Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com HD de 3Tb


Neorick

Posts recomendados

Olá pessoal, sou novo aqui e queria uma ajuda:

Montei um pc com um HD de 3Tb da Hitachi (HDS723030ALA640, SATA600, 7200rpm, 64Mb cache), mas o Windows só reconhece como 1.99Tb... Uso o Windows 7 Ultimate 64-bits. A placa-mãe é Gigabyte GA-X58A-UD5 (rev.2), se precisarem de mais informações é só perguntar.

Valeu! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Olá pessoal, sou novo aqui e queria uma ajuda:

Montei um pc com um HD de 3Tb da Hitachi (HDS723030ALA640, SATA600, 7200rpm, 64Mb cache), mas o Windows só reconhece como 1.99Tb... Uso o Windows 7 Ultimate 64-bits. A placa-mãe é Gigabyte GA-X58A-UD5 (rev.2), se precisarem de mais informações é só perguntar.

Valeu! :)

ola amigo tive o mesmo problema o mesmo wind e versao, o que devo fazer? minha placa Placa Mãe EVGA X58 SLI Classified (E760)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É porque só as placa mãe mais recentes suportam HDs com mais de 2TB , achei isso em uma Review:

But for other Windows users, the problem lies in the way the OS deals with drives over 2.19TB.

To get the drive to boot, you'll need a motherboard with an UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) BIOS - rare, but getting more common as its one of the things Intel brought in to support its Sandy Bridge processors. You'll also need a 64-bit OS (Vista or Windows 7) that will create and use GPT partitions instead of the good old MBR (Master Boot Record) ones. You'll need to use the same GPT partitions if you want to use all 2.79TB of its formatted capacity as a data drive, although to use as a data drive you don't need to have a 64-bit OS, just a GPT-supporting one.

Western Digital got around these problems by bundling an AHCI-compliant host bus adapter (HBA) with the drive. It's a bit of a shame Hitachi hasn't followed suit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei direito , achei isso aqui tmb:

http://www.hardwareheaven.com/reviews/1090/pg3/western-digital-caviar-green-3tb-hard-drive-review-setting-up-3tb-drive.html

Dá uma lida , eu posso ter falado bobagem também , mas de qualquer forma não é simplesmente colocar e funcionar , tem que fazer umas coisas.

Achei isso tmb:

http://www.evga.com/forums/tm.aspx?m=1073326&mpage=1

Pelo que parece é só configurar umas coisas mesmo.

Posta no forum da EVGA , é bem movimento , eu acho que você vai precisar atualizar a BIOS e fazer essas modificações que falaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola amigo tive o mesmo problema o mesmo wind e versao, o que devo fazer? minha placa Placa Mãe EVGA X58 SLI Classified (E760)

Boa Noite amigo, muito provavelmente essa placa mãe só suporta 2TB , se você tiver o manual dela é só procurar o tamanho de hd que ela suporta . Se for nova tem como até trocar por uma que suporte os 3TB , mas com certeza será mais difícil de achar e bem mais cara também , espero ter ajudado .

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li isso há muito tempo (quando fiz meu RAID0) e não sei se é exatamente isso, mas vou tentar ajudar.

O que eu li é que o Windows (qualquer versão dele) não aceita ser instalado em partição de HD com mais de 2TB. Quando eu quis criar um HD de 3TB (partição única) eu tive que mudar alguma coisa lá (uma espécie de formatação, não me lembro agora) para que o Windows o reconhecesse, mas ele dizia claramente que não era possível instalar o SO naquela partição. Quando pesquisei (em Fóruns gringos, inclusive) não vi nenhuma relação desse problema com o Hardware. Um camarada até dizia que ele tinha um Mac com SO instalado em uma partição com mais de uma dezena de TB. Não sei se isso é verdade, mas foi dito só para demonstrar o ponto dele de que o problema não é o Hardware, é o SO.

Moral da história: as far as I know não é possível instalar o Windows em partição com mais de 2TB.

É bem provável que o que eu disse acima não tenha fundamento (afinal pesquisei sobre o assunto há mais de um ano). Caso o post seja inútil, favor perdoar-me.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Seu problema foi resolvido?

Talvez isso ajude:

"

WD Caviar Green de 3TB e a carga de legado dos PCs

Me deparei com um notícia no The Tech Report (Caviar Green hits 3TB mark), que fala sobre o novo modelo da Western Digital, o primeiro HD interno a atingir a marca de 3TB: 4 discos de 750GB, setores físicos de 4KB (Advanced Format), buffer de 64MB e SATA-600.

