Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Verificar ligação do primário deste trafo (Resolvido)


Alessandro Nilsen

Posts recomendados

Ganhei um rádio antigo sucateado e reaproveitei o amplificador com o trafo original.

Para fazer uns testes, eu copiei o esquema de ligação da chave 110/220, funcionou OK, mas depois de um tempo percebi que o trafo estava muito quente.

Então fiquei em dúvida se a ligação dele estava certa.

O trafo tem 6 pinos no primário (o pino 5 não é usado) e dois no secundário

As medidas de resistência:

Pino 1 com o 2 : 17.8 Ohms

Pino 1 com o 3 : sem resistência

Pino 1 com o 4 : sem resistência

Pino 1 com o 5 : sem resistência

Pino 1 com o 6 : sem resistência

Pino 2 com o 3 : sem resistência

Pino 2 com o 4 : sem resistência

Pino 2 com o 5 : sem resistência

Pino 2 com o 6 : sem resistência

Pino 3 com o 4 : 20.3 Ohms

Pino 3 com o 5 : 20.3 Ohms

Pino 3 com o 6 : 17.4 Ohms

Pino 4 com o 5 : 0.00 Ohms

Pino 4 com o 6 : 3.1 Ohms

Pino 5 com o 6 : 3.1 Ohms

Entendi que entre 1 e 2 há um enrolamento independente, e entre 3 e 4 está outro enrolamento, sendo que entre 4 e 5 deve haver um termofusível de proteção.

Então, devo fazer um jumper entre 2 e 3 e aplicar a tensão AC entre 1 e 4. Correto? Se sim é o mesmo esquema que copiei da chave 110/220, qual o motivo do trafo estar esquentando tanto?

Foto: Pinos do trafo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o pior é que aqui é 220, bem que podiam ter feito a ligação do primário mais simples :D .

Se eu ligasse ele mesmo em 127 volts, em vez de dar os 15 volts na saída, daria uns 8 volts, e se a ligação fosse para 127 volts e eu ligasse em 220 o trafo teria torrado. Então acredito que a ligação esteja correta.

Pode ser que o trafo seja muito velho e sua isolação elétrica esteja ruim, foi fabricado em 23/04/93, os fios do secundário sao feitos usando o próprio fio da bobina, apenas recobertas com um tubinho plástico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...