Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[DICA] Digitalizar várias folhas com o ADF multifuncional HP


eduzsrj

Posts recomendados

Bom, fim de ano, época de arquivar as contas e papeladas do ano, etc, bom como no arquivo já tinha algumas faturas antigas de cartões de crédito, resolvi escaneá-las e mandar os originais "pra reciclagem", poupando espaço no armário.

Mas já tentei fazer isso na época que tinha um scanner, e dá muito trabalho escanear um por um, mas aí lembrei que tenho uma multifuncional com ADF que raramente usei desde que comprei, mas então resolvi tentar usá-lo.

Saiu perfeito, várias folhas escaneadas de uma só vez com o alimentador automático de originais, salvas em arquivos individuais no formato desejado (PDF), o único trabalho a mais foi renomear os aquivos.

Então aqui vai uma dica para quem tem uma multifuncional HP da séria Officejet 6500, mas acredito que funcione com outros multifuncionais HP que tenham o ADF (Alimentador automático de documentos originais, várias páginas, para fax/scaner) e o botão "digitalizar".

Primeiramente é preciso ter instalado o driver FULL da multifuncional, pois é necessária a existência da "Central de Soluções HP".

Em seguida, abra a Central de Soluções HP e siga estes passos:

I – Criando um atalho (perfil) de digitalização automática:

1) Clique em “CONFIGURAÇÕES” e passe o mouse sobre “Configurações de digitalização”;

2) Clique na opção “Gerenciar atalhos de digitalização”;

3) Clique sobre o item “Documento para arquivo” para selecioná-lo;

4) Clique em “Configurações avançadas de documento...”;

5) Altere a resolução de 300dpi para 110dpi, clique em OK;

6) Em “Tipo de” altere de “Colorido” para “Escala de cinzas”;

7) Em “Tipo de arquivo” mude de “PDF pesquisável” para “PDF” (último da lista);

8) Clique em “Salvar atalho”;

9) Em nome do atalho usaremos “Doc para PDF”, repetindo esse nome no campo “Nome abreviado para monitor” (é o nome que vai aparecer no visor da multifuncional);

10) Clique em “Salvar” e em seguida em “Concluído”;

II – Transferindo o atalho para multifuncional (aparecer no visor):

1) Coloque o mouse sobre “Configurações de digitalização”;

2) Selecione a opção “Configurações do botão de digitalização do painel frontal”;

3) Ao lado de “1. Botão de digitalizar para” clique em “Configurações de digitalizar para...”;

4) Abrirá uma janela com a lista de atalhos de digitalização, as que estão salvas no micro e as que estão configuradas para aparecer no visor da multifuncional;

5) Selecione o atalho criado “Doc para PDF” e clique em “Adicionar”, você pode usar as setas pra cima e pra baixo para ordenar a lista que vai aparecer no visor da multifuncional;

6) Clique em “Atualizar o dispositivo” e, em seguida, em “OK”;

III – Etapa final: fazer as digitalizações:

1) Pegue as folhas a serem digitalizadas e coloque no alimentador de originais com a face a ser digitalizada para cima, sugiro no máximo umas 20 por vez, as folhas devem ser de papel carta/A4 padrão, sem clipes ou grampos e em bom estado, não recomendo por folhas rasgadas pois pode soltar algum fragmento dentro do mecanismo;

2) Aperte o botão “Digitalizar”, aperte “OK”, use as setinhas direita/esquerda para selecionar o computador de destino (aparecerá o nome do computador na rede), aperte “OK”, agora use a setinha para achar a opção criada “Documento Digitalizado” e clique em “OK”;

3) Pronto, a digitalização será realizada automaticamente e os arquivos serão salvos na pasta “Meus Documentos”, “Minhas Digitalizações”.

Observações finais:

Reparem que podemos criar um perfil de digitalização de acordo com nossas necessidades de resolução, tipo de arquivo (PDF, PDF pesquisável, BMP, TIF, etc.), resolução, cortar automaticamente, etc. No modelo acima eu optei pela resolução mínima, para tamanho reduzido de arquivo, já que o objetivo é apenas arquivar um documento digitalizado. Altere as configurações que citei de acordo com a sua necessidade.

Note que apenas o formato para salvar como imagem em PDF, TIF e TIF compactada permitem digitalizar várias folhas de uma vez.

Existe uma opção lá, acho que é “Texto para OCR” que é muito interessante, a multifuncional digitaliza o documento e já salva ele tem texto RTF, fazendo a digitalização e o reconhecimento do OCR automaticamente, sem termos que fazer essas diversas etapas manualmente, muito interessante.

BUG?

Não sei por que, mas aqui a impressora não está “mantendo salva” na memória os atalhos, fazendo com que eu tenha que repetir o passo II toda vez que ligo a multifuncional e tenho que fazer digitalizações.

Bom proveito aí, e quem souber de mais algumas dicas aí sobre esse assunto para colaborar com esse tópico poste aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...