Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Análise de overclock em Phenom II X4 965


trefe90

Posts recomendados

Olá a todos!!

Feliz Ano Novo ai para todo mundo do clube.

Bem esse é um over que fiz em 2 de janeiro.

over38.jpg

consegui estabilizar em 3.8 com a seguinte configuração

19x200

cpu voltage: 1.46 v (alto, mas tem um curiosidade)

dram volt 1.5 v

cpu/nb volt 1.3

nb freq 2600 MHz

ht 2000 MHz

Com a temperatura variando na seguinte escala:

Full 49 °C no cpu e 53 °C nos cores.

Em idle 37 °C no cpu e 40 °C nos cores.

Entretanto uso um Over diário de 3.6 com 1.375 de vcore e temperaturas que não ultrapassam as acima.

As vezes uso um undervolt com overclock (acredito que essa isso) com 1.28~1.3 v de vcore e 3.5 GHz ( Eu acho que pode considerar isso undervolt e overclock, se não, desculpe-me a ignorância)

Agora entra a análise que eu peço a vocês.

Como não tinha muito o que mudar nas configurações acima e tal. Partir agora para um overclock através do FSB e não só aumentando o multiplicador do meu processador.

Então eu consegui a seguinte configuração:

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1577138

13,5x260

cpu voltage: 1.4 v

dram volt 1.5 v

cpu/nb volt 1.3

nb freq 2340 MHz

ht 2080 MHz

E consegui melhora os timmings da minha memória.

Sendo ela uma OCZ XTC Platinum OCZ3P1333LV2G - 1333 Mhz 7-7-7-20. 2T

Consegui deixar em 1388 MHz(2x693.4 MHz) @ 6-7-6-16. 1T

Fiz isso diminuindo ela para 533 Mhz e o FSB de 260 fez o resto.

As temperaturas estão as seguintes:

Full 45 °C no cpu e 50 °C nos cores.

Em idle 39 °C no cpu e 40 °C nos cores.

Temperatura da placa mãe fica em torno dos 37° C

Só apresenta um problema:

No teste do prime95 essa configuração apresenta erro logo inicio acusando o seguinte:

erroey.png

Assim basta eu mudar o multiplicador para 13.0x260 diminuindo o core speed do processador que ele fica estável.

Minhas dúvidas são as seguintes:

A primeira a respeito do FSB: Posso aumentar mais o FSB? Porquê minha placa mãe é uma M4A78T-E com video on-board então aumentar o FSB eu aumento o clock da placa de vídeo onboard? E isso pode acabar danificando o vídeo não é? Será que é um FSB elevado esse 260? Se não for elevado dá para tentar ele a 270~275 ou seria muito perigoso?

overr.png

placadevdeo.png

A segunda a respeito do prime95: Esse erro será devido a pouco vcore?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa..

bem amigo so uma coisinha o undervolt seria voce modivica a voltagen do clock do processador tando pra menos(tem cara que diminui por causa do ruido do cooler é meio longo a explicaçao) ou aumentao como é a maioria dos cassos

bem o fbs é o seguinte quanto o processador chega o maximo e mobo tambem voce tem que aumenta por ex tudo no pc tem a sua voltagen correta e dai quanto voce faz over você fai "sugando mais energia" dai geral mais calor etc etc mais chega a um ponto que aquele nivel de energia tem quer aumentado pra poder deixar 100% estavel dai que se altera o fbs eu nao diria que é uma coisa recomendavel pois existe seus perigos ( iguak o over clock) mais tudo feito com moderação nao ira der problema nen um

bem sobre aumenta o fbs e buga o video onbord eu nao vou pode de responde porque eu sempre usei o off bord e nunca tive problemas

sobre o prime 95 tenta usa o test de estabilidade do over driver ou do everest

pra ve se da o mesmo

se voce for no topico de over clock os cara te responde tudo eu respondi de acordo com o que eu sabia rs

espero ter ajudado

edit as temps estão otimas ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada neste outro tópico (até recomendo fechar este que você criou e concentrar no outro):

http://forum.clubedohardware.com.br/duvida-overclock-phenom/886177

Tem algumas coisas que já discutimos sobre este processador que certamente irão te ajudar. Muitíssimo recomendado que você gaste um tempo estudando o esquema do processador que foi postado lá.

Só pra adiantar alguma coisa, pude verificar que há duas configurações diferentes para estes Phenom: NB/CPU frequence e o HT frequence.

O primeiro trata de um barramento interno do processador e que influencia no HT. Já o HT é o barramento de comunicação do processador com o chipset (este sim influenciaria na VGA on-board). Entretanto, mesmo mexendo no HT, ainda não acho que mudaria o clock da VGA on-board. Pelo menos na minha placa-mãe (ASUS M4A88TD-M), há uma opção exclusiva para configuração do clock da VGA on-board.

Só lembrando, peço que esta discussão continue no outo tópico (seria bom se a moderação "migrasse" essas mensagens pra lá), como se trata do mesmo processador, é bom termos o "banco de conhecimento" concentrado no mesmo lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...