Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD Externo Portátil - Considerações para a escolha!


lukashnp

Posts recomendados

Bom galera, boa noite.

Quero comprar meu primeiro HD externo portátil. Andei pesquisando a net quase toda, e acabei ficando pior do que eu estava rss.

Por isso, venho pedir ajuda dos nobres colegas mais experientes para dar suas opiniões sobre algumas considerações importantes, que definirão a compra do HD, tendo pesos relevantes quando não se quer peder dinheiro e arranjar problemas.

Pretendo aqui deixar um registro da dificuldade de escolha, mediante tantas novidades do mercato de TI, que está travando muita gente indecisa, sem referência e sem tempo para pesquisar.

CONSIDERAÇÕES PARA A COMPRA CERTA:

1. Necessidade: Qual a sua verdadeira necesidade na compra de um HD externo portátil, mais espaço ou mais portabilidade?

2. Manuseio: Como você vai utilizar o HD, vai deixá-lo em cima de uma mesa ligado ao PC, em cima de um rak ligado à TV, pra cima ou pra baixo transportando dados ou vai usá-lo apenas para backup ligando-o uma vez por semana/mês?

3. Capacidade de armazenamento: Será que irá precisar de tanto espaço assim? Muitas vezes, nem mesmo os profissionais de TI tem tanta necessidade de espaço. Isso pode subutilizar o produto. Avalie a sua produção de dados: se baixa muitos vídeos, filmes, jogos, se trabalha com programação... Hoje existem HDs portáteis de até 3TB (terabytes) ou 3000GB (gigabytes). É um mundo!

No mercado estão desponíveis várias opções de cases (gavetas que comportam HDs de até 3,5") muito práticos, onde se pode substituir o HD por outro a qualquer hora. Geralmente HDs para cases são um pouco maiores e menos práticos, porém, podem ser utilizados com várias interfaces de comunicação (usb/sata/e-sata).

As pessoas que decidem montar um case não precisarão transportá-lo tanto. O custo acaba sendo menor, e tem um diferencial: muitos chegam a montar cases com HDs de notebooks, menores, mais eficientes e baratos.

4. Portabilidade: Se vais andar para cima ou para baixo e não quer carregar vários pendrives no pescoço, ou andar com um tijolinho na mão (case de 3,5) os HDs portáteis USB 2.0 são uma boa pedida. São mais práticos, mais bonitinhos e até elegantes, com tudo, ainda não oferecem tanto desempenho quando se fala em transferência de dados. A velocidade da interface USB 2.0 ainda não é lá essas coisas, apesar de já estar chegando o USB 3.0.

5. Marca: O mundo da tecnologia está cada vez mais agressivo, o marketing do capitalismo faz com que o consumidor seja "pego pelo pescoço", principalmente com a frebre dos produtos eletrônicos, e sufocado com tanta novidade ele acaba deixando a moda passar à frente da necessidade. Hoje no mercado dezenas de marcas novas e já conhecidas estão à disposição, entre elas: SAMSUNG, SEAGATE, WESTERN DIGITAL, HP, LG, IOMEGA, LACIE, TOSHIBA, SIMPLETECH, APOLO IMATION etc.

Verifique a reputação da marca antes da compra! Procure na net comentários sobre usuários que já adiquiriram o produto. Hoje prefiro não dizer que existe uma marca melhor, e sim, procuro achar o melhor modelo entre marcas reconhecidas, pois amanhã o melhor pode ser o de outra marca e por aí vai...

6. Design/Estilo: Hoje design faz preço e é indiscutível. Existem muitos HDs lindos e as empresas investem cada vez mais em cores, formatos e texturas. Quem tiver "bala na agulha" para gastar um pouco mais... Nem sempre um produto "bonitinho" tem qualidade!

7. Tecnologias agregadas ao HD: No caso dos novos portáteis (USB 2.0) ainda temos poucas opções verdadeiramente funcionais e diferenciadas. Alguns fabricantes, como a SAMSUNG e HP por exemplo, oferencem nativos aos HDs programas de backups, administração de senhas, sistemas de encriptação de dados, etc. voltados à questão de segurança dos dados. Para mim, nada muito siginificativo, tendo em vista vários e ótimos programas grátis disponiveis no mercado, não só voltados à segurança mais desempenho e performance do equipamento.

