Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R1000, Radeon 7**0, "Southern Islands", tópico oficial de discussão


Evandro

Posts recomendados

Não, de fato não...

Simples exemplo:

um Atom single core, com 24gb de ram DDR3.

Não vai usar nem 2GB de RAM, uma vez que o processador não tem capacidade de processar tantos dados assim.

O mesmo exemplo ocorre com placas de vídeo:

uma Geforce GT 220 com 2GB de memória. O core dela e os clocks são tão fracos que a VGA não consegue de fato utilizar este tanto de memória, a não ser que o cara use texturas atronomicamente bem definidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

eranor, RAM também é cache, se você colocar digamos, um SQL server para rodar no Atom (lol :D) ele enche essa RAM rapidinho com o cache do DB e não esvazia, mesmo que não tenha ninguém acessando o DB no momento.

Já em vídeo você tá certo, a GPU só cacheia o que ela está em via de executar, então GPU's fracas não conseguem consumir tanta memória pelo simples fato de não conseguir processar muitas texturas grandes ao mesmo tempo.

Olha, vocês falando em memória e RAM são ótimos comentaristas de placa de vídeo :D:D

E não é? hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bem... Agora eu estou com 26 abas abertas no Opera... E geralmente fica isso td aberto mesmo (sem contar a aba de downloads, com ela fica 27).

você fica mal acostumado quando tem muita memória. haha

Rapa depois que tem 8 Gb de ram pra que fechar aba, fico com 30+feed+download+notas no opera aberto, fora que jogo ao mesmo tempo (mania de ficar pesquisando coisas sobre mmorpg durante a jogatina, + TS3 (esse é leve, porém uns 2~3 servidores conectados).

E eu com minha humilde 8600 GT de 512MB (acho que da pra esperar final de ano pra trocar ela) ainda roda o que preciso, mas as vezez dá uma engasgada (muita textura pra renderizar e não dá conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitos aplicativos que se dizem x64 na verdade é um disfarce, o executável roda em 32bits, ou seja, no máximo, conseguem acessar 1,5GB de RAM, isso quando o O.S permite.

Isso acontece em 99% dos games.

VGA acessando RAM é uma lástima, na maioria dos casos isso só acontece em VGAs Low e IGPs.

Quanto ao uso de memórias, funciona +/- assim:

Se o processador fosse o seu Cérebro, as L1 seria suas memórias (Sensorial, Operacional, curto e longo prazo....)

O L2 seria sua agenda,

o L3 sua "Escrivaninha" para disponibilizar informações ao alcance da mão.

A RAM seria, digmos a "cama", para fazer aquela bagunça com informações não tão imediatamente usadas trazidas da "Estante" (Memória fíxa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sabia que o vídeo da Corsair sobre o uso de 8GB ia dar polêmica no tópico. Hahaha! :D

Mas minha intenção foi apenas mostrar algum cenário onde fosse interessante usar mais de 4GB, principalmente porque hoje em dia pentes de memória DDR3 de 4GB andam bem acessíveis. Importante lembrar que o vídeo é de 2009. De lá para cá alguma coisa já mudou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que há, mas esse tipo de argumento pode ser usado pra vender quanta memória eu quiser. É só criar um cenário onde se use 16GB de RAM e concluir, é pouco, precisa de mais.

Tudo bem que memória é barata, mas até que ponto isso justifica preguiça de fechar programa? Uma hora os slots da sua placa-mãe acabam, os pentes de maior capacidade começam a ficar caros... melhor adquirir logo esse costume.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Muitos aplicativos que se dizem x64 na verdade é um disfarce, o executável roda em 32bits, ou seja, no máximo, conseguem acessar 1,5GB de RAM, isso quando o O.S permite.

Isso acontece em 99% dos games.

VGA acessando RAM é uma lástima, na maioria dos casos isso só acontece em VGAs Low e IGPs.

Quanto ao uso de memórias, funciona +/- assim:

Se o processador fosse o seu Cérebro, as L1 seria suas memórias (Sensorial, Operacional, curto e longo prazo....)

O L2 seria sua agenda,

o L3 sua "Escrivaninha" para disponibilizar informações ao alcance da mão.

A RAM seria, digmos a "cama", para fazer aquela bagunça com informações não tão imediatamente usadas trazidas da "Estante" (Memória fíxa).

