Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Phoenyx

Verycom S462-19b825 (vcom 19b)

Recommended Posts

Bom, não estava muito satisfeito com a performance do X-Dream, seu desempenho em dias d muito calor aliados ao overclock deixavam a desejar. Principalmente porque não gosto d uma turbina d avião ao meu lado, utilizando-o na maior parte do tempo em baixa rotação...

X-Dream (HAC-V81)

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.phoenyx_br.kit.net/coolers/xdream.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Seu desempenho é satisfatório pelo seu preço c compararmos com o seu concorrente direto:

Embate com o Volcano 9, retirado do site HardcoreWare:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.phoenyx_br.kit.net/coolers/tabela.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Enfim, decidido corri atrás d um dissipador melhor, todo d cobre, por no máximo 50 reais, em q fosse possível a colocação da eficiente FAN d 5000~5500rpm do X-Dream. Resumindo, era mais fácil achar uma agulha no palheiro. Andei pela Sta. Ifigênia, aqui em São Paulo, por algumas horas... E nada... Só achava os MTEK CUD-725, mas sua FAN possui dimensões menores e eu não queria utilizar a original, um pouco barulhenta para o meu gosto. Até q me deparei com o VCOM 19B, nunca o havia notado...

VCOM 19B

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.phoenyx_br.kit.net/coolers/vcom19b.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Também pudera, sua embalagem é tão simples q parece mais uma caixa d grampos. O cooler então nem c fala, a base d cobre é mal acabada e o dissipador d alumínio rugoso... Torci o nariz e segui em frente... Mas não achei nada melhor, nem o VCOM 21B, igual ao 19B, diferindo-se pela sua base d cobre, um pouco mais fina mas em contra partida mais extensa...

VCOM21B

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.phoenyx_br.kit.net/coolers/vcom21b.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Cansado d andar levei o 19B mesmo, paguei 30 reais... Cheguei em casa disposto a lapidá-lo (leia mais sobre o assunto aqui)

Para começar utilizei uma lixa 400, mas deveria usar a 320 primeiro, teria sido menos cansativo com este cooler, como não tinha mandei brasa assim mesmo... Passei para a nº600 e logo após a nº1500. Usei Brasso para o acabamento final, ficou um espelho...

Fui para os testes, primeiro com o X-Dream, q também estava lapidado. Retirei-o, dei mais uma polida, passei nova pasta térmica e o recoloquei... Depois com o VCOM 19B... O equipamento utilizado foi:

ASUS A7N8X Deluxe rev2.0;

XP1700+@2.2GHz, 1.65v;

Gabinete Upson d 4 baias, fechado, com uma FAN d exaustão;

Programa para burn-in utilizado, CPU Burn;

Temperaturas obtidas pelo programa MotherBoard Monitor 5, leitura feita a partir do diodo interno do processador;

=>Temp ambiente obtida por um termômetro comum, próximo ao gabinete;

=>Idle obtido com o computador ligado, sem uso algum ao longo d 15 min;

=>Full obtido com o computador ligado, com uso intenso pelo CPU Burn durante 15 min.

Resultados:

X-Dream (3500rpm): Temp ambiente 29ºC, Case 32ºC, CPU idle 58ºC / CPU full 72ºC

VCOM 19B (3000rpm): Temp ambiente 29ºC, Case 32ºC, CPU idle 52ºC / CPU full 68ºC

Fiquei surpreendido, mesmo com uma rotação menor o dissipador do 19B literalmente escurraçou o X-Dream. Qual seria o resultado da mescla destes dois coolers então? Dissipador do VCOM + FAN do HAC-V81 a ~5500rpm? Está aí:

Temp ambiente 29ºC, Case 32ºC, CPU idle 50ºC / CPU full 63ºC

Minha conclusão, as aparências enganam... Na época paguei 75 reais pelo X-Dream, hoje ele custa em torno dos 60 reais, no mesmo local aonde comprei o VCOM 19B por 30 reais...Algumas pessoas inclusive dizem q o próprio Aero 7 não consegue bater estes VCOM's, eu não posso afirmar, não o testei, mas pelos meus resultados não chego a duvidar...

Enfim, não há melhor custo-benefício neste momento, o VCOM 19B é a pedida. Não sei qual seria o seu desempenho sem o polimento, mas na pior das hipóteses empataria com o X-Dream, o q já seria ótimo por custar a metade do preço... Polido e aliado a uma boa FAN então... :-BEER

Postem os seus comentários

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom terminei agorinha o meu.

Fui disposto a comprar o 19B. Mas esse não encontrava em lugar nenhum. Por sorte encontrei o 21B por 35,00 aqui em Brasília.

