Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
macsei

Uso De Conta De Administrador

Você usa uma conta de administrador para as tarefas do dia-a-dia e para navegar na Internet?  

1 voto

1. 1. Você usa uma conta de administrador para as tarefas do dia-a-dia e para navegar na Internet?

Recommended Posts

Eu tenho a impressão de que, dentre as medidas de segurança recomendadas aos usuários comuns, como manter o antivírus atualizado, usar um firewall e instalar os updates do sistema, o uso de uma conta limitada para as tarefas do dia-a-dia e para navegar na Internet é a menos valorizada e a mais negligenciada.

A própria Microsoft não enfatiza essa medida de segurança. Bem, pelo menos não onde deveria, como na recente seção Protect your PC, onde apenas três medidas recebem destaque: o firewall, o antivírus e os updates. Lendo mais, encontrei apenas uma menção indireta ao tema. Há mais tempo, encontrei uma menção direta (em inglês) ao assunto, mas em uma página interna de documentação direcionada ao Windows XP Professional.

Tive a ideia de criar esta enquete e chamar a atenção dos colegas para a questão depois de ler os esclarecedores comentários de wellingtonuemura no tópico Como Se Previnir. Espero que ele desenvolva o tema, como disse que talvez fizesse.

Inicialmente, mesmo depois de conhecer os riscos, eu usava uma só conta com privilégios de administrador para tudo. Estava ainda explorando o XP, não tinha dados importantes no computador, era mais prático. Atualmente, uso duas contas, a de administrador, quando é preciso, e a limitada, no dia-a-dia e na Internet, valendo-me também dos recursos Executar como e Troca rápida de usuário.

E vocês?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é q a maioria dos usuarios nem sabe que esta usando a conta de administrador. O proprio win joga todos os users criados na instalação no grupo de administradores. O grupo usuarios (onde esta o chamado "usuario limitado"), é uma boa apenas quando você realmente quer limitar alguem ( aquele seu primo q não sabe nada de computador e toda vez faz uma m@#$% no seu pc). Nas tarefas do dia a dia eu prefiro estar com meu user no grupo usuarios avançados, pois você tem um bom controle sobre o pc sem expo-lo a riscos desnecessarios !

Fui !!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá macsei e jamaica2, o documento já esta sendo escrito, estou nas páginas iniciais do mesmo e estarei distribuindo aqui no CH em formato PDF ou DOC, não sei ainda.

O problema todo eu acho que é mais por parte do usuário e nem tanto da Microsoft ou qualquer empresa de Sistema Operacional, pois no Linux já é bem conhecido a história de se não utilizar o sistema como Root (Super usuário do sistema).

Aqui entre nós, usuários não gostam de pensar muito, para eles o que importa é estar pronto para usar e tem que funcionar, essa parte de preparação do sistema para evitar ataques, invasões e infecções fica mais a cargo de pessoas que se interessam pelo assunto.

Difícilmente alguém normal vai se preocupar além do que todo mundo conhece, segurança para eles é apenas antivirus, firewall e updates e essa bandeira é levantada por todos os "que se dizem" da área, quando na verdade é necessário muito mais que isso. De nada adianta um super firewall, ou uma caríssimo antivirus quando existe falhas graves de quem usa e está atrás de tudo isso.

Usuário é curioso e não importa a propaganda que você faça de "não abra anexos" ou "use antivirus" e justamente por esse tipo de propaganda erronea, o usuário se sente seguro a ponto de abrir um anexo ou rodar algum programa estranho no seu computador, afinal de contas, pensa o usuário, estou com o meu antivirus atualizado, todos os updates em dia e uso firewall e nada vai me pegar.

Se a questão fosse apenas essa, um renomeado antivirus como o Norton poderia proteger qualquer usuário de qualquer vírus, quando na verdade isso não acontece, pois para o mesmo ser efetivo ele precisa ter em seu banco de dados a "cura" para um possível ataque de vírus. E quem cria essas pragas sabe como os antivirus funcionam e como eles vão alertar o usuário, fato é que o MyDoom modifica o arquivo hosts do sistema e quem usava antivirus ele sequer se manifestou ou avisou o usuário que algo estava modificando tal arquivo e muitos usuários foram infectados, estando esses usando antivirus ou não.

Cada um tem a sua opinião do que é ou não correto, ficando a critério de cada um decidir ou não se utilizar o computador como usuário comum ou como superusuário. Mas o que sei com absoluta certeza é que nos computadores teste que estou utilizando nenhum deles até hoje foi infectado, mostrando-se seguros e estáveis.

Logo o documento vai estar disponível ;)

Compartilhar este post

Link para o post

É difícil.

Quem não se garante (aqueles q não conseguem receber um e-mail sem executar o anexo) devem rodar como usuário limitado.

Mas quem se garante pode rodar como admin que ta beleza..

Eu uso como Admin porque tenho uma conta só e alguns programas antigos ficam uma porcaria quanto a suporte de Multi usuario.

