Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R1000, Radeon 7**0, "Southern Islands", tópico oficial de discussão


Evandro

Posts recomendados

Pessoal, em clima de fim de safra e de início da ressaca...

Alguém com conhecimento de arquitetura e etc poderia dizer a possibilidade da R1000 usar os shaders sub-utilizados nos SP para calcular algum efeito em opencl como física?

Eu chuto que não dá, só pode um thread por SP, certo? mas não custa jogar a batata pros caxias do fórum. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Southern Islands taped out beeem cedo.

Charlie catucando que agora só deve depender da TSMC, pois tempo de sobra ela vai ter até para respin.

When will you see Southern Islands parts? Short story, some time between July 2011 and the following July 2012, depending on when TSMC delivers. The offiCIal word is still, well, nothing yet, but when there is, delve into the details before you queue up for the impending launch. Props to CIpher

http://semiaccurate.com/2011/03/29/amds-southern-islands-tapes-out/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Previsão com margem de erro mínima do Charlie: southern islands sai entre julho deste ano e julho do ano que vem :D, dependendo da TSMC.

http://semiaccurate.com/2011/03/29/amds-southern-islands-tapes-out/

Southern Islands taped out beeem cedo.

Charlie catucando que agora só deve depender da TSMC, pois tempo de sobra ela vai ter até para respin.

http://semiaccurate.com/2011/03/29/amds-southern-islands-tapes-out/

Simultâneos ?!

Resta saber também qual chip foi este.. se será um chip só ou se será a linha toda..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imaginem o estrago que a AMD conseguiria fazer, lançando o Trator + as Ilhas do SUL, no meio do ano, claro, desde que ambos tivessem um ótimo desempenho, tanto Intel quanto Nvidia, levariam, um baita "soco". Mas, em se tratando da TSMC, creio que as Ilhas do Sul devem sair lá pelo fim do ano :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixe, nem vi. O mauryk me deixou pra trás nessa hehe.

Sabe o que eu acho? Se fosse para fazer uma aposta seria o lançamento simultâneo dos FX-8000 e da 7850~70. Já tem uns leaks sugerindo que a GF tá acelerada no 32nm, temos também as "mais ou menos constantes" alterações no período de lançamento do BDZ e do Llano, só que com um leak de que o Llano vai ser adiantado, mas não o BDZ. Se não me engano antes o BDZ sairia primeiro que o Llano, agora, segundo o leak, deve mudar.

É possível que a AMD tenha pedido para a GF dar uma apressada no Llano para capitalizar no mercado mobile com o bug do Cougar Point enquanto prepara o BDZ para lançar junto com as 7000 (só um chip no inicio, acredito) da TSMC. Pode até acontecer da TSMC atrasar um tantinho o lançamento das 7000 e com isso atrasar também os FX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei um tantinho aonde postar essa notícia... e vai aqui mesmo.

Várias empresas lideradas pela Xpand 3D propõem um padrão de 3D, "M-3DI, a new standard for 3D active-shutter eyewear products that will bring about compatibility among 3D TVs, computers, home projectors and cinema projection."

http://www.xbitlabs.com/news/video/display/20110331152204_Consumer_Electronics_Companies_Propose_Standard_for_Universal_Stereo_3D_Glasses.html

Entre nVIDIA/AMD (e digamos, Matrox) quem tem mais a perder com isso é a nVIDIA, acredito. A AMD tem um gosto por depender (ou... "apostar") em padrões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ia, a série 6000 também ia.. e foi, em partes.

As 6900 usam uma arquitetura um pouco diferente das gerações anteriores de Radeon HD, a série 7 vai ser esta "nova" arquitetura um pouco melhor, mas espero muito que seja bem mais econômica, desempenho hoje já temos de sobra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ia, a série 6000 também ia.. e foi, em partes.

As 6900 usam uma arquitetura um pouco diferente das gerações anteriores de Radeon HD, a série 7 vai ser esta "nova" arquitetura um pouco melhor, mas espero muito que seja bem mais econômica, desempenho hoje já temos de sobra.

Mas se só a AMD pensar assim, a NVIDIA cai matando e ganha o "round". A posição de mercado da AMD melhorou, mas ainda é frágil demais para que empresa arrisque numa série "EconoFlex".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas se só a AMD pensar assim, a NVIDIA cai matando e ganha o "round". A posição de mercado da AMD melhorou, mas ainda é frágil demais para que empresa arrisque numa série "EconoFlex".

Nada garantido quanto a isso. O Fermi melhorou os pontos fracos do G80, mas ficou um chip grande, caro e gastão, o Cayman melhorou os pontos fracos do R700 (que é um R600 bem melhorado) e assim as duas vão se levar até que precisem reinventar a roda, como ocorreu na mudança DX9 -> DX10.

