Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda para reduzir perdas de tensão circuito.


Leandro DL

Posts recomendados

Olá amigos. Estou desenhando um circuito de Fade-Out para uma lâmpada, usando um Opamp. Acontece que, alimentando o CI com 12V, na saída dele eu tenho cerca de 10,5V devido às caracteristicas do próprio componente.

Aplicando 10,5V à base de um transistor BIPOLAR, 12V no coletor, no emissor eu tenho (10,5V - 0,7V) 9,8V para alimentar a lâmpada.

Com essa queda de 2V, a lâmpada já acende com brilho reduzido.

Alguém teria alguma ideia de como reduzir tantas perdas assim no circuito?

Um mosfet seria ideal, porém o circuito ficaria mais complexo (acredito), pois teria que trabalhar com PWM.

A tensão que disponho é de apenas 12V.

Valeu. :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegue esta saída do opamp e jogue num transistor bipolar, mas em configuração emissor comum (com o emissor aterrado). No coletor desse transistor você coloca um resistor ligado até os 12V. Assim, no coletor do transistor, você terá a tensão excursionando de 12V (com o transistor em corte) até 0,2V (com o transistor saturado).

É exatamente no coletor que você deve ligar a base do outro transistor, pois assim você vai diminuir o teu problema de queda de tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegue esta saída do opamp e jogue num transistor bipolar, mas em configuração emissor comum (com o emissor aterrado). No coletor desse transistor você coloca um resistor ligado até os 12V. Assim, no coletor do transistor, você terá a tensão excursionando de 12V (com o transistor em corte) até 0,2V (com o transistor saturado).

É exatamente no coletor que você deve ligar a base do outro transistor, pois assim você vai diminuir o teu problema de queda de tensão.

Obrigado! Mas aí surge um outro probema. O Opamp alimentado com tensão assimétrica, com a saída "baixa", fica com cerca de 1,5V, mantendo sempre o transistor em condução. Na configuração de emissor comum, usando um resistor de 1K entre coletor e 12V, terei uma tensão de provavelmente 0,7V no coletor.

Eu disponho apenas de 12V assimétrico.

Valeu!! :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...