Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bluescreen + Reinicializações paranormais.


Heizer

Posts recomendados

Olá, galera. Sou totalmente novo aqui e vim admitidamente pedir ajudar por que anda difícil resolver sozinho um problema. Bem, vamos lá?

História:

Comprei um PC novo que, de um mês pra cá, começou a apresentar um problema esquisito: Após o PRIMEIRO boot do dia, se eu não reinicializasse o PC assim que o S.O. entrasse, ele dava bluescreen (Ou então desligava sozinho e não ligava) acusando APENAS erro no endereço 0x00000A na memória, e fora isso, só dizia, na tela azul dos infernos, que era aconselhável desinstalar algum software ou hardware, ou desabilitar memória de cache, que isso poderia estar causando algum problema.

Então resolvi desinstalar tanto que cheguei a simplesmente formatar. Bem, formatei. Mas agora o PC está com o seguinte problema:

Tento instalar algum S.O. mas em ALGUM momento aproximado, ele simplesmente desliga, fica uns 5 segundos desligado e depois inicia outra vez (não, ele não simplesmente reinicializa! ele reinicializa entre uma pausa! oras?!:confused:)

Já fiz teste com: Placa de vídeo, memória RAM, chequei desde temperatura até voltagens, desde excessivas a insuficientes... Só não testei colocar uma FONTE diferente até agora, apesar da fonte aparentemente aguentar a configuração do PC.

Não consigo materializar nada sobre o que pode ser. Minhas 3 desconfianças são: Aquecimento do processador, placa mãe defeituosa ou fonte.

mas ps.: Problema na fonte faz PC reiniciar?:confused:

Configuração referida:

Fonte SevenTeam 450W REAIS

Placa mãe ASUS P7P55D LE

Placa de vídeo Nvidia GeForce 220 GTS

2 pentes de memória CORSAIR de 1600MHZ DDR3

Processador INTEL CORE I5 (não lembro a série)

obs: Algum histórico de problemas com essa placa mãe? Alguém sabe informar?:angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você chegou a testar os pentes de memória individualmente?

Posta mais informações sobre essa sua fonte também.

Sim, testei-os individualmente. Ambos funcionam. Um deles estava com o contato meio falho, passei uma borracha branca pra tentar tirar a estática e ele voltou a funcionar 100%. Mas sim, testei-os individualmente. Inclusive tentei instalar o S.O. revezando os pentes de memória, e usando ambos individualmente, deu o mesmo problema, sem diferença.

E essa minha fonte é relativamente antiga. É de 3 anos atrás, mas está acompanhando essa configuração aí que eu descrevi há uns 2 meses, mais ou menos. O problema existia desde que instalei as novas peças (placa mãe, vídeo, memória RAM) (não troquei HD).

Essa fonte, antes, acompanhava um Core 2 QUAD 2.4GHZ + 4Gb de RAM DDR2 + a MESMA placa de vídeo, a GTS 220, e não dava sequer problema de "travamento" ou qualquer coisa que acarretasse um bluescreen.

Essa fonte é boa, é original, realmente. Comprei de fábrica... Nunca deu problema nenhum. E eu sempre utilizei meus PCs no TALO.

As informações técnicas sobre a fonte (creio que não hajam muitas, né?) eu já não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito estranho isso.

Siga então o conselho do amigo Sergio Oliveira e troque a fonte.

Antes de gastar dinheiro inutilmente, tente conseguir alguma emprestada e faça o teste. Se funcionar, aí realmente terá que comprar outra.

Outra coisa, você alterou alguma configuração da BIOS? Tente resetá-la e vê se funciona, antes de partir pra fonte.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, vou trocar a fonte pra testar.

Não, não mexi na BIOS pra nada. Só utilizo com configuração de fábrica, pra evitar malfuncionamentos. Já resetei a bios 200 vezes.

O meu problema é que dá bluescreen, sabe? Que eu saiba problema na fonte NÃO CAUSA bluescreen.

To intrigado com essas coisas, são dois problemas "interligados", mas o diagnóstico possível pra um problema não é o diagnóstico pro outro problema!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, pois é. Informática e a própria lei de murphy se confundem, às vezes. "Quando algo PODE dar errado, vai dar errado, não importa o que você faça pra se previnir".

