Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Ajuda no Primeiro Over] C2D E8400 + GA-P35-DS3


ribeirobs

Posts recomendados

Realmente não dá pra entrar no Windows se não no automático. Pensei exatamente nisso que você disse sobre a BIOS e aproveitei a tarde livre pra fazer alguns testes.

Desde que comprei a placa, atualizei a BIOS por duas vezes. A versão F10 (de fábrica) foi atualizada para a F12 (assim que instalei o sistema, em 2008) e posteriormente para a versão F14 (assim que lançada, em 2009). Como tenho o costume de manter o backup de cada uma dessas versões, resolvi fazer o downgrade para essas duas versões e experimentar.

Anotei muita coisa mas pra não ficar muito extenso, vou resumir: a única versão da BIOS em que conseguir iniciar o sistema COM OVER e de forma estável, foi a F14 (instalada atualmente e mais nova).

Nas versões F10 e F12 o sistema iniciou perfeitamente SEM OVER, mas quando subi o FSB para 9x400, o Multiplier da Memória para 2.00 e Voltagens para MANUAL, dava de cara com BSODs. Com as voltagens em AUTO o sistema chegava a ligar, mas assim que eu acionava o OCCT o sistema travava e exibia uma BSOD.

Ainda nessas versões F10 e F14, antes de testar as voltagens no Automático, tentei aquela correção que você havia me proposto: (G)MCH +1 e FSB +1. A F10 foi a única que conseguiu iniciar o Windows nessa configuração mas travou logo após a tela de login. Quando aumentei o (G)MCH para +2 o computador nem entrou na BIOS.

Sobre as voltagens, nada muito diferente. Nas três versões, a tensão das memórias variou entre 1,87V e 1,89V SEM OVER e entre 2,08V e 2,10V COM OVER.

Uma coisa que me chamou atenção é que somente na versão F12 sem overclock, quanto mais carga o OCCT colocava na memória, mais a tensão abaixava. Chegou a 1,84V, estabilizando em 1,85V. Quando o OCCT terminou o teste, estabilizou novamente em 1,89V.

Realmente não sei o que fazer. Alguma sugestão ?

Abraços, e Obrigado por tudo até aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pois é, placa mãe complicada essa ai, tem que pesquisar muito ou esperar alguma imagem nova para bios...

Memória>

Você está usando 4 (quatro) módulos de memória certo? Experimente somente com dois módulos para ver o comportamento, pode haver alguma mudança na tensão.

tensão do processador>

A tensão é normal abaixar quando o sistema é exigido.

Na verdade a tensão abaixa e a corrente sobe se fosse contrário haveria problema. Isso é normal, bom e natural.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar tirar os dois pentes de 1GB e testar subir o FSB. Volto já...

PS.: Notei uma coisa enquanto estava com 3.6GHz: Mandava o Windows reiniciar e ele não reiniciava. A VGA corta o sinal mas a placa-mãe não reseta. Somente o comando de Desligar funciona.

--------------------------------------------------------------------

Bom... tirei os dois pentes de 1GB e rodei o OCCT (6 minutos) por precaução e está estável. Só que a memória continua em 2.10.

Durante o teste o clock se manteve em 3.6GHz com o VCore variando entre 1,25V (Full) e 1,28V (Idle). As memórias ficaram em 2,10V enquanto Full e variaram entre 2,08V e 2,10V enquanto Idle. Devo tentar com os pentes de 1GB sozinhos ?

Ribeiro, se a placa está em AUTO siginifica que a placa está preenchendo os valores de tensão automaticamente, certo ? Se sim, não há a possibilidade tentar preencher esses valores manualmente e ver se inicia ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Testar com os outros módulos não vai resolver. Não adianta.

Sim amigo! Se preencher os valores manualmente resolve, mas você não disse que a placa não segue quando a opção de controle de tensão fica em manual? Que só vai quando em AUTO?

Não é necessário colocar a opção de controle em manual para alterar as voltagens?

O que está acontecendo com a nossa comunicação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é Ribeiro, eu já tinha colocado as opções em MANUAL e de fato nunca funcionou. Só que eu nunca experimentei mudar os valores. Sempre ficaram em NORMAL.

1mitgeral3.th.jpg

Eu imaginei que talvez mudando esses valores pudesse surtir algum efeito. E surtiu! Neste exato momento estou com over (9x400=3.60GHz) e as voltagens da memória estão estáveis em 1,89V. Fiz o seguinte:

1. Adicionei +0,1V no DDR2 OverVoltage Control, +0,1V no FSB OverVoltage Control e +0,1V no (G)MCH OverVoltage. No campo CPU Voltage Control setei a tensão em 1,28125V. Sistema estável e funcional.