8. Assitência técnica: A marca que você escolheu possui rede de assistência em sua cidade? Cuidado para não comprar um produto "descartável", que poderá ficar inválido porque deu defeito e a assitência fica do outro lado do país.

9. Garantia de fábrica: Não precisa nem falar... Tem HDs no mercado com até 3 anos de garantia.

10. Preço: Quanto quer gastar agora? Levando em considerção tudo exposto àcima, e alertando para a rapidez da tecnologia, escolha o melhor custo benefício para verdadeiramente satisfazer suas necessidades agora. Se preocupe também com o futuro, os equipamentos eletrônicos estão cada vez mais substituíveis, devido ao rápido avanço da tecnologia e também por conta do arrojo do marketing. Pesquise as novidades no mercado de TI. Amanhã pode ser lançado um outro produto e você com certeza vai ser pressionado ou encantado a mudar, sem perceber que se quer fez jus ao investimento do antigo.

Por fim galera, desejo a todos mais sorte do que eu, pois ainda estou muito angustiado com minha dúvida para decidir qual vou comprar. Mas, quando for o dia, com certeza, vou estar fazendo a escolha certa.

Espero que tenham gostado e aguardo os questionamentos de todos.

Abraço.

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lukashnp,

Também estava procurando uma solução para resolver problemas de back up.

Estou de olho em dois modelos da Akasa, pois acredito serem bons e estão com um preço bom aqui na cidade, economizando o frete nisso.

Os modelos são esses:

AK-ENP2SATA-BK - para HDs 3.5" com e-sata, case de alumínio fechado.

AK-IC008 - Esse pega os dois tamanhos de HD, possui e-sata, mas é um dock. Temo a exposição do HD caso venha a usá-lo para outros fins, fora o back-up.

Você já viu algum modelo que lhe interessou?

Alguém sabe se esses produtos da Akasa qe mencionei são bons?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lukashnp,

Também estava procurando uma solução para resolver problemas de back up.

Estou de olho em dois modelos da Akasa, pois acredito serem bons e estão com um preço bom aqui na cidade, economizando o frete nisso.

Os modelos são esses:

AK-ENP2SATA-BK - para HDs 3.5" com e-sata, case de alumínio fechado.

AK-IC008 - Esse pega os dois tamanhos de HD, possui e-sata, mas é um dock. Temo a exposição do HD caso venha a usá-lo para outros fins, fora o back-up.

Você já viu algum modelo que lhe interessou?

Alguém sabe se esses produtos da Akasa qe mencionei são bons?

ZeJorge,

Os produtos da AKASA já são conhecidos pela sua qualidade. Eu particularmente não gosto, nem me adaptaria a usar (docking station), ocupa muto espaço e acaba sendo não muito funcional utilizá-lo no dia-a-dia. Pra mim é só mais um segmento inútil, (acessório).

Quanto ao case de alumínio, compraria tranquilo, pois é menor, oferece PROTEÇÃO e até é elegante, onde você pode transportar sem problemas caso necessite.

Cara, eu particularmente, falando de case, não me preocupo com a beleza. Se for de alumínio, tiver acabamento bem feito, as saídas para as conexões USB, IDE e E-SATA, além da fonte de energia funcionando eu compro tranquilo. Até por quê, cases são DESCARTÁVEIS! O que realmente importa é proteção e conexões do HD.

Claro que comprando de uma marca como a AKASA eu ficaria mais tranquilo quanto a garantia.

Quando se decidir manda um post aqui, pra ficarmos sabendo da sua experiência com o produto.

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Meu eu estou em dúvida em montar um HD portátil, estava pensando em comprar um Case Refrigerado e comprar um HD numa loja de confiança minha. Sairia bem mais barato se eu montasse. Um HD portátil da HP de 2 TB nesta loja custa 598,00, montando o HD de 2Tb sai por 291,00 e o Case Refrigerado sai por cerca de 120 tudo sai por 411,00 saio economizando 187,00.

Mas será que esta economia realmente boa? Ou terei dor de cabeça mais na frente?:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu eu estou em dúvida em montar um HD portátil, estava pensando em comprar um Case Refrigerado e comprar um HD numa loja de confiança minha. Sairia bem mais barato se eu montasse. Um HD portátil da HP de 2 TB nesta loja custa 598,00, montando o HD de 2Tb sai por 291,00 e o Case Refrigerado sai por cerca de 120 tudo sai por 411,00 saio economizando 187,00.