E o disco rígido é o porão da sua casa, onde você vai ter que descer e subir 3 lances de escada para buscar algo lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nao sei se já foi comentado aqui:

http://www.chw.net/2011/08/virtual-core-vbios-hyperthreading-a-los-shaders-vliw-amd/

Basicamente um usuário de placas AMD "inventou" um tipo de HT por software para placas Radeon, ou seja, permite executar duas threads por shader.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade não, não é nada disso.

Na memória RAM ficam armazenados os dados que estão sendo acessados pelo processador. É basicamente um ciclo, o processador "pede" para que o HD transfira tal arquivo do Windows para a memória RAM para executá-lo. +/- isso.

E olha, joguei Crysis 2 com as ultra HQ textures e não puxou nem 3GB de ram ,isso com W7+Skype+Steam+N abas do Chrome.

Cara, estou com 5 abas no chrome, msn e skype. 2gb de ram sendo usados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Cara, estou com 5 abas no chrome, msn e skype. 2gb de ram sendo usados.

3 janelas do FF, com pelo menos 4 abas cada e flash em mais de uma delas, folding rodando, transmission ligado, editor de texto e de planilhas do open office, gedit, nautilus, aplet de temperaturas, 4 áreas de trabalho, rede sem fio e mais uma penca de efeitos frescurentos do Compiz e Emerald que eu gosto e isso não me consome 700 mega de RAM.

Melhor nem continuar neste assunto porque vai virar briga de SO.

Eriba, bacana o link, mas penso três coisas:

1- será que é efetivo com o VLIW 5, que tem SPs "assimétricos"

2- porque o driver não faz isso ?

3- prque os caras da AMD/ATI não fizeram isso antes ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 janelas do FF, com pelo menos 4 abas cada e flash em mais de uma delas, folding rodando, transmission ligado, editor de texto e de planilhas do open office, gedit, nautilus, aplet de temperaturas, 4 áreas de trabalho, rede sem fio e mais uma penca de efeitos frescurentos do Compiz e Emerald que eu gosto e isso não me consome 700 mega de RAM.

Melhor nem continuar neste assunto porque vai virar briga de SO.

Tava partindo do principio que todos estavam usando windows 7. Desculpe então fugir do assunto do tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 janelas do FF, com pelo menos 4 abas cada e flash em mais de uma delas, folding rodando, transmission ligado, editor de texto e de planilhas do open office, gedit, nautilus, aplet de temperaturas, 4 áreas de trabalho, rede sem fio e mais uma penca de efeitos frescurentos do Compiz e Emerald que eu gosto e isso não me consome 700 mega de RAM.

Melhor nem continuar neste assunto porque vai virar briga de SO.

Eriba, bacana o link, mas penso três coisas:

1- será que é efetivo com o VLIW 5, que tem SPs "assimétricos"

2- porque o driver não faz isso ?

3- prque os caras da AMD/ATI não fizeram isso antes ?

1- Nao sei dizer, mas é bem provável que alguma coisa a AMD faça, já que o cara se dispôs a negociar com eles.

2- O driver pode nao fazer isso porque eles nao tiveram a ideia. Nós sabemos que os drivers open source Nvidia e AMD/ATI sao melhores que os proprietários, talvez ai esteja a resposta.

3- idem ao 2

Tava partindo do principio que todos estavam usando windows 7. Desculpe então fugir do assunto do tópico.

Eu uso e consome bastante memória hehe. No pinguim nao consome tanta e rende mais, faz parte :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vou ser sincero, já fiz meus exercícios de futurologia e se concretizaram com a tecnologia wi fi, por volta de 1997 ficava imaginando uma forma de transmitir internet sem fio usando um sistema parecido com o do rádio que os caminhoneiros usam. Agora descobri que os estandares wifi foram descritos ainda na década de 80 e por essa época, 1997 foi colocado em prática.

Eu penso em campanhas de marketing para a AMD, mandamos um currículo juntos? Eu sinceramente fico injuriado as vezes pelo fato de eles terem um bom produto, e por "burrice" não emplacam os produtos.

PS. Achei o ~ do meu teclado español :) Agora posso voltar a escrever com acentuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei não se isso dá certo não... Isso n precisaria de suporte em HW não?

Se bem que poderia ser simplesmente uma mudança no envio dos wavefronts?