O Fermi mudou muito porque ele é penado em GPGPU, o Cayman melhorou os pontos fracos que vão ajudar em jogos DX11 e um pouco em GPGPU, mas este ainda não é um mercado onde a AMD tem foco. Talvez no "R1000" eles melhorem um pouco este ponto, mas podem azer isso devagar sem ter que reinventar a roda como a NVIDIA fez com o Fermi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que a AMD seguirá, ao menos por agora, por uma arquitetura FULL GPGPU!! Talvez fosse mais interessante um chip próprio para a linha FireStream. Depois ela vem e junta tudo numa arquitetura só. Leva devagar e correndo menos riscos, parecido com a estratégia para fusion/bulldozer.

Se bem que a AMD também pode surpreender e vir com tudo, aproveitando o bonde do fusion. Mas para isso ela tem que ter muita carta na manga mesmo.

E sobre o consumo, acho que a insanidade de ultrapassar os limites do PCIe já passou, então com certeza o consumo vai cair, Evandro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se isso acontecer, Evandro, pode ser a maior pancada que a nVIDIA vai levar em um BOM tempo. Se os programas seguirem o caminho da AMD o TWIMTBP vai ficar enfraquecido, não acha?

Aliás, sobre isso:

AMD vai explicar as mudanças nas microarquiteturas de GPUs na AMD Fusion Development Summit (AFDS)

http://www.xbitlabs.com/news/video/display/20110405161529_AMD_to_Discuss_Peculiarities_of_Next_Generation_Graphics_Processors_in_Mid_June.html

During his keynote at the AFDS, Eric Demers, Eric Demers, AMD corporate vice president and chief technology officer at graphics division of the company, will recap the evolution of GPUs in the recent years, including the latest VLIW5 and VLIW4 core architectures and instruction sets. But more importantly Mr. Demers will present an overview of the next generation of AMD cores under development, which will propel forward new capabilities and continue the GPU evolution.

While it is not completely clear what kind of peculiarities of next-generation graphics processors will be revealed at the summit, it is highly likely that going forward both AMD and its arch-rival Nvidia will attempt to make GPUs more programmable and better suitable not only for graphics processing, but also for complex computing.

Não sei vocês, mas agora eu tô em cima do muro quanto a minha previsão do lançamento da 7870~50 junto com o BDZ. Salvo se ela terminar a conferência falando "E é isso... Opa! Tem mais uma coisa! Olha só o que eu tenho aqui! *tira a placa do paletó*"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Se isso acontecer, Evandro, pode ser a maior pancada que a nVIDIA vai levar em um BOM tempo. Se os programas seguirem o caminho da AMD o TWIMTBP vai ficar enfraquecido, não acha?

Talvez, o TWIMTBP é pra jogos, programas são outros 500 e a NVIDIA tem se garantido bem ultimamente.

A diferença é que bem mais gente vai ter acesso a um Llano, e não sei se a AMD vai bloquear recursos por driver como a NVIDIA fez no Fermi.

Vamos ver o quanto o OpenCL progredirá daqui pra frente. pessoalmente, acho a linha da AMD em adotar padrões abertos, mais interessante.

Aliás, sobre isso:

AMD vai explicar as mudanças nas microarquiteturas de GPUs na AMD Fusion Development Summit (AFDS)

http://www.xbitlabs.com/news/video/display/20110405161529_AMD_to_Discuss_Peculiarities_of_Next_Generation_Graphics_Processors_in_Mid_June.html

Não sei vocês, mas agora eu tô em cima do muro quanto a minha previsão do lançamento da 7870~50 junto com o BDZ. Salvo se ela terminar a conferência falando "E é isso... Opa! Tem mais uma coisa! Olha só o que eu tenho aqui! *tira a placa do paletó*"

78** pra junho seria ótimo (pega a época de férias no hemisfério norte), mas eu ainda acho que vem em setembro.

E vamos ver se a AMD fala alguma coisa desta vez, não fica só na enrolação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Charlie em uma análise apaixonada do que vão falar no AFDS.

http://semiaccurate.com/2011/04/06/amd-will-out-the-southern-islands-gpu-architecture-early/

Fuad fala da escolha do novo CEO da AMD. Aposta no Seifert.

Industry sources have told Fudzilla that AMD still has to choose its new CEO. The candidates are being interviewed and the decision is expected not long from now.

The most likely candidate for the post is interim CEO Thomas Seifert, the chap who used to be the Chief Financial Officer before Dirk left. There are some whispers that he got offered the job but it is not certain if he likes the idea.

A few other executive vice presidents have interviewed for the position, including Rick Bergman that many know from his ATI days, but so far sources believe that Thomas Seifert is ahead in the running, of course in case he decides to go for it.

