Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Barras pretas nas laterais da TV!


renf

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoal, resolvi criar este tópico para tentar ajudar aos amigos de forum a entender o porque existem as famosas "barras pretas" em determinadas programas de TV/Filmes etc...

Primeiro, devemos entender os formatos, as proporções de tela.

Nossas agora um tanto antigas TV's de tubo são no formato 4:3, ou seja, para cada 4 partes de largura há 3 de altura.

Exemplo: Se uma TV de tudo tem 80cm de largura e já sabemos que ela é 4:3, basta fazermos uma regra de 3:

4 - 80

3 - X

X=(80x3)/4 = 60 cm de altura!

A proporção 4:3 é facilmente identificada pois a imagem (ou tela neste caso) está próximo de um quadrado (4:3 -> 4/3 = 1,33, ou seja, próximo de 1 que seria um quadrado).

Todo o conteúdo da TV aberta analógica vem neste formato para nós! DVD's antigos, geralmente com a inscrição FullScreen também vem neste formato.

As nossas atuais LCD's/Plasmas são no formato 16:9 (16/9 = 1,777) e a programação digital HD da TV está sendo feita neste formato, por isto a tela toda é preenchida.

Quando ocorre de haverem barras laterais (depois digo o termo correto) na TV Digital é que aquele conteúdo não é 16:9, e sim em formato 4:3 feito pra TV analógica e apenas convertido para digital para ser transmitido para sua TV que tem conversor digital, pois o processo de mudança de todo o equipamento das redes de TV sai caro e leva tempo por diversos fatores que não vem ao caso.

Existe outro formato que é o de cinema, 2,35:1, repare que no cinema a tela de projeção é bem mais larga e mais estreita que as nossas TV's 16:9! Proporcionalmente falando.

Lógico que existem exceções, mas a maioria esmagadora dos filmes são feitos neste formato ou muito próximo dele!

Creio que visualmente fica mais fácil de entender. Nesta primeira imagem, temos um conteúdo 4:3 sendo reproduzido em uma TV 16:9. Isto cria barras na vertical pois as proporções são diferentes e é chamado de Pillarbox! A imagem está sendo mostrada como ela realmente é!

original43tv169.jpg

Imagem com Pillarbox

A maioria das TV's LCD/Plasmas 16:9 (senão todas) permitem o usuário setar a proporção de tela. Ou seja, a pessoa seta na TV para ser exibido em 16:9 ou 4:3... no caso de um conteúdo 4:3 como a primeira imagem, setando-se na TV 16:9, ficaria da seguinte maneira:

43setado169.jpg

4:3 setado em 16:9

Repare que o que a TV faz é "esticar" a imagem deformando a mesma! Então, fica ao gosto de cada usuário de querer a imagem original ou a tela toda preenchida.

Agora vamos ao inverso! Quando ocorre as barras pretas na horizontal.

Quando temos um conteúdo 16:9 (exemplo: DVD Widescreen, Bluray e TV Digital HD) sendo reproduzido em uma TV 4:3, teremos as barras horizontais, chamadas Letterbox. Isto é feito para que a imagem original não seja alterada, mas seu receptor de TV (set-top-box) ou o receptor interno próprio da sua TV pode estar setado para não exibir estas barras e consequentemente você estará perdendo informação da imagem ou a deformando... seja por "esticar" ela na vertical deformando-a ou seja por realizar um zoom para preencher a tela.

Nas LCD's/Plasmas 16:9, isto também ocorre quando se reproduz filmes de proporção 2,35:1 para não se alterar a imagem original. Assim você não tem distorções nem perca de informação (sempre quando digo informação se refere a perder parte da imagem).

Existem alguns casos especiais em que também ocorre o Letterbox em TV's 16:9, como por exemplo algumas operadoras de TV a cabo com planos de TV em resolução padrão (SD -> 480i em 4:3) convertem antes de enviar para você alguns programas 16:9 em 4:3 adicionando as barras para manter a proporção original... ou seja, o sinal já vem com as barras em proporção 4:3. Existem mais alguns casos mas creio que não vem ao tópico...

Exemplificando com imagens temos:

235em169.jpg

Filme 2,35:1 em TV 16:9 mantendo-se a proporção original.

235setado169.jpg

Filme 2,35:1 em TV 16:9 com preenchimento de tela inteira. Repare que a imagem foi esticada na vertical (deformação) mas não há perca de informação.

235adequadoem169.jpg

Filme 2,35:1 em TV 16:9 com preenchimento de tela inteira. Ao contrário do caso anterior, esta imagem foi "recortada" (Zoom, perca de informação) para se adequar a tela, mas neste caso a imagem não é deformada.

A maioria das TV's acabam utilizando do zoom para preencher a tela toda... o que acarreta na perca de informação como disse anteriormente.

Repare por exemplo, que filmes na TV aberta (seja digital ou analógica) sempre preenchem a tela inteira, não apresentam barras, isto quer dizer que a própria operadora de TV já alterou a imagem antes de transmitir a você.

Se quiser a imagem com a melhor qualidade possível, sempre deixe as barras! Elas estão lá por um motivo! Mas vai do gosto de cada um...

Para as TV's de tubo 4:3 acontece os mesmo efeitos... com o fato das barras sem maiores.

Qualquer informação complementar/sugestões/melhorias/críticas construtivas serão bem vindas!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Valeu BC!

É que as vezes acho to sendo meio chato rsrsrs

Mas é que acho que este subforum poderia ter mais coisas pra auxiliar os colegas de forum (como também ser ajudado obviamente)... me vem muita ideia na cabeça! rsrsrs

Esse e outros tipos de informações são muitas vezes questões de dúvidas que acontece com todo mundo e geralmente as informações estão muito espalhadas ou não comentadas...

Por exemplo, acho que seria interessantíssimo um tópico sobre a TV Digital, o que faz o que não faz, quais recursos ela tem como por exemplo áudio 5.1 AAC, 3D, guia de programação, vários programas dentro de um canal etc etc... e principalmente (rsrsrs) que qualquer antena UHF sintoniza!

Outro que acho que seria legal era sobre os recursos atualmente das TV's, não se tratando de imagem, mas coisas extras de interatividade e conectividade citando sobre DLNA, Internet TV, HDMI-CEC, leitura de vídeos via USB, gravação em HD externo ou interno, ARC e HEC via HDMI (esses dois acho que vão começar a vir em boa parte das TV's deste ano, ao menos o ARC) entre outros...

Outro sobre Bluray players e a mídia etc etc...

Mas acho que fico meio chato! Seria bom uns colegas participando.... rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Muito interessante, nunca tinha tentado alterar a imagem no caso das barras horizontais.

Mas tenho uma duvida sobre essas barras, a grande maioria das programacoes das emissoras que transmitem UHF, tem essas barras laterias, poucos programas aparecem em tela cheia. Os recursos para "eliminar" nao me agrada, a imagem, como colocado, fica deformada... mas ai pergunto, se assistir programas com essas barras laterias, nao pode causar algum dano na tv?

A minha é uma Panasonic P42S10B

Gde abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...