Não sei como é o 19B, mas a base do 21B, to pra ver mais irregular, deu canseira pro meu vizinho, o noporeão, que foi quem lapidou ele.

Depois de pronto, coloquei a ventoinha do X dream nele e coloquei no pc, ficou ótimo. Acho que ganhei uns 5 graus (ainda não testei, com prime ou cpu burn).

Em compensação, o barulho dele em rotação máxima, ficou muito mais alto, não sei o porque, mas na minima está ótimo...]

Compensou fazer a troca.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu XP2600@2099Mhz com 1,7v na K7N2 Delta com MOD 5.6

fica em 43° em idle em 48° em full... o que está ótimo pois até chegar no limite tem muito chão pela frente...

A maioria dos XDreams vem com uma base toda cheia de fissuras, e uma bela lapidada resolve...

Esses paraguai VCom, além de não terem componentes de qualidade, eles começam a fazer barulho em algum tempo de uso...

A maioria dos usuários aqui do fórum usa o XDream, inclusive eu...

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Adriano Silva@14 mar 2004, 18:07

Não sei como é o 19B, mas a base do 21B, to pra ver mais irregular, deu canseira pro meu vizinho, o noporeão, que foi quem lapidou ele.

Fiquei foi as mãos cheia de bolhas... :(:(

Fiquei com a ventoinha do 21B aqui e coloquei no dissipador do X-Dream, vamo ver se fica bom.

falou... :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por hmaqueda@14 mar 2004, 18:24

O meu XP2600@2099Mhz com 1,7v na K7N2 Delta com MOD 5.6

fica em 43° em idle em 48° em full... o que está ótimo pois até chegar no limite tem muito chão pela frente...

A maioria dos XDreams vem com uma base toda cheia de fissuras, e uma bela lapidada resolve...

Esses paraguai VCom, além de não terem componentes de qualidade, eles começam a fazer barulho em algum tempo de uso...

A maioria dos usuários aqui do fórum usa o XDream, inclusive eu...

Você leu o tópico todo? Perceba q eu também tenho o X-Dream, um cooler muito bom, mas eu estava querendo mais, e consegui, pela metade do preço... Ambos estão lapidados portanto competiam em questão d igualdade. Sobre as temperaturas, cada sistema é um sistema diferente, para começar a minha placa não é a mesma q a sua, fora q foi usado como base o diodo interno do processador, onde a temp sempre estará mais elevada... Tudo isto sem contar os fatores externos.

Adriano, faça os testes e apresente-os aqui, seria muito bom analizarmos a performance do VCOM 21B monitorado pela sua Delta-L. C você tiver um termômetro d precisão para colocar ao lado do DIE melhor ainda...

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Meu mais novo "X-COM" também ficou legal, peguei o dissipador do X-Dream do Adriano, lapidei, e meti na ventoinha do V-com 21B. Ficou muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Noporeão@14 mar 2004, 20:49

Meu mais novo "X-COM" também ficou legal, peguei o dissipador do X-Dream do Adriano, lapidei, e meti na ventoinha do V-com 21B. Ficou muito bom.

hehehehehe... Fiz a mesma coisa aqui, vou vender este X-COM...

Compartilhar este post

Link para o post

E eu que alterei a ventoinha do meu Vcom 9 q é duma linha para P4. Mas nem precisava, a 2800 RPM com gabinete fechado num passa de 48 graus em full.

Em idlle a temperatura é de 35 graus. Estou satisfeitissimo com meu vcom, e se algum dia a 2800 rpm ele não segurar a temp o seu ventilador alterado chega a 5000RPM. :P

Engrassado q o dissipador de aluminio é identico ao dos concorrente genericos pra P4 que deixam o proc chegar a 60 graus, mas o vcom tem um bloquinho de cobre de 8mm de altura q é um pouco maior q o processador, isso q eu acho q é o segredo dos vcoms. No p4 é obrigatorio ate instalar uma chapa de metal debaixo do proc = watter block e parafusar o suporte e o cooler, pois esses 8mm realmente forçam pra caramba a mola de pressão.

*editado

Outro detelhe, sou mais o vcom 19b, apesar do bloco de cobre ter uma area quadrada menor ele tem a espessura maior do q do 21. Nos casos dos Proc AMD é preferivel ter espessura maior do q area no bloco do dissipador.

Apesar do 21b parecer ter mais cobre, é um cobre bem fininho, parece uma casquinha ehhehehe, então prefiro o 19 mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Tarso Franchis@14 mar 2004, 19:36

Adriano, faça os testes e apresente-os aqui, seria muito bom analizarmos a performance do VCOM 21B monitorado pela sua Delta-L. C você tiver um termômetro d precisão para colocar ao lado do DIE melhor ainda...

