Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitor Sansung LCD 940N 19" com tela preta-Resolvido


ASHWOOD

Posts recomendados

E aí pessoal, sou novo no fórum.

Há algumas semanas atrás eu pensava que os monitores de LCD eram descartáveis e não havia reparo para peças quebradas.

Meses atrás meu monitor LCD, de repente, ficou com a tela preta e o led do power on continuou aceso. Fiquei frustrado de ter de usar o monitor reserva, aquele syncmaster tubo de 15" minusculo e espaçoso.

Na primeira tentativa de desmontar o 940N quebrado; não consegui sequer abri-lo, pois não há parafusos só encaixes muito justos.

Após uma pesquisa no Googgle, baixei o Service Manual do Syncmaster 940N que é válido para vários frames da Samsung. Com cuidado, consegui desmontar e separar a fonte-inverter, placa lógica, display LCD, lampadas CCFL...blah...blah....blah

Aconteceu que muitas dúvidas brotaram na minha massa quanto ao defeito que agora poderia ser nas lâmpadas CCFL, na placa fonte inverter, na placa logica ou no Display 19".

Controlei o meu desespero e tentei analisar friamente:

-O display estava ok pois ele funcionava e não mostrava imagem porque não havia iluminação do backlight; podia-se ver que mesmo sem iluminação o Desktop do Windows aparecia muito escuro lá dentro...

-Se o display estava ok a placa lógica também estava e o problema foi reduzido às lampadas e à placa da fonte-inverter.

Na placa da fonte haviam 5 capacitores eletrolíticos estufados e de acordo com o manual...as linhas de 13V(alimentação do inverter, 5V(alimentação da placa logica e 2,2V) foram medidas e estavam ok.

Fiz mais umas pesquisas na internet e tomei coragem para substituir os capacitores chineses(CAPXON, cujas especificações de qualidade são péssimas) por capacitores equivalentes e caros da Panasonic, por precaução também substituí o fusível da linha de 13v que alimenta o inverter.

Resultado:

-O Samsung 940N continuou na mesma situação, tela preta...FRUSTRAÇÃO...de ter de continuar a usar o 15"...

Retornei ao google...e pesquisei mais alguns dias e, finalmente após muitas informações sem sentido em posts do tipo me ajudem por favor; achei num site americano chamado Badcaps.net(www.badcaps.net) encontrei vários posts com problemas semelhantes ao do meu monitor, com perguntas e respostas muito honestas entre os membros com vários casos resolvidos.

Com base nestas nas informações destes casos resolvidos pude ter mais clareza no diagnóstico e pude constatar(apesar da possibilidade do defeito estar em qualquer local da placa do inverter ou nas lâmpadas CCFL), quase que"chutei" que o problema era na placa do inverter mais especificamente nos 2 MOSFETs, que foram substituídos no dia seguinte.

Resultado: O esforço valeu e o 940N voltou a funcionar(mas..sabe-se até quando???).

Ah...durante a remontagem do monitor uma placa metálica que cobre os conectores de alimentação das lampadas foi esquecido e ficou fora...agora só vai ser recolocada numa próxima desmontagem...

Moral da estória:

-Aprendi bastante com a brincadeira de consertar..., que os LCD não são descartáveis...que a fonte era chaveada como ela funcionava, sobre as altas tensões na saídas dos trafos para as lâmpadas, sobre o funcionamento placa lógica.

-Aprendi a ter fé no conhecimento técnico do pessoal apesar da desconfiança da minhas irmãs que "achavam" que o monitor estava condenado desmontado "daquele jeito" kkk.

-E agora...agora sei porque monitores de LDC estragam...são os componentes eletrônicos de baixa qualidade baratos ou ruins que fabricantes como a Samsung utiliza para economizar no processo de fabricação...o monitor por fora é lindo e a propaganda ainda mais linda, mas por dentro, a Samsung solda os piores capacitores do mundo nas suas placas.

Só propaganda de empresas como Samsung, AOC, LG(foram as marcas que mais vi... com problemas de funcionamento) pra vender mais e lucrar com a nossa ânsia doentia de consumo.

-No final da estória...Gastei 65 reais em componentes, gasolina, tempo e paciência o monitor voltou a funcionar e o 15" voltou para o armário, não sei até quando porque há muito mais componentes chulos na placa.

