Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com Phenom X4


Cookies1304

Posts recomendados

Olá eu sou novo aqui, eu comprei um Phenom X4 Black edition 3.4ghz, só que, o sistema tá detectando 800mhz, já fiz de tudo, desabilitei o Cool'n Quiet, troquei o multiplicador de clock, mas nada resolve, alguém pode me ajudar? Grato Desde já...

PS: Minha placa mãe é uma ASRock N68-S, tem socket AM3 e aguenta o phenom x4 ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cookies, eu tenho o mesmo processador que você, e o clock cai pra 800 mhz quando não está precisando muito do processador, é normal. Isso acontece pra economizar energia e pra esquentar menos o processador. Mas a partir do momento que você precisa dele, o clock sobe de volta pro normal e você tem o desempenho completo.

O clock volta pro nominal quando você precisa de desempenho, quando você abre algum jogo? Checou no CPU-Z?

Se ele não sobe o clock de volta quando você precisa, veja se o Windows não tá gerenciando a energia, de forma a reduzir o clock do processador. É o Windows 7?

Se for, faça isso: vá em Painel de Controle > Sistema e Segurança > Opções de Energia.

Veja se não está em "Economia de Energia". Se estiver, troque pra Equilibrado ou Alto Desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cookies, eu tenho o mesmo processador que você, e o clock cai pra 800 mhz quando não está precisando muito do processador, é normal. Isso acontece pra economizar energia e pra esquentar menos o processador. Mas a partir do momento que você precisa dele, o clock sobe de volta pro normal e você tem o desempenho completo.

O clock volta pro nominal quando você precisa de desempenho, quando você abre algum jogo? Checou no CPU-Z?

Se ele não sobe o clock de volta quando você precisa, veja se o Windows não tá gerenciando a energia, de forma a reduzir o clock do processador. É o Windows 7?

Se for, faça isso: vá em Painel de Controle > Sistema e Segurança > Opções de Energia.

Veja se não está em "Economia de Energia". Se estiver, troque pra Equilibrado ou Alto Desempenho.

Não muda o clock, e eu já fiz isso... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá eu sou novo aqui, eu comprei um Phenom X4 Black edition 3.4ghz, só que, o sistema tá detectando 800mhz, já fiz de tudo, desabilitei o Cool'n Quiet, troquei o multiplicador de clock, mas nada resolve, alguém pode me ajudar? Grato Desde já...

PS: Minha placa mãe é uma ASRock N68-S, tem socket AM3 e aguenta o phenom x4 ;)

Corrigindo, não aguenta, pelo menos não foi feita pra aguentar. Pelo que voce disse seu CPU é um x4 965, que tem TDP de 125W. Nas especificações da sua mobo: - Support up to 95W Socket AM3 processors*: AMD Phenom™ II X4 / X3 and Athlon II X4 / X3 / X2 processors

Provavelmente o problema que voce está tendo é com relação a isso, usando um CPU que precisa de mais energia do que a mobo pode fornecer. Ou voce troca o CPU por um mais fraco com 95W de TDP ou pega uma mobo que dê suporte pra ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é questão de atualizar bios.

A placa é feita pra 95w. Você comprou um processador de 140w.

Ela não vai aumentar o clock de jeito nenhum, simplesmente porque se ela rodar no clock de 3,4 o gerenciador de tensão dela vai torrar.

Enfim, o jeito é comprar outra placa mãe, com suporte a processadores de 140w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é questão de atualizar bios.

A placa é feita pra 95w. Você comprou um processador de 140w.

Ela não vai aumentar o clock de jeito nenhum, simplesmente porque se ela rodar no clock de 3,4 o gerenciador de tensão dela vai torrar.

Enfim, o jeito é comprar outra placa mãe, com suporte a processadores de 140w.

O Phenom II X4 965 Black Edition 3.4GHz não seria 125W?!!Caso for trocar a placa mãe eu indicaria ASUS M4A79XTD EVO,tem tb a ECS AMD A785GM-M Black Series (suporta processadores até 140W)...mas antes de comprar qualquer coisa veja o resto da sua config obviamente!Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vai adiantar atualizar a bios nao vai resolver, esta placa-mãe como jà dito suporta processadores até 95w, tive esse mesmo problema com uma biostar mcp6p m2+, o jeito foi trocar de placa mãe como foi meu caso, para o processador ficar na frequencia padrão dele, até que tem alguns modelos de placamãe mais simples com suporte 95w que aceita processadores com tensão maior do que o suportado, porém aquece mais o regulador de tensão, mais nem todas infezlimente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Phenom II X4 965 Black Edition 3.4GHz não seria 125W?!!Caso for trocar a placa mãe eu indicaria ASUS M4A79XTD EVO,tem tb a ECS AMD A785GM-M Black Series (suporta processadores até 140W)...mas antes de comprar qualquer coisa veja o resto da sua config obviamente!Abs

Existem modelos de 140w e modelos de 125w.

Acho que os de 125w são do stepping C3.