2. Resolvi tentar mais um pouco e retirei todas as voltagens adicionais (FSB, DDR2 e MCH) e deixei somente o CPU Voltage Control em 1,28125V. Sistema estável e funcional.

3. Apenas por curiosidade resolvi tentar outras voltagens no CPU Voltage Control abaixo de 1,28125V mas nenhuma delas deixou o sistema estável. Em algumas BSODs direto e em outras apenas travadas.

Além disso, em outro setor da BIOS, desativei o "CPU EIST Function" e o "CPU Enhanced Halt (C1E)". Fiz isso por que já tinha ouvido falar que essas duas opções eram bugadas na minha placa-mãe fazendo com que o computador perdesse relativo desempenho. Após a mudança já senti o Windows carregando mais rápido. Posso deixar essas duas opções desativadas?

1,28125V foi a tensão mínima em que o sistema ficou estável e totalmente funcional. Só lembrando que coloquei de volta os dois pentes de 1GB, totalizando 6GB. Mesmo assim o sistema continua estável e sem qualquer alteração. Rodei o OCCT por 20 minutos para que você possa ver se há algo de errado:

2010122915h40cpu1.th.png

2010122915h40cpu2.th.png

2010122915h40gpu1.th.png

2010122915h40vcore.th.png

2010122915h40volt3.th.png

2010122915h40volt5.th.png

2010122915h40volt12.th.png

O gabinete ainda está aberto e o ar condicionado está desligado, então a tendência é essas temperaturas diminuirem mais um pouco.

É isso. Peço desculpas se não soube explicar algumas coisas mas é que realmente não sei muita coisa sobre over. Se precisar de qualquer outra informação, estou a disposição.

Abraços e Muito Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi,

Ai sim colega... O funcionamento correto é o que gratifica a nossa peleja.

Gostei da configuração para o over com uma exceção, o seu processador pedir 1.28v para 3.6GHz, mas se essa foi a tensão necessária não podemos fazer nada.

Se você estiver contente com a nova configuração, não há necessidade de mais material de análise, pois o que foi postado mostra estar OK.

Nada de desculpa, a madrugada faz a gente variar, às vezes.

Se estiver tudo ok para você e só avisar para encerrarmos o caso E8400 VS GA-P35-DS3 hehe.

Outro abraço e disponha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda bem... na próxima passarei longe de Gigabyte :lol: Apesar de tudo, parece ser uma boa placa no geral mas é problemática. Antes de fechar o tópico, tenho algumas perguntas, se você puder me responder é claro.

1. Eu também achei que essa tensão ficou meio alta. Qual é a tensão normal de operação do E8400 ?

2. Isso pode colocar o computador em risco de forma excessiva ou apenas o risco normal de um over qualquer ?

3. Existe alguma alternativa que possa ser feita para manter esse over com uma tensão menor ?

4. Eu não conheço ainda os limites desse processador mas pelo o que eu andei lendo, 3.6GHz é o ideal para ele em voltagens normais, certo ? Já que houve a necessidade de subir a tensão, dá pra subir o FSB mais um pouco ou não vale a pena ?

5. Estava pensando em um upgrade no final de 2011. Entre Core i7 e i5, qual se sai melhor em over? Existe alguma marca de placa-mãe que se destaque por obter um over mais estável e 'seguro' ?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ainda bem... na próxima passarei longe de Gigabyte :lol: Apesar de tudo, parece ser uma boa placa no geral mas é problemática. Antes de fechar o tópico, tenho algumas perguntas, se você puder me responder é claro.

1. Eu também achei que essa tensão ficou meio alta. Qual é a tensão normal de operação do E8400 ?

2. Isso pode colocar o computador em risco de forma excessiva ou apenas o risco normal de um over qualquer ?

3. Existe alguma alternativa que possa ser feita para manter esse over com uma tensão menor ?

4. Eu não conheço ainda os limites desse processador mas pelo o que eu andei lendo, 3.6GHz é o ideal para ele em voltagens normais, certo ? Já que houve a necessidade de subir a tensão, dá pra subir o FSB mais um pouco ou não vale a pena ?

5. Estava pensando em um upgrade no final de 2011. Entre Core i7 e i5, qual se sai melhor em over? Existe alguma marca de placa-mãe que se destaque por obter um over mais estável e 'seguro' ?