Mas será que esta economia realmente boa? Ou terei dor de cabeça mais na frente?:confused:

Cara, siceramente, vai de você avaliar se vai utilizar os 2TB que está pensando em adquirir.

Quanto a montar um case, realmente sai mais em conta, porém, analise os prós e os contras. Escolher performance ou portabilidade?!

Quanto a ter dor de cabeça, imagino que tenha se referido em relação ao HD. Então, te aconselho a escolher uma marca confiável e de reputação, não de "nome". Existem muitas marcas disponíveis. Lembre de sempre pensar no custo x benefício e no futuro.

Contudo, penso que um case sempre é bem vindo.

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, não é necessário comprar um HD externo já pronto.Se você quiser comprar um HD normal e transformálo em um HD externo, no final você obtém mais lucro e mais economia.Para quem quer comprar um HD externo para levar de um canto para outro, e aproveitar seu espaço gigantesto, não é lá uma ideia legal.Nesse vai e vem pode acontecer algo com o HD, já que ele é frágil.O braço da agulha pode dislocar ou a agulha pode bater no disco.Não sei se estou descrevendo muito bem, mas o fato é que não vale muito á pena.Comprem um SSD e transformem em um "HD" externo (nem sei se isso é possível, mas seu alguém tiver disposição e dinheiro para tentar, tudo bem).Vale á pena mesmo é comprar um Pendrive que tenha 64 gigas.Para quem quer levar para os cantos, 64 gigas é o ideal.No meu caso é diferente: eu vou utilizar os HDs em uma gaveta para dois HDs de dois terabytes, e criar um "mini datacenter", para fazer backup dos arquivos impostantes.Mas nesse caso, é só comprar dois HDs normais e botar na gaveta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, to vendo vocês falarem de marca, funçoes, garantia e desempenho...

devo entender por desempenho (de hd externo - portatil q é o que to querendo) Velocidade com que o hd consegue acessar as informaçoes e a velocidade de transferencia de dados? ou vai muito alem disso?

e por favor, gostaria tambem de saber a taxa media de transferencia de dados de um HD portatil USB 2.0

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, to vendo vocês falarem de marca, funções, garantia e desempenho...

devo entender por desempenho (de hd externo - portatil q é o que to querendo) Velocidade com que o hd consegue acessar as informaçoes e a velocidade de transferencia de dados? ou vai muito alem disso?

e por favor, gostaria também de saber a taxa media de transferencia de dados de um HD portatil USB 2.0

Grato.

Caro Guymelef,

Na engenharia o conceito de desempenho vai muito além dos nossos humildes conhecimentos. Taxa de trânsferência é apenas mais um dos vários fatores envolvidos, no caso de analisarmos o desempenho de um HD.

O barramento USB 2.0 foi uma das maiores revoluções da informática, principalemte no meio doméstico, e surgiu em 2001.

A taxa máxima de transferência que se pode conseguir no USB 2.0 é de 480 Mbps (aproximadamente 60 MB/s) em qualquer periférico conectado. A taxa média vai depender dos periféricos conectados, processamento, memóra, etc.

Agora, observe que um "HD externo portátil" nunca vai superar a taxa de transferência de um disco RÍGIDO interno Serial ATA (SATA), ligado a uma placa-mãe (SATA) que é de 150 MB/s ou 300 MB/s.

Espero ter ajudado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola boanoite

No caso de um HD externo Usb 3.0 se conectado a uma placa que a suporte, o HD interno sendo Sata II não influencia no resultado final?

ou a transferência se dá apenas pela porta usb??? estes hds externos não tem conectores sata???

Alexluc,

Absolutamente não. Neste caso, o HD interno só servirá de banco de dados, e seu desempenho só será exigido na hora em que o processador ler ou processar as informações gravadas nele.

Quando você copiar os dados para o HD externo o que vai ser exigido é o desempenho da conexão final. Ou seja, se você estiver ligado a um HD portátil USB 2.0 os dados vão ser TRANSFERIDOS com a taxa dessa conexão e não com a do HD interno, que supostamente é superior.

