Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R1000, Radeon 7**0, "Southern Islands", tópico oficial de discussão


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP

Dessa vez demorou e está com cara de furada:

Some carefully crafted numbers and stuff for your viewing pleasure:

Radeon HD 7990 Specifications

  • Dual graphics processing units
  • Compute Power: 12.16 TFLOPS (single-precision), 3.04 TFLOPS (double-precision)
  • Process Technology: First-generation "gate-first" 28 nm High Performance Process
  • Stream Processors: 6400
  • Texture Units: 256
  • Texture Fillrate: 243.2 GTexel/s
  • Color ROP Units: 96
  • Pixel Fillrate: 91.2 GPixel/s
  • Z/Stencil ROP Units: 384
  • Memory Bus Width: 384-bit
  • Memory Type: 6 GB GDDR5+
  • Memory Bandwidth: 576 GB/s
  • Bus Interface: PCI Express 3.0
  • Board power (Idle/Load): 30W/300W
  • Form Factor: Dual Slot
  • Cooling Solution: Fansinks with Vapor Chamber
  • Graphics API:
    • DirectX 11
    • OpenGL 4.2
    • OpenGL ES 2.0

    [*]Accelerated Parallel Processing:

    • DirectCompute 11
    • OpenCL 1.1

    [*]AMD EyeSpeed: Yes

    [*]AMD Eyefinity: Yes

    [*]AMD HD3D: Yes

    [*]Unified Video Decoder 4.0:

    • Multi-View Codec (MVC)
    • HEVC
    • MPEG-4 AVC/H.264
    • você-1, você-2
    • MPEG-2
    • DivX/XviD
    • WebM
    • Flash

    [*]AVIVO HD: Yes

    [*]Display Outputs:

    • Dual-link DVI
    • Mini DisplayPort
    • HDMI 1.4

    [*]AMD CrossFireX: Quad GPU Scaling

    [*]AMD PowerPlay: Yes

    [*]Ultra Low Power State: Yes

pego daqui:

http://www.semiaccurate.com/forums/showthread.php?p=84917#post84917

Mas que veio daqui:

http://www.rumorpedia.net/amd-radeon-hd-7980-slide/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+RumorPedia+%28RumorPedia

-------------

Ok, isso tem cara de ser mais furado que minhas meias. :naonao::tantan:

O desempenho matemático, o número de SPs e TMUs estão doentemente altos. :ahh:

Mas não duvidaria que o consumo e os dados das memórias estão certos ou quase lá.

Enfim, é apenas o começo, tem muita coisa pra se especular, muitos "fatos" pra aparecerem no meio do caminho, e todos esperamos esta nova geração pra daqui um ano mais ou menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
É fake, claro. Mas...

+108% em SPs. Com jeito dá, não? Afinal pulou uma geração na litografia.

Pra por Gate-first, tão especulando que vai ser na GF.

Dá, mas o chip pode virar uma bolacha passatempo, e isso ninguém quer. ^_^

Espero que esse processo em 28 nm seja muito bom.

6 GiB também é exagero, nem tinha visto, 2 já é bastante e sendo 384 bits, 3 fica demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, só se lembrem que esse "leak" é de uma dual-gpu, tá tudo dobrado. Por isso acho que com jeitinho dá sim pra fazer.

Evandro, rafa, se brincar a top das HD7000 vai ter 3GB de ram. A AMD está bem agressiva na quantidade de RAM que ela oferece comparada com a nVIDIA. RAM só vira bottleneck em altas resoluções, certo?

Talvez esses 3GB servissem para tornar o Eyefinity bem mais viável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um motivo para ser fake:

3200sp's creio que tiraram em base da HD 5870 ter 1600, e como o número de sp's dela dobrou da geração passada (4800, que tinha 800sp's) eles seguiram esse rumo.

Porém e o VLIW4? Não era pra dar números quebrados? Se esqueceram disso, ou a amd se arrependeu e vai voltar pro 5, o que eu duvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que a AMD vai voltar para o VLIW 5. Não era para a HD6950 e a HD6970 terem sido VLIW 4, foi porque a TSMC não fabricaria chips menores do que 40nm, e então a AMD, para não produzir coisas grandes que nem a nVidia, teve que reorganizar, para aproveitar melhor o chip.

Era pra ser apenas umas Barts mais parrudas, com processo de fabricação menor. Sendo dual, acho provável que seja um número absurdo mesmo. Tomara que o clock seja alto, e que o chip seja overclockável, ao contrário das Barts, que já tem um clock alto, e não da pra ir muito além. Quanto ao memory bus, acho que esse valor seria para cada chip da placa. Logo, somando, 768 bits. Loucura só de falar.

PCI Express 3.0, legal, o que será que vai ter de novo?