So far our sources are not aware of any non-AMD candidates being considered or interviewed, but this is quite reasonable, as this would be kept rather secret. At this point, interim CEO Seifert has the best chance of taking helm.

http://www.fudzilla.com/home/item/22343-new-amd-ceo-likely-from-inside

EDIT: Evandro, se a AFDS (AMD Fusion blabla) for indicação de alguma coisa, é de que a AMD tá mergulhando de cabeça nos programas que miram sua arquitetura. Agora é esperar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está nova geração será em 28mnHK?

Se não será apenas melhoramento das placas de vídeo atuais, se pensarmos bem, quem comprou uma hd4870 na época das HD4xxx ainda tem uma bela placa para jogos.

Concordo bem com o que o Xita disse, desempenho tem de sobra, o real problema são os jogos mal otimizados.

Abraços :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Está nova geração será em 28mnHK?

Se não será apenas melhoramento das disco rígido atuais, se pensarmos bem, quem comprou uma hd4870 na época das HD4xxx ainda tem uma bela placa para jogos.

Concordo bem com o que o Xita disse, desempenho tem de sobra, o real problema são os jogos mal otimizados.

Abraços :cool:

Se você fizer as contas, uma 6990 equivale a no minimo 4 x 4870 hehehehe

conta maluca:

5870 = 2x 4870

5970 = 4x 4870

5970 +-= 6990

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas são as top de linha, mas hoje se você comprar a HD6770 com a HD4870 teremos desempenhos próximos e ainda bons para as maiorias dos jogos atuais, claro ouve uma grande melhora, mas espero uma litografia melhor e menor consumo desta nova geração, pelo menos está chegando.

"Acho que me expressei mal na msg anterior"

Abraços :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

http://www.fudzilla.com/graphics/item/22373-amds-28nm-graphics-is-only-a-die-shrink

R1000 deverá ser die Shrink do R900.

Alguns ajustes aqui e ali, mais uns blocos acolá e assim vamos levando as coisas.. arquitetura nova mesmo, só quando o processo de 28 nm estiver maduro, ano que vem.

Podemos esperar então a TSMC como fabricante dos chips da AMD até 2013.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.fudzilla.com/graphics/item/22373-amds-28nm-graphics-is-only-a-die-shrink

R1000 deverá ser die Shrink do R900.

Alguns ajustes aqui e ali, mais uns blocos acolá e assim vamos levando as coisas.. arquitetura nova mesmo, só quando o processo de 28 nm estiver maduro, ano que vem.

Podemos esperar então a TSMC como fabricante dos chips da AMD até 2013.

Mas nesse caso vão poder colocar mais SIMD lá no meio. É estratégia para diminuir riscos. Aliás, tenho 99% de certeza de que será VLIW4.

E eu não sei se a TSMC vai ficar até 2013 "fechado" não, Evandro. Assim que a logística da GF se aprumar (deve começar em 2012) já devem mudar as coisas para lá (até o charlie supôs que já esse ano começaria a dividir entre as duas, o que é um exagero).

Então talvez já no fim de 2012 teremos risk production de GPU com a GF e 2013 tendo a produção transferida pra lá. Salvo se a AMD for jogar na segurança e dividir entre a GF e a TSMC em 2013.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas nesse caso vão poder colocar mais SIMD lá no meio. É estratégia para diminuir riscos. Aliás, tenho 99% de certeza de que será VLIW4.

Sim, espero que não enfiem tantos blocos e aumentem o clock a ponto desse chip continuar sendo grande e consumir os horrores de hoje em dia.

Também tenho essa lim -> 100 de certeza. :D

Espero que eles não façam só um chip siliconado, que melhorem as limitações do dito cujo, melhorem a parte de Tesselation e força de ROPs, assim podem concorrer melhor com a NVIDIA.

E eu não sei se a TSMC vai ficar até 2013 "fechado" não, Evandro. Assim que a logística da GF se aprumar (deve começar em 2012) já devem mudar as coisas para lá (até o charlie supôs que já esse ano começaria a dividir entre as duas, o que é um exagero).

2012 inauguram a fábrica, até ela ficar 100% demora um pouquinho, mas como cada empresa tem um processo próprio, não dá pra só trocar o fabricante quando der vontade, eles tem que reavaliar muita coisa e isso demora, por isso meu pitaco é 2013, a AMD pode desenvolver pra 25 ou 22 nm direto pro processo da GF. ;) (ficou confuso ?)

Então talvez já no fim de 2012 teremos risk production de GPU com a GF e 2013 tendo a produção transferida pra lá. Salvo se a AMD for jogar na segurança e dividir entre a GF e a TSMC em 2013.

Dividir eu não sei, pode ser que comecem com chipsets ou chips "pequenos" pra depois irem pros high-end.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...