-

Série 7000 vai ter 3 chips com GCN e mais um em valeu4 (trinity).

http://forum.beyond3d.com/showpost.php?p=1561986&postcount=372

HUAHUAHUA! valeu4 foi ótimo!

mas boa notícia, parece que o GCN vem já nesta geração!

Mas o que seriam "wavefronts"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 janelas do FF, com pelo menos 4 abas cada e flash em mais de uma delas, folding rodando, transmission ligado, editor de texto e de planilhas do open office, gedit, nautilus, aplet de temperaturas, 4 áreas de trabalho, rede sem fio e mais uma penca de efeitos frescurentos do Compiz e Emerald que eu gosto e isso não me consome 700 mega de RAM.

Melhor nem continuar neste assunto porque vai virar briga de SO.

Eriba, bacana o link, mas penso três coisas:

1- será que é efetivo com o VLIW 5, que tem SPs "assimétricos"

2- porque o driver não faz isso ?

3- prque os caras da AMD/ATI não fizeram isso antes ?

OFF: Evandro, legal ver que você é um usuário de Linux! Eu sinceramente já tentei, mas não consegui ficar com esse sistema. Não deixo o Windows por nada, pelo menos por enquanto. Mas simpatizo sim com os ideais de software livre, licença GNU, etc. Mas realmente para mim não deu. Já tentei usar Kurumin 7.0r3, Big Linux (não me lembro qual versão) e Ubuntu 8.10, sendo que o que gostei mais foi o Ubuntu. Mas para mim o Windows 7 Ultimate é o que há. XD

Essas são as perguntas que não querem calar. Sinceramente fico meio desconfiado desse HT de Radeon, pois se nem o próprio fabricante disponibiliza oficialmente isso, é porque deve ter alguma falha ou perda de performance em alguma situação.

1- Nao sei dizer, mas é bem provável que alguma coisa a AMD faça, já que o cara se dispôs a negociar com eles.

2- O driver pode nao fazer isso porque eles nao tiveram a ideia. Nós sabemos que os drivers open source Nvidia e AMD/ATI sao melhores que os proprietários, talvez ai esteja a resposta.

3- idem ao 2

Eu uso e consome bastante memória hehe. No pinguim nao consome tanta e rende mais, faz parte :)

Os drivers open source da NVIDIA e da AMD são melhores que os proprietários? Achei que fosse o contrário! :S

*****, os caras me fazem uma arquitetura altamente paralelizada e não pensam num troço desses ?

Vamos mandar currículos pra eles..

Ri litros! É realmente estranho isso. Eu não sonhava com tal coisa de poder usar HT em Radeon. Será que isso traz realmente algum ganho em performance? Puxa! Se sim, bem que a AMD poderia disponibilizar esse recurso num futuro Catalyst 12.0!

Vou ser sincero, já fiz meus exercícios de futurologia e se concretizaram com a tecnologia wi fi, por volta de 1997 ficava imaginando uma forma de transmitir internet sem fio usando um sistema parecido com o do rádio que os caminhoneiros usam. Agora descobri que os estandares wifi foram descritos ainda na década de 80 e por essa época, 1997 foi colocado em prática.

Eu penso em campanhas de marketing para a AMD, mandamos um currículo juntos? Eu sinceramente fico injuriado as vezes pelo fato de eles terem um bom produto, e por "burrice" não emplacam os produtos.

PS. Achei o ~ do meu teclado español :) Agora posso voltar a escrever com acentuação.

Se todos do fórum mandassem seus currículos para a AMD e após uma seleção séria e rigida eles escolhessem os melhores, te garanto que poderiam contratar grandes talentos... =P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
HUAHUAHUA! valeu4 foi ótimo!

mas boa notícia, parece que o GCN vem já nesta geração!

Mas o que seriam "wavefronts"?

Não faço a mínima ideia, mas pelo nome deve ser alguma técnica de stream de dados da placa gráfica.

OFF: Evandro, legal ver que você é um usuário de Linux! Eu sinceramente já tentei, mas não consegui ficar com esse sistema. Não deixo o Windows por nada, pelo menos por enquanto. Mas simpatizo sim com os ideais de software livre, licença GNU, etc. Mas realmente para mim não deu. Já tentei usar Kurumin 7.0r3, Big Linux (não me lembro qual versão) e Ubuntu 8.10, sendo que o que gostei mais foi o Ubuntu. Mas para mim o Windows 7 Ultimate é o que há. XD

Essas são as perguntas que não querem calar. Sinceramente fico meio desconfiado desse HT de Radeon, pois se nem o próprio fabricante disponibiliza oficialmente isso, é porque deve ter alguma falha ou perda de performance em alguma situação.

