Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD slave ?


Penr

Posts recomendados

Bom, TEM alguma explicação técnica pra isso que eu não sei dar a essa hora, mas em palavras "leigas" é algo assim:

Os canais IDE suportavam até 2 HDs (ou CDs/DVD/etc.) em cada cabo, e pra identificar qual informação vinha de onde, esses cabos eram "divididos" em Master e Slave (ou Mestre e Escravo). Quando o "padrão" Serial-ATA passou a ser mais usado que o Parallel-ATA, os fabricantes simplesmente "renomearam" o tal "cabo IDE" para cabo Pata.

Mas porque "mudaram" o nome? Na verdade não mudaram, IDE significa Integrated Drive Electronics e apenas era uma maneira extra-oficial de se referir ao conector ATA PARALELO que ganhou oficialmente o P pra se diferenciar do S-ata

Agora porque nunca ninguém mudou a nomenclatura da BIOS, isso eu não sei explicar, só posso garantir que não faz diferença nenhuma no desempenho, já que cada disco usa uma trilha separada de comunicação pra acessar a memória e trocar as informações com a CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Wertyu.

Qual o fabricante/modelo sua placa-mãe, mesmo?

Como podemos ver na screenshot que você mesmo postou, todos os dispositivos de disco da máquina são listados no Setup da BIOS como "IDE Channel X"

Estranho, mas provavelmente é só uma falha de identificação da BIOS e de "interação" desta com o hardware propriamente dito da placa-mãe.

Já que você não postou muitas informações, vou fazer um questionamento meio besta, mas necessário: sua placa-mãe possui controladoras SATA II ou apenas SATA I?

É que se a placa-mãe der suporte apenas para discos SATA I, não temos muito o que fazer: os HDs vão trabalhar de qualquer modo com uma taxa máxima teórica de transferência de dados de 1,5 Gbps.

Mas se a placa possui controladoras que suportam velocidades de transferência de 3 Gbps, você deve ter uma preocupação em mente: alguns HDs SATA II, com a finalidade de manter a compatibilidade com placas-mãe mais antigas, possuem um jumper limitador de velocidade, que muitas vezes vem configurado de fábrica para operar justamente no limite de 1.5 Gbps. Não sei se é o caso destes dois modelos que você tem: tanto o Samsung quanto o Seagate em questão são SATA II, porém não tenho certeza se eles possuem o jumper limitador (apesar de crer que não seja o caso).

Enfim, poste qual o fabricante e modelo da sua placa-mãe e verifique na parte traseira dos discos (próximo aos conectores de dados e de energia) se existe o tal jumper e se ele está "capeado". Com essas informações, fica mais fácil de te ajudar.

Por último, apenas para te tranqüilizar momentaneamente e tentar responder ao seu questionamento original: NÃO, o simples fato de os discos aparecerem listados no Setup da BIOS como "Slave" não afeta em nada na performance deles. Como você deve saber, "Slave" e "Master" são configurações típicas de controladoras IDE, que suportam dois dispositivos por porta. Controladoras SATA (como seria de se supor, pois SATA significa Serial-ATA) são dispositivos de funcionamento Serial que suportam apenas a instalação de um disco rígido/drive óptico/etc por porta, de forma que a aplicação de definição Master e/ou Slave para um dispositivo SATA é uma incoerência completa.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...