HDs externos já tem conexão SATA (E-SATA), porém, são adaptados para isso. É o caso de um CASE, onde muitos gostam de utilizar HD de notebook, dentro de uma "caixinha" e alimentado por uma fonte de energia, em vez dos 5 volts do USB.

Qualquer dúvida estamos por aí: conectados!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucashmp

valeu pela resposta, amigo. foi muito esclarecedor.

acho que essa tarde meu HD chega. espero que dê tudo certo.

abraços a todos.

Quando você testar seu HD compartilha aqui no forum suas impressões sobre o produto.

Não esquece de colocar a marca, modelo e especificações!

Boa Sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Pessoal

Meu HD chegou. ja testei até.

Comprei o modelo HXMU050DA/G22 (eu acho)

É um HD externo SAMSUNG 2.5" 500GB Hi-Speed USB(essa parte eu discordo)

Discordo porque a primeira pasta que fui transferir do desktop pro HD ext tava com uma taxa de transferencia media de 800kb/s ~1mb/s.

achei um absurdo quando vi isso, pois eu no site do fabricante diz que é 480mbps (teoricamente 60mb/s)

despluguei, reiniciei o pc e repluguei.

a partir daí ta transferindo a 20mb/s

ta muito melhor, mas ainda bem longe do que o fabricante promete.

20mb/s é o normal? ou será que ta faltando algum driver aqui?

no mais, eu gostei do HD. é bonito, pequeno, leve e tem umas ferramentas de emcriptar, auto backup entre outras que nao lembro (nao instalei nenhuma)

Eis o link pro site da samsung.: http://www.samsung.com/br/consumer/it-products/hdd/external-hdd/HXMU050DA/M22/index.idx?pagetype=prd_detail&returnurl=

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Pessoal

Meu HD chegou. ja testei até.

Comprei o modelo HXMU050DA/G22 (eu acho)

É um HD externo SAMSUNG 2.5" 500GB Hi-Speed USB(essa parte eu discordo)

Discordo porque a primeira pasta que fui transferir do desktop pro HD ext tava com uma taxa de transferencia media de 800kb/s ~1mb/s.

achei um absurdo quando vi isso, pois eu no site do fabricante diz que é 480mbps (teoricamente 60mb/s)

despluguei, reiniciei o pc e repluguei.

a partir daí ta transferindo a 20mb/s

ta muito melhor, mas ainda bem longe do que o fabricante promete.

20mb/s é o normal? ou será que ta faltando algum driver aqui?

no mais, eu gostei do HD. é bonito, pequeno, leve e tem umas ferramentas de emcriptar, auto backup entre outras que nao lembro (nao instalei nenhuma)

Eis o link pro site da samsung.: http://www.samsung.com/br/consumer/it-products/hdd/external-hdd/HXMU050DA/M22/index.idx?pagetype=prd_detail&returnurl=

Guymelef,

Parabéns pela aquisiçao. Ainda não tive a oportunidade de testar o HD Samsung. Já ouvi prós e contras a respeito do produto, mas em se tratando dessa marca, eu particularmente adoro.

Em relação à taxa de transferência que você encontrou, lhe digo para não esquentar, pois está normal. A depender do tipo e tamanho do arquivo podemos encontrar taxas distintas. Como você tem um PC bom, descarto a possibilidade de interferência causada pela configuração de sua máquina.

Se não me engano, um software vem junto com o HD para ser instalado. O seu veio algum CD de instalação? Se veio, sugiro você instalar e testar novamente a mesma operação com o mesmo arquivo. Compare!

O ideal, seria pegarmos 3 ou 4 HDs de marcas reconhecidas, com a mesma capacidade, com todos os drives requeridos instalados, testarmos a mesma operação, com o mesmo arquivo e em origem idêntica, ou seja, conectado ao no mesmo PC.

Daí, teríamos como identificar se esta variação de taxa é mesmo ocasionada por conta do tipo e tamanho do arquivo trabalhado, pela tecnologia de cada HD externo ou por outra coisa qualquer.

Seria interessante mapear o desempenho dos produtos com esse teste. Mas infelizmente ainda não tenho acesso a todos os HDs. Deixo aqui essa proposta para quem puder desbancá-la.