Os drivers open source da NVIDIA e da AMD são melhores que os proprietários? Achei que fosse o contrário! :S

Ri litros! É realmente estranho isso. Eu não sonhava com tal coisa de poder usar HT em Radeon. Será que isso traz realmente algum ganho em performance? Puxa! Se sim, bem que a AMD poderia disponibilizar esse recurso num futuro Catalyst 12.0!

Se todos do fórum mandassem seus currículos para a AMD e após uma seleção séria e rigida eles escolhessem os melhores, te garanto que poderiam contratar grandes talentos... =P

Estou com preguiça de colocar quote em tudo, vou responder tudo junto.

Do Linux o esquema é CentOs ou Debian puro, Ubuntu já passou de moda para mim, e o meu pc com Linux está rendendo mais que o pc com Windows, e tem 1 núcleo a menos.

Cada qual tem seu nicho de mercado, e até para mim, sou dependente do Windows referente a uma série de programas, e os drivers gráficos são uma deficiência que o Linux não pode cumprir, mas é culpa dos fabricantes.

Segundo li, acho que foi aqui no fórum mesmo, os drivers open source eram melhores que os proprietários em algumas situações, embora no meu caso especifico e de mais gente que usa o pc para foldar e trabalhar, sou obrigado a ficar com os drivers proprietários.

Um exemplo de bom uso da gpu e inclusive no Linux, é com o programa aircrack, pois ele pode ser compilado para usar o CUDA. E infelizmente, ninguém fala da GPU Radeon nesse mundo.

Esse esquema de usar HT nas Radeons eu acho que tem um certo sentido, pois nem sempre todos os shaders devam estar em uso, e talvez ele faça um enfileiramento de processos mais eficiente, é o que penso.

E se a AMD fizesse uma seleção aqui, ganharia ótimos funcionários dispostos a dar o sangue e vestira a camisa da empresa. Eu sou um :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com estas ultimas notícias ficou feliz em dizer: devido as HD 7000 vierem, como as 6000, mistas entre arquitetura nova e velha, gostarei muito de comprar uma HD 7870, "mesmo" desempenho da 6970, em VLIW4 e 1920 SP´s com consumo semelhante às 5870 e melhorias bruscas no Tessellation, talvez o dobro de unidades para isso!

Esta é minha aposta para as novas Radeon, mas o unico problema para ela é o processo 28nm! A TSMC tem que agilizar para a AMD lançá-las rápido. Um cenário para as HD 7000 semelhante às HD 6000 seria legal: 6870 (7870) lançada primeiro, para substituir as 5770 (6870) e mesmo desempenho e arquitetura da 5870 (6970), 6970 (7970) com arquitetura diferenciada para substituir a 5870 (6970).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com estas ultimas notícias ficou feliz em dizer: devido as HD 7000 vierem, como as 6000, mistas entre arquitetura nova e velha, gostarei muito de comprar uma HD 7870, "mesmo" desempenho da 6970, em VLIW4 e 1920 SP´s com consumo semelhante às 5870 e melhorias bruscas no Tessellation, talvez o dobro de unidades para isso!

Esta é minha aposta para as novas Radeon, mas o unico problema para ela é o processo 28nm! A TSMC tem que agilizar para a AMD lançá-las rápido. Um cenário para as HD 7000 semelhante às HD 6000 seria legal: 6870 (7870) lançada primeiro, para substituir as 5770 (6870) e mesmo desempenho e arquitetura da 5870 (6970), 6970 (7970) com arquitetura diferenciada para substituir a 5870 (6970).

Ué! As Radeon HD 7xx0 terão essa quantidade gigante de SPs? Não era arquitetura totalmente nova, com menos SPs, mas otimizada para aproveitá-los melhor? Ou eu entendi tudo errado? Vamos ver o que sai da fornada da AMD. 2011 está uma polêmica só por conta do Bulldozer e do Llano. Espero que as Radeon HD 7xx0 não sejam motivo para desconfianças ou decepções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HUAHUAHUA! valeu4 foi ótimo!

mas boa notícia, parece que o GCN vem já nesta geração!

