duto). Se você quiser ainda dá para colocar uma fan na parte da frente para "puxar" o ar frio para dentro.

Acho que você não tem necessidade de colocar uma ventoinha embaixo. Provavelmente só iria jogar poeira no PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vsousa, você poderia retirar o duto, pois agora a ventoinha do cooler (no caso o TX3) direcionaria o ar pra ventoinha traseira, que é de exaustão. Não teria mais a necessidade do duto para expelir o ar que sai do cooler atual.

Os coolers da Intel não são bons. Qualquer cooler razoável se sai melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então engfabio, Dei uma olhada no Cooler master Hyper TX3 e vi que ele tem de altura 13,6cm e meu gabinete tem 15.5cm de largura, então eu teria que tirar esse duto. Mesmo um pouco apertado no gabinete esse Cooler vai se sair melhor que o cooler original da Intel?

Obrigado

Não conheço o cooler da Intel (o meu é AMD) mas acredito que sim. Meu gabinete tem 17.5 cm de largura e o TX3 usa uns 14.50cm da placa até o gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o Cooler master Hyper TX3 e só estou esperando chegar. Para finalizar, gostaria de tirar algumas duvidas:

1 - Gostaria de saber se tem por aqui, nesse forum um tutorial de como trocar o cooler do computador. Pesquisei em outros sites e vi que temos que trocar a pasta termica tirando todo o excesso e aplicando uma nova.

2 - Como devo colocar a ventoinha que vem no Cooler master Hyper TX3 pois não sei se a função correta é tirar o ar do processador ou jogar o ar no processador?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- vsousa, se você procurar no youtube, você acha vídeos de como se aplicar a pasta térmica. Primeiro você tem que limpar o processador da pasta térmica antiga, de preferência com álcool isopropílico. Limpe também a parte do cooler que entra em contato com o processador. Após isso, aplique a pasta térmica.

2- A ventoinha tem que jogar ar no dissipador do cooler. O ar tem que está direcionado pro fan de exaustão traseiro do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende muito fabio, se as temperaturas estiverem muito altas proximas do limite do CPU a performance deve diminuir pelo stress que o CPU esta passando, caso elas estejao altas mas nada absurdo nao deve haver prejuízo no desempenho.

Trabalhar com temperaturas mais baixas sim garantem uma melhor longetividade dos componente, possibilidade de overclock e mais silencio ja que a fan do CPU vai trabalhar em uma velocidade menor.

Otimo trabalho souza esta de parabens e otimos resultados tambem, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui coloquei nos pés de borracha pés de feltro usados para ap. som, telefone, cadeira, etc (quadrados 2 x 2cm ou Redondos de diâmetro 2 cm). Dessa maneira, o computador ficou 1 cm acima da mesa (mas aqui não entra ar por baixo do gabinete). Foi mais pelo silêncio. Esse material absorve possíveis vibrações que antes sentia encostando na mesa. Ainda fica a sugestão de colocar quadrados de algum mouse pad que não é mais usado.

A vantagem do gabinete ficar apoiado nos pés de feltro também é a possibilidade de arrastá-lo com facilidade e sem riscar a mesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

vsousa

Existem mil maneiras de fazer isso, umas mais simples, outras mais complicadas,

levantei um gabinete fazendo um furo no centro dos pezinhos que já vem no

gabinete e prendi com parafusos uns pezinhos de borracha para aparelhos

elétricos/eletrônicos, com isso ficou mais ou menos 1,5cm mais alto, ou seja

2,5cm da mesa, mas já vi gente que colocou pedaços de cabo de vassoura cortados.

Boa sorte.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...