Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[VBA/Excel] Ajuda em um trabalho


marlonsaveri

Posts recomendados

Olá, preciso urgenetmente de ajuda no seguinte trabalho e minhas esperanças estão nos fóruns da internet:

Possuo uma série de planilhas com tabelas no seguinte formato:

Tabela_Complexa.jpg

Preciso criar macros/comandos/funções que, em uma planilha principal ou formulário, ao entrar com o nome da cidade e do estabelecimento, é necessário que apareça nessa planilha principal ou formulário os dados da tabela localizada na planilha cujo nome é do tipo CIDADE - ESTABELECIMENTO (um split separaria o nome da planilha, colocaria em caixas de combinação, algo do tipo, e abriria essa tabela complexa, com todas suas propriedades).

Do mesmo modo, ser possível que, ao selecionar CIDADE - ESTABELECIMENTO, abra a planilha referente a eles e dentro de formulários "bonitinhos" (isto é, de melhor manuseamento que simples células) eu possa ir editando os dados (tipo num formulário access).

Não posso trabalhar simplesmente com o endereço das células de cada propriedade, pois é preciso também que o usuário possa adicionar novas propriedades à tabela (por exemplo, inserir um vendedor H).

Cara, há meses - e não entendia nada de vba - preciso fazer isso e preciso entregar um relatório no fim do mês. Mas procuro, procuro na internet e ainda não consegui resolver esse problema em específico.

Caso ache demorado, mas ainda sim esteja disposto a resolver, mas cobrando por isso (se tivesse dinheiro eu pagava um curso de vba), entre em contato mesmo assim, porque me é muito importante e analisamos o que pode ser feito.

Muito Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sinceramente, te recomendo usar o ACCESS

excel é muito complicado de trabalhar banco de dados

Mas vamos lá, se você quer que quando preenhca a cidade apareça algum outro dado q esta em uma planilha.

voce poderá utilixar o comando PROCV, PROCH, ou BDEXTRAIR.

voce pode deixar a área de fonte de dados ampliada (com célular em branco) para que o usuario possa ir inserindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Obrigado por responder, no entanto, a tabela é assim por norma, as células são mescladas, etc. Tentei usar o access e, finalmente, quando aprendi a usálo, até fiz um curso básico e alguns tutoriais mais complexos, decidiram que deve ser feito por EXCEL mesmo; principalmente por causa da facilidade e acesso (nem todo computador tem access, quase todo mundo pelo menos entende o excel).

Por isso mesmo a linguagem que escolhi aprender foi a VBA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, acho que resolvi uma parte:

Criei dois textbox (nome e endereço), digito e aperto OK em Button1

Private Sub CommandButton1_Click()

Dim SheetCount As Integer 'guarda o número de planilhas

Dim SheetNames() As String 'guarda o nome das planilhas

Dim procurado As String 'guarda o nome da planilha procurada

procurado = nome & "-" & endereco

SheetCount = ActiveWorkbook.Sheets.Count

ReDim SheetNames(1 To SheetCount) 'Define o tamanho do array

For i = 1 To SheetCount 'salva os nomes das planilhas em SheetNames(i)

SheetNames(i) = ActiveWorkbook.Sheets(i).Name

Next i

For i = 1 To SheetCount 'de 1 até o número de planilhas

If SheetNames(i) = procurado Then 'se uma planilha i for a procurada

ActiveWorkbook.Sheets(i).Select 'abre a planilha com esse nome

End If

Next

End Sub

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...