Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre refrigeração (CM690)


Hyuri

Posts recomendados

Olá, eu estou montando um PC novo. Na verdade dando um upgrade em um antigo.

A configuração seria mais ou menos essa.

- Geforce 8500GT

- Core 2 Quad 6600

- 2 pentes de 2gb DDR2 (não me lembro realmente as especificações da RAM)

- 1 fonte Corsair TX650

- Gabinete CM690

O Gabinete vem com 3 fans 120x25 1200 RPM (Lateral esquerda, frontal e traseira).

Pelo que eu vi a fonte nesse gabinete é colocada na parte de baixo (Acho que suga o ar de fora pra dentro). Então eu tenho 4 perguntas: (Não pretendo fazer um Overclock)

1) Será que seria necessário colocar coolers auxiliares?

2) Se não, como deveria colocar os 3 que já vêm com o gabinete pra uma melhor refrigeração. O traseiro como exaustor e os outros 2 sugando o ar de fora?

3) Eu deveria colocar filtros de ar naqueles que sugam o ar de fora pra dentro ou isso também atrapalha a refrigeração?

4) Eu estava pensando em trocar minha placa de vídeo pra uma HD4850 mas por enquanto vou ficar com essa mesmo por falta de recursos. Por acaso vocês sabem de algum cooler ativo pra 8500 GT (Com um custo x benefício razoável)?

Obrigado e desculpe a minha ignorância :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Não. Existem inúmeras variáveis que podem ocorrer no caso concreto ou não. Portanto, instale todos os componentes dentro do gabinete e, com o uso, vá monitorando as temperaturas. se ultrapassarem as recomendadas, adicione fans.

2) Acho que o melhor seria um frontal injetando, um traseiro e um superior, ambos como exaustor.

3) A princípio, sim. Mas ele reduzirá MUITO o rendimento (CFM) do fan. Se por conta desta redução, as temps subirem, instale outro injetor.

4) Não conheço. Aguarde indicações.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho esse gabinete, e está com os 3 coolers que veio tambem, 2 puxando ar para dentro (1 nos HDs e 1 na lateral tambem) e 1 como exaustor na parte traseira do gabinete.

Eu não conheço a sua 8500gt e nem sei se aí em Itú faz tanto calor assim (creio que seja frio ai, assim como muita cidade do interior), mas esse gabinete CM-690 com seus 3 coolers de fábrica e junto com a minha ATI/AMD 4850, ambas funcionam sem problemas de aquecimento.

Futuramente, quando eu comprar uma placa de video que esquente mais, vou comprar o ventilador de baixo e o de cima, que inclusive já vieram com os filtros de fábrica (e o da lateral veio sem, vai entender).

Falou aí, boa noite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu gente. Vou ver então se pego um cooler no teto como exaustor. Acho que já deve ajudar.

Uma coisa que me deixa em dúvida sobre a fonte embaixo. Pelo que entendi ela puxa o ar por baixo (ar frio) e já libera logo em seguida, dessa forma não passando pelo case.

1) Mas assim, por acaso eu preciso colocar em algum lugar "estratégico"? Porque pelo que vi na foto ela fica virada para o chão, então acho que um filtro seria interessante, certo? Ou com o filtro de ar a temperatura da fonte subiria demais?

2) E por último, preciso adaptar algum tipo de suporte pra por o gabinete? Aqui ele fica em cima do rack. Isso não atrapalharia a entrada de ar?

2n6wylx.jpg

Obrigado mais uma vez :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então cara quanto a suporte não precisa se preocupar o gabinete feito com a fonte embaixo já é meio "altinho" pra conseguir puxar o ar.

Quanto ao filtro, acho que seria bom, principalmente se você pretende deixar o computador no chão e/ou se você vive em algum lugar seco, e não acho que o filtro seria muito problemático para a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu gente. Vou ver então se pego um cooler no teto como exaustor. Acho que já deve ajudar.

Uma coisa que me deixa em dúvida sobre a fonte embaixo. Pelo que entendi ela puxa o ar por baixo (ar frio) e já libera logo em seguida, dessa forma não passando pelo case.

1) Mas assim, por acaso eu preciso colocar em algum lugar "estratégico"? Porque pelo que vi na foto ela fica virada para o chão, então acho que um filtro seria interessante, certo? Ou com o filtro de ar a temperatura da fonte subiria demais?

2) E por último, preciso adaptar algum tipo de suporte pra por o gabinete? Aqui ele fica em cima do rack. Isso não atrapalharia a entrada de ar?

2n6wylx.jpg

Obrigado mais uma vez :lol:

Correto. A fonte inferior puxa o ar externo por baixo e não permite que ele entre no gabinete.

1) Desculpe, mas não entendi sua primeira questão. Colocar o que e por que em lugar estratégico?

Pode instalar um filtro sem problema. O gabinete CM690II, inclusive, já vem de fábrica com um filtro no local de instalação da fonte. Tente instalar este filtro pelo lado de fora do gabinete, já que você deverá retirá-lo para limpeza constantemente, para que o acúmulo de poeira não impeça a passagem do ar e culmine no aumento das temperaturas.

2) Não. O gabinete tem altura suficiente para a tomada de ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...