Porém a marca dos 3TB não foi o que me impressionou, mas sim a problemática que o ecosistema dos PCs hoje tem para funcionar com um HD desta capacidade. Por causa do BIOS e do particionamento por MBR, o limite de endereçamento usando tais tecnologias é de 2,19TB. Para reconhecer a capacidade total, é necessário usar o particionamento GPT, que não é suportado pelos BIOS, nem pelo Windows XP 32-bit. A notícia diz que é preciso usar uma placa-mãe que tenha firmware UEFI, o que restringe mais a lista dos Windows suportados, visto que só as versões 64-bit do Windows XP/Vista/7 suportam UEFI. Porém eu não tenho certeza se está correto. Em teoria, um BIOS conseguiria dar boot num disco GPT por causa da protective MBR, uma camada de compatibilidade do particionamento GPT que coloca um MBR simulando uma única partição nos primeiros 512 bytes do disco para evitar que SOs que não lidem com o novo particionamento considerem-o inválido.

Porém exisite mais um problema, que são os inúmeros BIOS bugados da praça, que nessa situação ignoram a protective MBR e nem dão chance aos bootloaders capazes de funcionar com o particionamento GPT rodarem, como dito pelo desenvolvedor do Syslinux, H. Peter Anvin: http://article.gmane.org/gmane.comp.gnu.parted.devel/3440

Para contornar a situação, a Western Digital está fornecendo junto com o HD uma placa controladora SATA externa PCI-E HighPoint RocketRAID 62X. A placa controladora tem um BIOS próprio, que fica sendo o responsável por reconhecer a capacidade total e carregar o bootloader.

ATUALIZAÇÃO

A seguinte página da Hitachi esclarece um pouco a situação a respeito da limitação dos 2TB:

http://www.hitachigst.com/internal-drives/above-2tb/

Resumindo, nos Windows, para usar um HD maior que 2TB como disco de boot do sistema operacional, você precisa: Windows Vista/7 64-bit e placa-mãe com "BIOS" UEFI.

Para usar como um disco secundário, que não bootará um SO, então precisa de qualquer Windows Vista/7 (32 ou 64-bit) e a placa-mãe pode usar um BIOS convencional, não-UEFI.

Windows XP não funciona em nenhum dos dois casos. Aqui vemos o que dez anos nas costas faz com um SO...

Linux e Mac OS X, segundo eles, não são afetados pela questão do BIOS. Sendo que neles basta usar o particionamento GPT.

"

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Seu problema foi resolvido?

Talvez isso ajude:

"

WD Caviar Green de 3TB e a carga de legado dos PCs

Me deparei com um notícia no The Tech Report (Caviar Green hits 3TB mark), que fala sobre o novo modelo da Western Digital, o primeiro HD interno a atingir a marca de 3TB: 4 discos de 750GB, setores físicos de 4KB (Advanced Format), buffer de 64MB e SATA-600.

Porém a marca dos 3TB não foi o que me impressionou, mas sim a problemática que o ecosistema dos PCs hoje tem para funcionar com um HD desta capacidade. Por causa do BIOS e do particionamento por MBR, o limite de endereçamento usando tais tecnologias é de 2,19TB. Para reconhecer a capacidade total, é necessário usar o particionamento GPT, que não é suportado pelos BIOS, nem pelo Windows XP 32-bit. A notícia diz que é preciso usar uma placa-mãe que tenha firmware UEFI, o que restringe mais a lista dos Windows suportados, visto que só as versões 64-bit do Windows XP/Vista/7 suportam UEFI. Porém eu não tenho certeza se está correto. Em teoria, um BIOS conseguiria dar boot num disco GPT por causa da protective MBR, uma camada de compatibilidade do particionamento GPT que coloca um MBR simulando uma única partição nos primeiros 512 bytes do disco para evitar que SOs que não lidem com o novo particionamento considerem-o inválido.

Porém exisite mais um problema, que são os inúmeros BIOS bugados da praça, que nessa situação ignoram a protective MBR e nem dão chance aos bootloaders capazes de funcionar com o particionamento GPT rodarem, como dito pelo desenvolvedor do Syslinux, H. Peter Anvin: http://article.gmane.org/gmane.comp.gnu.parted.devel/3440

Para contornar a situação, a Western Digital está fornecendo junto com o HD uma placa controladora SATA externa PCI-E HighPoint RocketRAID 62X. A placa controladora tem um BIOS próprio, que fica sendo o responsável por reconhecer a capacidade total e carregar o bootloader.

ATUALIZAÇÃO

A seguinte página da Hitachi esclarece um pouco a situação a respeito da limitação dos 2TB:

http://www.hitachigst.com/internal-drives/above-2tb/

Resumindo, nos Windows, para usar um HD maior que 2TB como disco de boot do sistema operacional, você precisa: Windows Vista/7 64-bit e placa-mãe com "BIOS" UEFI.

Para usar como um disco secundário, que não bootará um SO, então precisa de qualquer Windows Vista/7 (32 ou 64-bit) e a placa-mãe pode usar um BIOS convencional, não-UEFI.

Windows XP não funciona em nenhum dos dois casos. Aqui vemos o que dez anos nas costas faz com um SO...

Linux e Mac OS X, segundo eles, não são afetados pela questão do BIOS. Sendo que neles basta usar o particionamento GPT.

"

 

Amigo, e quando o HD de 3tb é usado apenas como armazenamento, sendo que o o meu Win7 64 bits está instalado num SSD de 500gb? É necessário fazer algum procedimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...