Agora amigo Guymelef, relaxe, e vá curtir seu novo brinquedinho rss.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LUKASHNP

veio um disco de instalação sim.

mas pelo que eu vi era apenas programas para encriptar os dados (questao de segurança) e um outro que era de auto backup que eu nem sei como funciona.

no mesmo dia que recebi o HD, chegou tambem minha nova placa de video, essa HD 5770 que tá na minha assinatura.

por enquanto nao usei muito o HD por causa do da placa de video. mas assim que tiver um pouco mais de tempo eu vou instalar os programas e dou mais um feedback pra vocês.

abraços e até a vista!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ajude-me por favor, tenho um hard disk da samsung s2 de 320 gb, estou como o meus a 6 meses mais de repente, sempre que conecto ao meu pc ao abrir pede para formatá-lo, se eu formatar perco tudo, não há uma maneina de desbloquear e eu voltar a ter acesso novamente as informações que lá se encontram? ajude-me please

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ajude-me por favor, tenho um hard disk da samsung s2 de 320 gb, estou como o meus a 6 meses mais de repente, sempre que conecto ao meu pc ao abrir pede para formatá-lo, se eu formatar perco tudo, não há uma maneina de desbloquear e eu voltar a ter acesso novamente as informações que lá se encontram? ajude-me please

Yurada,

Seu problema é estranho. Você consegue acessar os dados?

Antes de tudo, para tentar te ajudar, preciso saber qual é sua máquina ao qual você conecta o HD, se XP, Vista ou Seven.

Seguem algumas sugestões primárias:

0. teste o HD em outro PC para saber se o problema é no HD externo ou no PC que você o está conectando;

1. tente analisar o disco à procura de defeitos. Use uma ferramenta do próprio windows (veja aqui): http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/Check-your-hard-disk-for-errors;

2. tente conectar em outa porta USB;

3. tente atualizar os drivers USB do seu PC;

4. tente atualizar o driver do HD externo no site do fabricante;

5. passe um bom antivírus no HD externo e no PC;

6. Baixe logo um programa chamado Easy Recovery, pois caso precise recuperar os dados do HD ele te salvará.

7. ligue para o SAC do fabricante na tentativa de achar possíveis explicações;

Estou no aguardo, boa sorte!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lukashnp,

Bom dia, é o segunte o meu pc é o acer aspire 4710, e acontece isso com todos os pc onde tento conectar o hd, sempre que conecto o pc reconhece o hd externo mais não com o nome que eu atribui vem sempre como disco local, e sempre que clico para abri-lo aparece sempre a mensagem paraformata-lo, clico tambem para ver as propriedades ele tem 320 mais aparece 0 gb e o circulo todo azul, eu ja havia usado uns 80 gb mais aparece 0 gb nas propriedades, há lá muita coisa help me please...

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola boanoite

Nos hd externos ainda mais se for lacrado, caso a porta usb queime, ha como reparar?? neste caso, adeus hd?? nos cases, acho que é mais fácil de recuperar ne??

quais seriam os principais riscos que podem atingi-los??:unsure:

Alex,

acredito que, neste caso, em uma assistência técnica autorizada do fabricante, o dispositivo USB possa ser trocado sim. Não tenho referência de valor.

A depender da causa do problema, o HD poderá ser recuperado, se o disco ainda estiver íntegro.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lukashnp,

Bom dia, é o segunte o meu pc é o acer aspire 4710, e acontece isso com todos os pc onde tento conectar o hd, sempre que conecto o pc reconhece o hd externo mais não com o nome que eu atribui vem sempre como disco local, e sempre que clico para abri-lo aparece sempre a mensagem paraformata-lo, clico também para ver as propriedades ele tem 320 mais aparece 0 gb e o circulo todo azul, eu ja havia usado uns 80 gb mais aparece 0 gb nas propriedades, há lá muita coisa help me please...

Obrigado!

Yurada,

você já tentou as alternativas primárias que lhe indiquei? Espere o carnaval passar para ligar para o SAC do fabricante. Se não obtiver êxito com todas as opções, sugiro que tente utilizar o programa Easy Recovery para salvar os seus dados.

Feito isso, você deverá formatar seu HD. Suspeito que ele tenha vindo com a pré formatação do disco, feita pelo fabricante, com defeito. Não tenho certeza! Coisa que, se for isso mesmo, só pode ser corrigida com outra formatação.

Vá tentando que estarei na área.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...