Olhe no cpu-z se é C2 ou C3 e procure informações no oráculo google.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corrigindo, não aguenta, pelo menos não foi feita pra aguentar. Pelo que voce disse seu CPU é um x4 965, que tem TDP de 125W. Nas especificações da sua mobo: - Support up to 95W Socket AM3 processors*: AMD Phenom™ II X4 / X3 and Athlon II X4 / X3 / X2 processors

Provavelmente o problema que voce está tendo é com relação a isso, usando um CPU que precisa de mais energia do que a mobo pode fornecer. Ou voce troca o CPU por um mais fraco com 95W de TDP ou pega uma mobo que dê suporte pra ele.

Provavelmente e isso mesmo que causa o problema,melhor você trocar ou o processador ou a mobo amigo,porque se ficar assim,pode acabar estragando sua mobo

Amigo,caso você for trocar a mobo,(que na minha opiniao é o melhor a fazer)e caso você ainda queira ficar nas memorias DDR2,sugiro a Compra de uma Asus M3A78-Em. E uma mobo pra memorias DDR2,TDP 140W,PCI-E 2.0 e etc.A ECS A780gm-a Ultra,seria uma boa opcao tambem,mas o problema dela e a Bios da ECS que deixa a desejar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho o mesmo problema aqui, mais o estranho é que minha placa mãe aceita de boa o 945 que tem 95w, meu Athlon 64 X2 6000+ tem 125w, a minha é mais estranho ainda pois tem vários usuários que usam o 965 sem problema, o meu reconhece na Bios e no Windows como tendo 3.4 Ghz mais no CPU-Z também mostra 800Mhz, não esta habilitado na Bios nem mesmo instalado o driver CiQ, já desisti, estou esperando comprar a placa mãe nova para poder usar o meu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
pessoal, tambem vivo este problema, no caso minha cpu é x4 955 e minha mobo ecs a785gm-m7, o suporte de cpu dela é o mesmo dessa asrock e meu 955 está chagando aos 67º, tenho suspeita de que a mobo não aguenta, porém no manual diz que aguenta phenom ii x4.

tenta trocar a pasta termica por uma de melhor qualidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá, minha placa é ECS 785GM-M7 - 95W e PHENOM x4 955 - 125W,

gostaria de complementar dizendo que também sofro com altas temperaturas, porém é apenas na bios.. a qual acusa 70ºC + -, e no dedometro direto no processador, seguramente não passa de 40ºC.

Tenho dúvida quanto ao desempenho pois sofro 'freezes' de vez em quando, prefiro acreditar que seja algo do windows mesmo.. (7 ultimate x64)

Porém, o clock está certinho. 3,2Ghz, e 1Ghz em Idle (cool and quiet)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, minha placa é ECS 785GM-M7 - 95W e PHENOM x4 955 - 125W,

gostaria de complementar dizendo que também sofro com altas temperaturas, porém é apenas na bios.. a qual acusa 70ºC + -, e no dedometro direto no processador, seguramente não passa de 40ºC.

Tenho dúvida quanto ao desempenho pois sofro 'freezes' de vez em quando, prefiro acreditar que seja algo do windows mesmo.. (7 ultimate x64)

Porém, o clock está certinho. 3,2Ghz, e 1Ghz em Idle (cool and quiet)

Você está medindo a temperatura com o DEDO encostando perto do processador?

1 - Você pode estragar componentes da placa mãe fazendo isso, devido a eletricidade estática.

2 - A temperatura exibida na bios é interna ao processador, e a tempatura exibida nos programas de medição (Everest, Hwmonitor...) são dos núcleos do processador, que são muito mais quentes, e estes não podem passar de 62 graus, segundo especificações do fabricante

ps: Não tenho certeza se no caso dos AMD a temperatura dos núcleos é medida com um sensor em cada um, separadamente.

Neste seu caso, com certeza esses "freezes" são devidos a tempertura, pois se está perto dos 70 graus (não tenho a bolinha aqui no meu teclado) pode danificar seu processador ou diminuir sua vida útil. Recomendo que revise imediatamente a instalação do cooler e orefrigeração do pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está medindo a temperatura com o DEDO encostando perto do processador?

1 - Você pode estragar componentes da placa mãe fazendo isso, devido a eletricidade estática.

2 - A temperatura exibida na bios é interna ao processador, e a tempatura exibida nos programas de medição (Everest, Hwmonitor...) são dos núcleos do processador, que são muito mais quentes, e estes não podem passar de 62 graus, segundo especificações do fabricante

ps: Não tenho certeza se no caso dos AMD a temperatura dos núcleos é medida com um sensor em cada um, separadamente.

Neste seu caso, com certeza esses "freezes" são devidos a tempertura, pois se está perto dos 70 graus (não tenho a bolinha aqui no meu teclado) pode danificar seu processador ou diminuir sua vida útil. Recomendo que revise imediatamente a instalação do cooler e orefrigeração do pc.

Bom, não testo a temperatura com o dedo, mas no dia em que comprei a máquina, levei a máquina na assistência, onde o técnico da garantia constatou o problema comigo, e abriu a maquina e ambos vimos que ele estava frio. então me me importei, agora estou em duvida, se levo lá de novo, ou não..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...