Olha lá HD7980

# Dual graphics processing units

# Compute Power: 10.2 TFLOPS (single-precision), 2.6 TFLOPS (double-precision)

# Geometry Processing: 5.1 Gtrl/s

# Stream Processors: 6000

# Memory Type: 6 GB GDDR5

# Rasterizing Performance: 96 pixels/clock

# Memory Bandwidth: 384 GB/s

# Board power (Idle/Load): 41W/375W

# Display Outputs: 1x DVI + 6x MDP

http://www.rumorpedia.net/amd-radeon-hd-7980-slide/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+RumorPedia+%28RumorPedia

7 saídas... Cruzes! Achei que 6 já era mais do que suficiente. Engraçado que essa, superou a HD7990 no quesito da energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mais um motivo para ser fake:

3200sp's creio que tiraram em base da HD 5870 ter 1600, e como o número de sp's dela dobrou da geração passada (4800, que tinha 800sp's) eles seguiram esse rumo.

Porém e o VLIW4? Não era pra dar números quebrados? Se esqueceram disso, ou a amd se arrependeu e vai voltar pro 5, o que eu duvido.

3200 / 4 dá 800. Se eu não dividi errado (por 16), dá 50 blocos, 25 pra cada lado.

Eu acho que a AMD vai voltar para o VLIW 5. Não era para a HD6950 e a HD6970 terem sido VLIW 4, foi porque a TSMC não fabricaria chips menores do que 40nm, e então a AMD, para não produzir coisas grandes que nem a nVidia, teve que reorganizar, para aproveitar melhor o chip.

Era pra ser apenas umas Barts mais parrudas, com processo de fabricação menor. Sendo dual, acho provável que seja um número absurdo mesmo. Tomara que o clock seja alto, e que o chip seja overclockável, ao contrário das Barts, que já tem um clock alto, e não da pra ir muito além. Quanto ao memory bus, acho que esse valor seria para cada chip da placa. Logo, somando, 768 bits. Loucura só de falar.

PCI Express 3.0, legal, o que será que vai ter de novo?

Olha lá HD7980

7 saídas... Cruzes! Achei que 6 já era mais do que suficiente. Engraçado que essa, superou a HD7990 no quesito da energia.

Eu acho o contrário, ela vai pro VLIW4 e vai com força, o Cayman com VLIW5 não seria muito maior que é do jeito que foi feito, mas teria as limitações da série 5000 no DX11.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 TFLOPS? Tá louco? A HD5970, em teoria, faz 2 vezes os cálculos da HD5870. Isso dá 5.4 TFLOPS! Dobrando esse valor não chegamos a 12 TFLOPS.

Lembrando que 3200 é um número divisível por 4. Porém, teremos 800 ALU's? Não é um número maluco, não? Agora, só porque dobrou uma vez, não significa que dobrará de novo, certo? Além de que se dobrar de novo vai ficar um chip do tamanho do GF100, não vai? Com 128 TMU's e 48 ROP's para cada chip então... Se esses 384-bits for para cada chip (o que é bem provável, já que são os mesmos números do GF100), simplesmente detonará em tamanho.

O fato de ser em 28nm melhora as perspectivas, mas não acham que está um pouco fora da casinha isso que previram?

O PCI Express 3.0 irá dobrar a banda da versão 2.0. Acho que é a única coisa de diferente.

E 576GB/s de bandwidth? Pra que tudo isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fake, creio eu. Se for a Dual GPU top de linha e ela ter 384 Bits, isso significaria que a top Single GPU teria 192 Bits?

Só se fosse de uma placar que não fosse a top, mas aí ficaria sem sentido com os valores absurdos.

Mas bem que podemos sonhar, né. :D

Mas se as memorias forem de alta frequencia, não seria possivel diminuir a quantidade de bits?

e, como eu disse com um amigo meu, assim que lançarem as HD6000, começarão os boatos sobre HD7000. Lá vem a confusão de novo ehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

http://www.fudzilla.com/graphics/item/21382-amds-28nm-mobility-lineup-revealed

Supostas informações de 4 chips gráficos básicos para notebooks, feitos em 28 nm e programados pro final de 2011.

http://www.fudzilla.com/graphics/item/21381-amds-high-end-28nm-mobile-gpu-detailed

Aqui dos topo de linha, programados pro segundo trimestre de 2012.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Acho que o problema não é o processo, telminão, mas o fato da GF não ter fábricas suficientes. Ela não tem como produzir chips para os processadores da AMD, para os outros clientes (ARM e tal) e ainda por cima lançar uma linha nova de placas de video (lembrando que ela não tem experiência com isso, então realmente tem esse aspecto de "o processo não ser tão bom", mas não acredito que seja o fator determinante).

Quando a fábrica de NY sair, quem sabe. ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...