Vou, hoje, mudar a fonte e testar. O legal da história é que eu estou tirando umas férias do PC e estou curtindo mais a falta do que fazer em casa após o trabalho. Mas, como não existe o bom sem o ruim, o lado ruim foi ter que pagar caro por peças novas e não saber o que é que está ruim.

Vou trocar a FONTE hoje. Independente do resultado vou postar aqui. Enquanto isso, o que vocês puderem sugerir, né?

Outra: A pasta términa parece estar levemente ressecada. A temperatura média do PC é entre 50 e 60 graus no "ócio". Chega até 75ºC jogando Starcraft II ou Splinter Cell conviction com configurações de vídeo no TALO e configurações físicas no TALO também. Mas mesmo assim, será que pode ser algo assim? Esse processador já foi retirado da placa-mãe uma vez e guardado na caixa.

O que vocês me dizem? Começo a pensar nisso, mas ainda sim, se fosse SÓ isso, eu acredito que inevitavelmente eu iria receber bluescreens SEMPRE que esquentasse e o processador interrompesse o funcionamento - os bluescreens from hell só acontecem no PRIMEIRO BOOT do dia. (estranho, né? Se eu desligar o PC e ligar de novo 200 vezes não dá erro NENHUM).

É muito confuso. Parecem ser problemas "seletivos". Do tipo "Ah, vou dar problema hoje, estou afim. Bip bip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problemas com "primeiro boot do dia" ocorrem quando é algo que acontece com a peça resfriada, mas que uma vez aquecida não se repetem. Pelo menos era assim na época que eu mexia com eletrônica (com informática especificamente nunca mexi).

Mais um ponto de suspeita pra pasta térmica e processador.

E se for um erro de temperatura, não necessariamente aconteceria sempre. Tem vários fatores que influenciam.

As vezes só o processador esquentando não é o bastante, mas quando junta processador + dia quente + cooler sujo etc. ele chega naquele grauzinho de temperatura à mais que dá erro... Apesar de que superaquecimento não é pra reiniciar nem dar bluescreen também :lol:

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Tiago! Dica importantíssima essa em relação à peça resfriada.

Será que esse lance de peça resfriada poderia se aplicar a uma gripe normal ou a uma virose? (não, ok, nessa eu exagerei.. reformulando)

Será que esse lance de peça resfriada pode ter a ver com a PLACA-MÃE estar resfriada? Por que se, sendo assim, então já são mais pontos para placa mãe e menos pra fonte (que eu acho que tá boa... )

E sim, Rafael, é uma boa hora pra descontraír, já que se contraír neste momento não vai ajudar em nada.

Agradeço a ajuda, galera. Vamos continuar conjeturando. Cada vez mais consigo ter uma noção do que "tá mais pra ser".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá outra vez, pessoal. Aqui venho depois de um inicio de domingo conturbado e trabalhoso de testes com o PC.

Descobri o problema, meu irmão e eu, mexendo juntos no PC. É a placa-mãe que está com problemas. Não sabemos exatamente quais problemas são, mas abrange fortíssimamente a relação com as memórias em si.

Ou seja: Os Bluescreens from hell não são por problema das memórias e sim pelo problema da placa mãe com o RESTO. Por isso cada hora eu achava ser um problema.

A placa-mãe não está funcionando direito, tanto que 2 slots de memória não estão simplesmente funcionando, os outros 2 estão defeituosos.

A fonte está OK, já foi testada. A placa de vídeo MELHOR ainda. Até desconfiamos do HD, mas ele está perfeito também. Memória está perfeita. Só sobra placa-mãe mesmo.

É placa Asus. A Asus fabrica peças boas, mas ultimamente ela se encontra num momento "macro". Fabrica em massa e exporta demais, isso reduz um pouco a qualidade. Já tive uma outra placa asus que funcionou bem, e outra que nem tanto. Esta já deu sinal de não funcionar nem um pouco.

Agradeço a atenção e o esforço, galera!! Quem apostou na placa mãe ganhou! Se eu tivesse feito uma rifa teriam ganhado. aHUAHU.

Abraços.

Tópico encerrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...