Meus amigos, espero ter ajudado alguém com o post e um grande abraço a todos do fórum!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
...

Meus amigos, espero ter ajudado alguém com o post e um grande abraço a todos do fórum!!!

Opa,

Cara... teu topico caiu como uma luva...

Estou com o mesmo monitor aqui... 940N e com os mesmos sintomas do teu... Tela preta.. com a imagem, mas sem backlight..... Abri ele aqui... e estou com o inverter em mãos... No seu foi só os MOSFETs que estavam com problema??

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza?

Então amigo, na verdade haviam seis capacitores estufados na etapa de entrada da fonte até o chaveador, 1 fusível FH602 aberto e os MOSFETS AM4512C que foram substituídos. O monitor ficou normal e está ok.

Mas eu tive sorte porque chutei que as lampadas esvam ok...

-Primeiro verifique se p problema é no Backlight:

Desligue as luzes do local, ligue o pc e verifique se ha imagem que deve aparecer muito fraca...e então, se você ver logon do windows, ok a placa lógica está boa e o problema é a falta de backlight.

-As lampadas CCFL são acionadas pelo Power board inverter e podem estar queimadas(o que é raro, pois estas lampadas são muito duráveis).

-Power Board Inverter, é a fonte de alimentação das lâmpadas CCFL; é controlada pela placa lógica.

Baixe o manual de serviço do Samsung 940n; você pode procurar no google(digite 940N power board inverter); há vários modelos compatíveis, veja qual é o seu) ou baixar este aquivo:

http://online.manualspace.com/computer-monitors-free-ebooks/samsung-monitor-service-manual/1715/samsung-syncmaster-940n-ls19haa-tft-lcd-monitor-service-manual-143.html

Leia o manual e desmonte o monitor seguindo as instruções.

Retire a placa da fonte e inspecione todos os componentes visualmente e com multímetro.

Os mais prováveis de falha são os fusíveis e capacitores na entrada placa Power Board.

Com o esquema eletrônico da Power board aberto verifique os componentes da entrada trafo, resistores , capacitores, diodos e fusivel.

A sequir, verifique a etapa do chaveamento trafo, resistores , capacitores, ponte de diodos G2SB60, fusível, o IC601 e o fotocoupler LTV817M; esta linha fornece duas tensões +-13V para o inverter e 5V para a placa de controle principal.

Cheque as tensões BRIGHT BDIM 4,5v, BRIGHT ADIM 3.3V no esquema 13-7.

A partir do fusível FH602(meça 13V de tensão) e do cap. eletrolitico C601(esquema13-3 IP BOARD você encontrará o IC1FAN7310 que fornece todas as funções de controle para um Conversor ressonante e logo em seguida os MOSFETS AM4512C(diagrama 13-8) e a seguir os transformadores T602 e T603 em MAIN BOARD.

Para ter certeza de que as lâmpadas CCFL não estão queimadas, você teria de testá-las separado utilizando um reator apropriado(o que eu não fiz; pois chutei que as lampadas estavam boas...)

Substitua os componentes queimados , em curto ou abertos.

Há um esquema de teste na pagina 13-5 e 13-6 que facilita bastante a localização do defeito.

Boa sorte com o seu monitor!

Abraço

Eu trabalho com Solidworks e Autodesk Inventor e o minimo que aceitavel é um monitor de 19".

Apesar dos problemas que tive gosto do 940N.

Tentei consertar o 940N porque não há mais monitores de 19" quadrados.

Os 19" wide são muito ruins, acho que estreitos e chatos demais.

Para substitiuir o meu, teria de ser pelo menos um monitor 22"wide, que custam R$700 para mais. Uma questão de conforto e gosto.

Por isso:

Antes de tudo, teste você mesmo ou leve as lâmpadas a uma eletrônica service e peça para testarem as CCFL; se estiverem queimadas terá de substituir-las.

Se assim não acender...:

Avalie se o conserto da placa da fonte é viável ou possível dentro dos 65 reais.

Compre componentes japoneses, tipo Panassonic, Chemicom, Hitachi que são bem mais caros que esses comuns encontrados em qualquer lugar.

Caso o conserto envolva a troca de CI's de difícil substituição ou custe mais caro que isso, considere a substituição da placa por uma nova.

Ha vários modelos mais recentes(à venda na internet) que aceitam o controle da placa logica do 940N e acendem muito bem as lampadas CCFL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...