Mas o que seriam "wavefronts"?

AFAIK, dentro da GPU os dados são enviados às SPs nas chamadas "wavefronts". A placa, a cada X ciclos envia um wavefront e faz com que vários deles ficam "na fila" para serem processados pelas SPs (cada comando demora um numero fixo de Y ciclos para terminarem de serem processados). É assim que a GPU mantem os "sedentos" SPs sempre alimentados de dados e esconde a latência.

Eu "supus" isso imaginando que "quem sabe" mexer na velocidade em que a GPU trabalha teria o "efeito de HT" em algum teste específico. Mas continuo achando que HT só com hardware especificamente para isso.

E o valeu4 foi do fórum. xD esqueci o I no meio de vliw. huahauh

Com estas ultimas notícias ficou feliz em dizer: devido as HD 7000 vierem, como as 6000, mistas entre arquitetura nova e velha, gostarei muito de comprar uma HD 7870, "mesmo" desempenho da 6970, em VLIW4 e 1920 SP´s com consumo semelhante às 5870 e melhorias bruscas no Tessellation, talvez o dobro de unidades para isso!

Esta é minha aposta para as novas Radeon, mas o unico problema para ela é o processo 28nm! A TSMC tem que agilizar para a AMD lançá-las rápido. Um cenário para as HD 7000 semelhante às HD 6000 seria legal: 6870 (7870) lançada primeiro, para substituir as 5770 (6870) e mesmo desempenho e arquitetura da 5870 (6970), 6970 (7970) com arquitetura diferenciada para substituir a 5870 (6970).

Acho que lançam as 79xx primeiro. Ela precisa de bem menos volume e o início os yields n são lá muito bacana.

Ué! As Radeon HD 7xx0 terão essa quantidade gigante de SPs? Não era arquitetura totalmente nova, com menos SPs, mas otimizada para aproveitá-los melhor? Ou eu entendi tudo errado? Vamos ver o que sai da fornada da AMD. 2011 está uma polêmica só por conta do Bulldozer e do Llano. Espero que as Radeon HD 7xx0 não sejam motivo para desconfianças ou decepções.

Deve ter menos sim, mas ninguém foi cabal em dizer que a arquitetura tem menos SPs, até porque a forma que ele são organizados é parecida com a atual que usa VLIW4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O último leak (fake, acredito):

http://semiaccurate.com/forums/showpost.php?p=132205&postcount=1026

O detalhe é

- HD 7970 Tahiti XT GCN 1000MHz 32CUs 2048ALUs 128TMUs 64ROPs 256bit XDR2 8.0Gbps 256GB/s 2GB 190W HP

- HD 7950 Tahiti Pro GCN 900MHz 30CUs 1920ALUs 120TMUs 64ROPs 256bit XDR2 7.2Gbps 230GB/s 2GB 150W HP

Tô vendo coisa demais ou AMD/GF vão entrar no mercado de memória mesmo? Primeiro aquelas DDR3 no japão, agora um rumor de uma memória diferente para as GPUs, criada por uma empresa fabless, a Rambus...

Link comparando GDDR5 e XDR2: http://forum.hardware.fr/hfr/Hardware/2D-3D/unique-radeon-revolution-sujet_877763_59.htm#t8032607

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita caramba, saca só:

http://www.rambus.com/us/news/press_releases/2011/110830.html

http://semimd.com/blog/tag/rambus/

GF deu um prêmio para a RAMBUS pela memória dela na GTC esse ano (na verdade, terça passada). E a XDR2 é feita no processo 28nm SLP da GF!

Mais uma, não foi recentemente que a GF e a Samsung anunciaram que sincronizaram seu processo 28nm SLP? :o

Eita que parece que alguma coisa desse leak pode ser verdade! Se for, vai ser uma bomba grande!

O Eric Demers já tinha declarado que o problema de memória era algo que eles reconheciam nas novas placas, mas que eles esperavam solucionar sem precisar aumentar (demais) o barramento! lol Eu nem me importei com a fala (parecia um "mea culpa") mas agora parece que ele deixou nas entrelinhas isso daí!

Comparativo com a GDDR5: http://www.rambus.com/us/technology/solutions/xdr2/xdr2_vs_gddr5.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...