Abraço!

A maioria das perguntas eu respondo com certeza, mas a ultima...

1) A tensão depende de cada peça (cada processador). Cada processador tem sua particularidade quando em over, alguns vão em 3.6GHz com 1.2v com estabilidade outros necessitam de mais vcore, é relativo.

PS: Agora que eu fui verificar que a revisão de seu processador é CO e sendo dessa revisão ele foi até bondoso com você em exigir só 1.28v para 3.6GHz estável; geralmente pede mais vcore. O meu vai em 3.6 (dito acima) com 1.2v, mas o meu tem revisão EO.

2) Não tem perigo, como eu disse acima a revisão CO é mais exigente para vcore e por isso esquenta mais, mas nada de assombroso.

O cuidado é o normal como todo over, temperatura e voltagens devem ser verificadas sempre.

3) Não existe, pois a tensão usada (que você mesmo testou) foi uma necessidade do processador para o clock.

4) Sim 3.6GHz FSB de 400 é jóia para esse processador em uso diário.

Não, esse aumento na tensão foi necessário para 3.6GHz e não vai dar margem para mais over.

1.28v foram necessários para estabilizar seu processador em 3.6GHz se subir o clock vai ter que subir mais a tensão. Isso é uma relação direta.

5) Ambos os soquetes fazem over parecido, melhor resposta é pesquisa hehe.

Se for para montar uma máquina nova para fazer overclock depende da intenção do over.

Para não deixar essa vazia: Eu preferi o soquete 1366 na pele da P6TD porque não tinga Rampage extreme.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, Brigadão pelas perguntas respondidas. Tá sendo muito bacana aprender sobre overclock e saber como lidar corretamente com meu hardware. Sei que são muitas perguntas e as vezes bobas, mas acho que é melhor perguntar do que acabar torrando sem querer o processador porquê não perguntei. Agradeço se você puder me tirar essa última dúvida:

O motivo principal que me levou a fazer overclock foi a desconfiança de gargalo. Tenho uma ATi Radeon HD4870 (não é mais ponta de linha mas continua ótima) e estava estranhando receber cada vez menos FPS em jogos. Só pra você ter uma ideia, no Formula1 2010 conseguia uma média de 39FPS com tudo no mínimo. Agora há pouco abri o jogo e sem mudar nada, apenas com esse over, a média de FPS foi pra absurdos 86FPS... Acho que não há dúvidas de que esse over surtiu muito efeito no meu sistema.

Por isso mesmo gostaria de minimizar ao máximo esse gargalo, logicamente sem forçar além da conta o processador. Tentar subir pelo menos mais um pouco o FSB (3,7GHz ou 3,8GHz) para extrair um desempenho melhor é possível ou o uso diário já fica comprometido? Teoricamente, subindo o FSB vou precisar estabilizar aumentando o VCore... Pra mais de 1,30V no E8400 C0 já fica perigoso ?

Mais uma vez, Muito Obrigado. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de muito OCCT e Prime95, consegui estabilizar definitivamente o over. A tensão mínima requerida foi de 1,29375V (setada na BIOS) com um acréscimo de +0,1V no (G)MCH OverVoltage Control (sem isso a placa-mãe não respondia ao comando "Reiniciar" no Windows). Em 3 horas de OCCT e 9 horas de Prime95 não houve erros.

Só fiquei meio assustado com as temperaturas máximas: 54ºC no processador, 59ºC no núcleo 1 e 50ºC no núcleo 2. Parece razoável mas ontem quando o ar condicionado estava desligado, a temperatura batia em média 51ºC em Idle. A cidade também não ajuda (38ºC todo dia) mas acredito que dá pra baixar muito mais essa temperatura manobrando as fans do gabinete (são 6).

Só complementando a minha pergunta no post anterior, fuçando na BIOS aprendi que infelizmente não há como aumentar o over acima de 3,6GHz (9x400) sem forçar a frequência das memórias (2x400). Elas não são indicadas pra essa finalidade, então forçar seria perigoso demais.

É isso. Queria te agradecer Ribeiro por ter me dado uma enorme ajuda. Ainda tô engatinhando nesse mundo mas só o que você me explicou já serviu pra ampliar e muito o meu entendimento, algo fundamental para overclock.

Muitíssimo Obrigado pela ajuda e pela paciência, um Abraço e um Ótimo Ano Novo pra ti e toda a tua família.

Dúvidas Sanadas. Pode fechar o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...