[]'s

Pode deixar, vou fazer uns testes com o prime e posto aqui.

O termômetro, infelizmente eu não tenho.... :(

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Edony@14 mar 2004, 21:17

Outro detelhe, sou mais o vcom 19b, apesar do bloco de cobre ter uma area quadrada menor ele tem a espessura maior do q do 21. Nos casos dos Proc AMD é preferivel ter espessura maior do q area no bloco do dissipador. 

Apesar do 21b parecer ter mais cobre, é um cobre bem fininho, parece uma casquinha ehhehehe, então prefiro o 19 mesmo.

Acho que você deve ter se enganado.

Pelo que vi o X-Dream, o 21B e o 19B parecem ter a mesma espessura de cobre.

Aparenta mesmo que o dissipador do 21B tenha mesmo só uma casquinha de cobre mas é apenas uma ilusão.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Noporeão+14 mar 2004, 22:50-->
Edony@14 mar 2004, 21:17

Acho que você deve ter se enganado.

Pelo que vi o X-Dream, o 21B e o 19B parecem ter a mesma espessura de cobre.

Aparenta mesmo que o dissipador do 21B tenha mesmo só uma casquinha de cobre mas é apenas uma ilusão.

EU já vi pessoalmente o 21 e parece q debaixo do dissipador todo tem cobre de

2mm ou menos de espessura e onde vai encostar no die uns 3.5mm +-

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Tarso Franchis@13 mar 2004, 15:54

Enfim, não há melhor custo-benefício neste momento, o VCOM 19B é a pedida.

Tarso,

exatamente como você falou.

Tenho ambos os coolers: Aero7 e VCom19B.

O Aero7 ganha por uma diferença razoável - cerca de 6 graus (o Aereo7+ é ainda melhor que o Aereo7 comum) mas tô pra ver melhor relação custo x benefício que esse VCom.

Normal para colocar mas um cuidado extra é necessário na hora de retirá-lo: a presilha é fina e se enverga (tive de usar uma chave de fendas para afastá-la do soquete). O acabamento é realmente fraco mas nada que uma lapidada não resolva. A ventoinha é silenciosa e roda a cerca de 3000 RPM.

Paguei por ele (VCom) R$20,00 aqui em BH a dois meses atrás.

O Aereo7 ainda é muito caro pelo rendimento.

Fica a minha recomendação para o vcom19B, testado e aprovado!

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa por essa eu não esperava ...

Sabia q esses Vcoms eram boms ...

mais tinha certeza d q eles nunca ultrapassariam um X-dream ... tinha certeza d q eles pelo menos perderiam por uma faixa d 5 graus...

é claro q o Xdream estava em rotação baixa ...

Ele ainda é uma boa pedida d compra ... afinal .. é bem versatil as necessadades ..

mais pra quem não pode comprar ... taih ...Vcom21 e 19DB !!!

Eu queria é mesmo ver um comparativo desses Vcom com seu concorrente direto o próprio CUD-725 MTEK !!!

Quem tiver um sistema semelhante que se abilite !!!

Oiá só q xiq !!! Os caras com dissipador dos Vcom lapidado e ainda a ventoinha do Xdream ...

Avião .. :blink::wub:

:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

Eu paguei aqui em RECIFE 45R$ pelo Vcom19B e tô usando ele aqui no meu Palomino 1900+ junto com a Artic Silver Ceramique ....

E aqui Estourando a boca do balão num passa de 51°C o normal é 46, 47 49°C aqui.

muito bom mesmo esse cooler(mesmo não lapidado) e essa pasta térmica é fora do comum...

:D

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa eu já descobri o segredo do Vcom e justamente ter somente a base de cobre pelo simles fato de que o cobre tranfere melhor o calor entre corpos solidos, ou seja DIE, DISSIPADOR, porém sua tranferencia de calor para o ar é ruim, enquanto que o aluminio tem uma pior trnasferencia entre corpos solidos, porém sua transferecia de calor para o ar é melhor. Diante disso cheguei a conclussão de que o melhor cooler é aquele que possue base de cobre com aletas de aluminio inseridas direntamente sobre o cobre e não soldadas pois a saldo atrapalha a transferecia termica.

Bom, é a minha opnião com base no que li no livro Overclock Seguro do Paulo Couto.

PS: tenho o CUD 725 com um 2400+ e duas fans de exaustão assim que sobrar um tempo faço os testes e passo pro Phoenyx inclui no topico.

