Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Disco Virtual - Programas e Localização


doraimom

Posts recomendados

Olá.

Eu vou formatar em breve meu notebook e ao invés de deixar uma partição com linux e outra com windows quero, dessa vez, rodar o windows dentro do linux.

Minha primeira pergunta é:

1) quais os melhores programas para criação de disco virtual para instalar o windows dentro do linux?

A outra é:

2) Onde esses programas criam o disco virtual? na raíz ( / ), ou em outro local como /tmp ou /boot, etc etc. Isso é muito importante para mim, pois eu preciso deixar essa localização com espaço suficiente em disco e provavelmente vou deixar ela também em uma partição isolada. Assim, se o programa de disco virtual instalar o windows no /boot (hipoteticamente), eu vou deixar o /boot em uma partição sozinho, separado do resto e com tamanho suficiente. Ao informarem o programa na pergunta 1, me informem, por favor, onde o programa que você indicou cria o disco virtual.

Obrigado a todos pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu conhesso o sun virtual box que se mostrou muito eficiênte o tempo todo que eu usei ele.

Nesse programa, como em outros talves, não é criado um local (tipo /boot) onde são depositados os arquivos do SO. Ao invés disso é criado um arquivo ".alguma coisa" que pode ser transferidos para outros computadores com o sun virtual box instalado através de um pendrive por exemplo. Na hora da montagem de um SO virtual ele particiona um pedaço do HD automaticamente sem comprometer os arquivos do ubuntu. Para a comunicação do ubuntu com o SO virtual é necessário instalar um patch no window$ e algumas configurações no Ubuntu (Coisas bem básicas). Tem tudo isso explicado (com muitas figuras:D) nesse link http://mestreasterisk.com.br/instalacao/instalacao-sun-virtual-box-parte-1/ e para a instalação do patch, quando o window$ for instalado aparece uma opção de inserir um disco virtual e dai você instala normal como se tivesse inserido um cd de verdade no PC...

Quanto a comunicação com a internet existem alguns detalhesinhos mas nada muito complicado. As vezes é automático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta. Eu já tinha ouvido falar desse programa.

Achei bem interessante a parte de fazer todos os arquivos do novo sistema operacional ficarem compactados em 1 único arquivo. Só não entendi essa parte de que o programa cria uma partição sozinho. Tem certeza disso? Vou dar uma olhada na documentação que me passou esse final de semana. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz um tempo que eu não usei ele mais,mas pelo que lembro tu não precisa particionar o hd. Na hora de montar o disco virtual, existem duas opções, uma é de reservar um pedaço do hd pra ele, e a outra é deixar expansivel (ele consome o hd a medida que tu for precisando de espaço). Essa ultima não é a mais recomendada pois volta e meia tu vai ter que desfragmenta o disco e ai sim pode da uns problema mais feio=).

Espero ter te ajudado

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu resolvi fazer o contrário do que me propus e instalei o linux dentro do windows usando o virtualbox. O Debian tava dando uns paus ridículos aqui na janela ai formatei de novo e deixei assim. Eu usei ele e ele não fez nenhum particionamento do meu disco. Ele simplesmente cria um arquivo. Vi essa opção que você falou de espaço fixo ou variável para o arquivo, mas não é para partição. Verifiquei minhas partições e como era esperado tá tudo do jeito que eu deixei após instalar o windows. É isso. Valeu pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...