Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Funções dos chipset e processadores


Renata8

Posts recomendados

Como assim?

Toda nova geração de processador muda a cada uma. Arquitetura, instruções, memória cache, assim como os chipsets.

Por exemplo:

Os novos processdores Core i* da Intel, possuem o controlador de memória integrado ao processador, não mais ao chipset, como ocorria até o soquet 775, já AMD tem esta tecnologia desde os processadores Athlon soquet 462.

A mother tem sempre dois chipsets, o NorthBridge e o SouthBridge, cada um tem funções específicas, e varia de modelo para modelo. NorthBridge geralmente possui o Vídeo integrado (exceto alguns processadores Core i5 e i7, que o vídeo também está no processador) e fazem a comunicação do processador com o SouthBridge, as memórias (quando o controlador não é integrado no processador) e com o PCI-e. O SouthBridge é responsável pelos outros I/Os (USB, SATA, IDE, PCI, Firewire, barramento de áudio, entre outros).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O leo está certo, mas só complementando. Como ele falou, a placa-mãe se divide em duas partes, a North e a Southbridge.

Se fosse para falar muito grosso modo eu diria que o Northbridge (e o processador) cuida de tudo dentro do gabinete enquanto a Southbridge cuida de tudo que você coloca por fora (som, usb, leitor de dvd, etc).

Hoje o processador está englobando as funções da placa mãe, com o Sandy Bridge na prática nem existe mais a NorthBridge, o processador possui video integrado, controlador de memória e do pci-e. A arquitetura Sandy Bridge vai substituir praticamente tudo que a Intel produz de processador.

Já a AMD vai lançar processadores com e sem video integrado, são os chips "fusion" com o video integrado (para laptop/netbook e pequenos desktops) e os processadores na arquitetura Bulldozer (sem video integrado, para desktop).

Se quiser uma resposta mais detalhada, por favor, elabore melhor sua pergunta.

Fica o abraço. Até. Se não ver vocês até a passagem, um próspero ano-novo o/.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...