Mas uma coisa Phoenyx qual a pasta utilizada nos testes?

Compartilhar este post

Link para o post

Pasta comum da Implastec...

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza também to usando essa emplastec pois tirei a que veio com o CUD (que por sinal e pasta termica de verdade que vem em um tubinho de 1g) pra testar essa emplastec e fiquei com preguissa de trocar de novo.

Vou pegar um termometro domestico digital do meu imãozinho pra fazer os testes depois te passo por PM. Você prefere que eu tire algumas ss do MBM pra não ficar duvidas? Eu posso hospedar no galeon e te passo os links. Vou ver se consigo fazer isto amanhã que é feriado aqui, aniversario de São José.

PS: Meu cooler não foi feito laping pois a base dele vem estremamente lisa e sem irregularidades. Outra coisa você poderia fazer os testes a 2.0GHz pois minha fonte é generica e pra mim colocar 2.2GHz terei que aumentar o Vcore pra algo em torno de 1.75v ai acredito que va dar muita diferenças nas temperatruras.

Ah, já ia me esquecendo vou desligar uma FAN e deixar só uma também OK!

No aguardo

Cleber C. de Souza

ccs@cooservi.com.br

Compartilhar este post

Link para o post

Hahahahah,

Tirei o o cooler pra limpar e passar apsta termica de novo pra fazer os testes e adivinhem só fui limpar ele com uma esponja macia e risquei ele todo :( .

Vou ter que lapidar ele qualquer hora.....

Bom teste ralizado to passando os dados pro Phoenyx achei que seriam melhores os resultados.

Agora é so esperar o Phoenyx adicionar os dados.

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendi Cléber. O q você quer q eu insira? Seus dados no primeiro post? O equipamento é diferente, o vcore e o clock do processdor é diferente, o case deve ser diferente, a temp ambiente deve ser diferente... Existem muitas variáveis...

Para uma comparação segura os testes devem ser efetuados na mesma máquina, caso contrário sempre haverá discrepâncias... Sem contar, como você mesmo disse, q o seu cooler não está lapidado...

Seria legal você colocar as suas impressões deste cooler, mas d forma separada...

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Foi mal desculpe.....

Que o pessoal queria ver o comparativos entre os dois e como nosso hardware é um pouco parecido.

Compartilhar este post

Link para o post

Só mais uma coisa qual opção você usou no CPUburn eu utilizei K7 e to testando agora com P6 e as temps tão bem menores não chega nem a 68º.

Compartilhar este post

Link para o post

K7 em High Priority

Foi bom você ter tocado neste ponto, é imprecindível utilizar o módulo correto para o processador em específico, e em High Priority o micro ficará totalmente lento, utilizando praticamente 100% d processamento...

Compartilhar este post

Link para o post

Galera fiz os teste com o meu CUD725 e so vim a constatar o que eu já sabia que os dissipadores com base de cobre e aletas de aluminio são melhores, fiz os testes adotando o mesmo critério do Phoenyx a temperatura ambiente estava por volta do 27º, a config esta na assinatura mas 1 fan de exaustão, abaixo seguem os resultos:

Este é o MTEK CUD725

ccud725.jpg

A unica diferença deste para o meu é que, a fan do meu é transparente

Em idlee sem uso por 15 minutos

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://galeon.com/ccs1201/cud725/idlee.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Em full por 15 minutos

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://galeon.com/ccs1201/cud725/full.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Fiquei triste com o desempenho dele achei que fosse melhor mas fazer o que agora é esperar pra comprar outro. :(

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei um 17B e um 21B, troquei o cooler de cada um!

Na época iria comprar o x-dream, depois achei um vulcano 7+ pelo mesmo preço do x-dream, mas no dia que iria compra-lo, dei uma olhada acidentalmente no forumpcs e tinha um link sobre o 19B batendo no aero7

quase num acreditei!

beleza, comprei esses dois , lapidei bem mal lapidado (tá espalhado mas aparece os riscos ainda - é a impaciência), mas só tenho uma coisa dizer: é felicidade pura!!!!

pode até ter o mesmo desempenho do aero7 ou o vulcano 7+, mas paguei 55reais pelos dois e ainda sai no lucro e nunca aqui tinha visto minha placa-mãe marcar 38°C!

soquei um over bem básico e o bichinho segurou uma beleza!

também testei ele antes de lapidar, ficou um pouquinho mais baixo que o vulcano 6cu+ que usava!

nossa 20 pila num bichinho que bate num de 100 reais é show!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Phoenyx eu de novo qual osensor que tu escolheu pro diodo foi o "W38L785TS-S DIODE" ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais