Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R1000, Radeon 7**0, "Southern Islands", tópico oficial de discussão


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP
Acho que o problema não é o processo, telminão, mas o fato da GF não ter fábricas suficientes. Ela não tem como produzir chips para os processadores da AMD, para os outros clientes (ARM e tal) e ainda por cima lançar uma linha nova de placas de video (lembrando que ela não tem experiência com isso, então realmente tem esse aspecto de "o processo não ser tão bom", mas não acredito que seja o fator determinante).

Quando a fábrica de NY sair, quem sabe. ^^

Exato, e isso já era sabido faz tempo.. lembre-se que a AMD vai lançar o Llano E o Bulldozer com a GF esse ano.

Talvez nem com a fab de NY, mas quando sair a de Mubai eles consigam atender toda a demanda de chips gráficos e chipsets da AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a TSMC ferrar com todo mundo da industria, no final a AMD e a nVIDIA estão equilibradas. Não é como se só uma ou outra tivesse acesso ao processo.

Por sinal, a AMD teve "sorte" com os seus chips da HD 5000: mais bem planejados, menores e menos beberrões, ao contrário do gf100 (e o gf104) da nVIDIA. Ela só se ferrou nisso porque a TSMC não conseguia fazer a produção no nível da demanda.

Agora, com o r900... Sim, a TSMC bagunçou geral.

---

E Evandro, eu achei as notícias da fábrica em Mubai tiradas do nada. Tipo, não é que seja uma coisa ruim para a GF (ao contrário, deve ajudar pra caramba), mas que essa fábrica foi anunciada pela pressão (legítima, diga-se de passagem) da ATIC em mostrar um pouco de carinho para o seu país de origem.

Ou seja, para mim parece mais um puxadinho do que uma fábrica planejada desde o início para suprir as necessidades mais imediatas da logística da GF. Salvo engano nem saiu mais nenhuma notícia sobre em que essa fábrica vai se direcionar (em termo de processo, tamanho da linha de produção, etc).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fico imaginando como seriam as VGAs atuais se não tivesse ocorrido o terremoto que atrapalhou a construção do R900... . Coitada da Nvidia!! E esse terremoto, além de nos fazer com que as atuais VGAs não fossem o esperado, ainda vai causar demora na vinda da próxima geração, já que o tal processo de 32 nm foi abandonado e pularam pro de 28 nm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Se a TSMC ferrar com todo mundo da industria, no final a AMD e a nVIDIA estão equilibradas. Não é como se só uma ou outra tivesse acesso ao processo.

Pelo menos isso. Pior seria uma polarização..

Por sinal, a AMD teve "sorte" com os seus chips da HD 5000: mais bem planejados, menores e menos beberrões, ao contrário do gf100 (e o gf104) da nVIDIA. Ela só se ferrou nisso porque a TSMC não conseguia fazer a produção no nível da demanda.

lembre-se que eles fizeram o RV740 bem antes dos R800, e tanto eles quanto a TSMC aprenderam bastante com esse chip.

E Evandro, eu achei as notícias da fábrica em Mubai tiradas do nada. Tipo, não é que seja uma coisa ruim para a GF (ao contrário, deve ajudar pra caramba), mas que essa fábrica foi anunciada pela pressão (legítima, diga-se de passagem) da ATIC em mostrar um pouco de carinho para o seu país de origem.

Ou seja, para mim parece mais um puxadinho do que uma fábrica planejada desde o início para suprir as necessidades mais imediatas da logística da GF. Salvo engano nem saiu mais nenhuma notícia sobre em que essa fábrica vai se direcionar (em termo de processo, tamanho da linha de produção, etc).

Não sei se é isso ou se eles estão sendo espertos e estão diversificando a economia do país antes do cheat do petróleo acabar.

Mas bem que poderiam fazer uma dessas por aqui. :rolleyes:

Eu fico imaginando como seriam as VGAs atuais se não tivesse ocorrido o terremoto que atrapalhou a construção do R900... . Coitada da Nvidia!! E esse terremoto, além de nos fazer com que as atuais VGAs não fossem o esperado, ainda vai causar demora na vinda da próxima geração, já que o tal processo de 32 nm foi abandonado e pularam pro de 28 nm.

É capar do R900 ter sido oe speculado, com 1920 SPs e talvez 320 ou 384 bits nas memórias. Seria um chip bem rápido, mas, não seria coitada da NVIDIA, pois o Fermi é forte e a troca de processo solucionaria um dos maiores problemas dele, que é o alto consumo/dissipação.

Pra eles aumentarem os clocks e colocarem uns blocos a mais não seria difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É capar do R900 ter sido oe speculado, com 1920 SPs e talvez 320 ou 384 bits nas memórias. Seria um chip bem rápido, mas, não seria coitada da NVIDIA, pois o Fermi é forte e a troca de processo solucionaria um dos maiores problemas dele, que é o alto consumo/dissipação.

Pra eles aumentarem os clocks e colocarem uns blocos a mais não seria difícil.

Eu postei "coitadinha da Nvidia" porque me confundi com a comparação dos chips da Nvidia: comparei o R900 com a série GTX 4xx, quando o certo seria as atuais GTX 5xx. Sendo assim, ou a disputa ficaria pau a pau ou a AMD levaria uma certa vantagem. E a HD 6990 faria todo mundo comer poeira garantidamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu postei "coitadinha da Nvidia" porque me confundi com a comparação dos chips da Nvidia: comparei o R900 com a série GTX 4xx, quando o certo seria as atuais GTX 5xx. Sendo assim, ou a disputa ficaria pau a pau ou a AMD levaria uma certa vantagem. E a HD 6990 faria todo mundo comer poeira garantidamente.

Difícil dizer isso sem saber o que a NVIDIA tem de munição guardado esperando um processo de fabricação melhor..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se nas placas atuais ja fica difícil, imagina se aumentar o peso?? a minha 5850 já fica envergada aqui, se nessa linha vier um chip maior e mais pesado as placas terão que vir com um suporte a mais para a placa não quebrar!!

Uma solução meio "broxante" (pelo menos para quem faz questão de ter o hardware mais potente do mercado) seria pegar apenas placas "mids", que são menores e menos pesadas que as tops. Tem também toda aquela questão "eco". Chips grandes demais tendem a ser mais beberrões, até onde sei. Fora o fato de gastar mais silício para fazer um chip maior. Uma bola de neve. Junta aí o fato de que até o momento nenhum jogo aproveita todo o poder de placas como a GeForce GTX 580 ou Radeon HD 6970, ainda mais em SLI ou CrossFireX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sabe o que eu fiquei curioso?

Com quem a TSMC vai abrir o processo dessa vez?

Acho que ultimamente a postura da AMD está mais agressiva, mas a nVidia até agora, é cliente exclusiva da TSMC -a AMD também produz chips na GF.

Meu palpite vai para AMD de novo (eu tenho uma 4770, né? ;)), mas se a nVidia nos surpreender, o R1000 vai ter que ser bem convincente, né? Já é arquitetura totalmente repensada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
http://www.xbitlabs.com/news/video/display/20110222215532_Rumour_AMD_Plans_to_Start_Making_28nm_Graphics_Chips_in_the_Second_Quarter.html

Rumor interessante, parece que a AMD, planeja começar a produzir o R1000 já no Q2 desse ano, alguém ae pensou em algo semelhante a HD 4770?

*******, vão fazer essa ***** em 40 nm de novo ?!?! :mad:

Q2 é muito cedo, tem mato nesse cachorro !

E sim, eu pensei nisso faz um certo tempo.. mas achava que a cobaia seria uma "6890" ou algo do tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...