Muitos jogos também não rodam se você não for Admin, e isso coopera para que menos as pessoas se acostumem de não usar as contas limitadas e para que a Microsoft coloque a configuração de Admin por padrão, o que não é legal.

Se tudo funcionasse beleza e em contas limitadas ou eu tivesse problemas como Admin, eu logicamente rodaria com contas limitadas. Como não tenho problemas (e afinal uso o pc em casa), prefiro usar a conta de Admin.

Edit:

uns comentários sobre o post do Wellington

no Linux já é bem conhecido a história de se não utilizar o sistema como Root (Super usuário do sistema).

E aí vem os problema dos programas que não rodam sem privilégios administravos no Windows. No linux eu sei que a história é bem diferente. Mas no Windows os programas novos (da era XP) já estão todos rodando em contas limitadas e acho que isso pode melhorar.

Difícilmente alguém normal vai se preocupar além do que todo mundo conhece, segurança para eles é apenas antivirus, firewall e updates e essa bandeira é levantada por todos os "que se dizem" da área

Concordo.. vamos pensar nisso:

Em épocas em que vírus como o Mydoom que dependem só dos usuários para se espalhar dão certo (o anexo nem se executava sozinho), será que o culpado realmente é o anti-virus ou o firewall?

Agora discordo na parte dos updates. Até onde me parece poucos instalam updates (MsBlaster) mas todos tem um Norton ou AVG no PC.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por jamaica2+13 mar 2004, 21:33-->
O problema é q a maioria dos usuarios nem sabe que esta usando a conta de administrador. O proprio win joga todos os users criados na instalação no grupo de administradores.

E se tudo funciona bem com essa conta, o usuário (comum, frise-se) não tem porque procurar mudar nada.

jamaica2@13 mar 2004, 21:33

Nas tarefas do dia a dia eu prefiro estar com meu user no grupo usuarios avançados, pois você tem um bom controle sobre o pc sem expo-lo a riscos desnecessarios!

O Windows XP Home Edition, destinada ao usário comum, tem apenas dois grupos de usuários: administrador e limitado. Não existe um grupo de usuários avançados. Eu uso o XP Home, logo não disponho dessa opção de conta.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!

Que bom que você está escrevendo o artigo! Ele será certamente muito útil, principalmente para quem não entende inglês, língua da maior parte do material disponível sobre informática.

Postado Originalmente por wellingtonuemura+13 mar 2004, 22:19-->
O problema todo eu acho que é mais por parte do usuário e nem tanto da Microsoft ou qualquer empresa de Sistema Operacional, pois no Linux já é bem conhecido a história de se não utilizar o sistema como Root (Super usuário do sistema).

Eu concordo que a responsabilidade maior sempre será do usuário. Entretanto, quando se trata do usuário comum, acredito que a responsabilidade do fabricante, no caso a Microsoft, aumente um pouco, afinal o produto não será destinado a técnicos.

Por exemplo, eu acabei de consultar a ajuda do Windows XP Home Editon e, no tópico Visão geral sobre contas de usuários, não há a mais vaga menção ao que estamos discutindo aqui. Como apontei anteriormente, o site da Microsoft também é pobre em informações. Entretanto, o que você diz logo depois é inegável:

Aqui entre nós, usuários não gostam de pensar muito, para eles o que importa é estar pronto para usar e tem que funcionar, essa parte de preparação do sistema para evitar ataques, invasões e infecções fica mais a cargo de pessoas que se interessam pelo assunto.

Realmente, sem o interesse do usuário, nada feito.

Postado Originalmente por FallenHawk@13 mar 2004, 22:29

Quem não se garante (aqueles q não conseguem receber um e-mail sem executar o anexo) devem rodar como usuário limitado. Mas quem se garante pode rodar como admin que ta beleza..

Você não estaria simplificando demais a questão? Se, por exemplo, você abrir uma página de internet que explore uma nova falha do navegador e um script malicioso for executado, estando você com a conta de administrador o prejuízo não seria maior? Estou teorizando com base nas explicações de Wellington no outro tópico.

FallenHawk@13 mar 2004, 22:29

Muitos jogos também não rodam se você não for Admin, e isso coopera para que menos as pessoas se acostumem de não usar as contas limitadas e para que a Microsoft coloque a configuração de Admin por padrão, o que não é legal.

Nesse caso, a pessoa poderia simplesmente criar uma conta de administrador apenas para jogos. Eu criei uma conta somente para jogos, mas ela também é limitada. Consegui rodar com ela todos os jogos que quis até agora. Há um segredinho, entretanto: tive de mudar as permissões de pastas. Infelizmente, isso não é coisa tão banal, ainda mais com o Windows XP Home Editon, que não dispõe da guia segurança nas propriedades de pastas e arquivos. É preciso iniciar o computador em modo de segurança para essa guia aparecer.

Compartilhar este post

Link para o post
Você não estaria simplificando demais a questão? Se, por exemplo, você abrir uma página de internet que explore uma nova falha do navegador e um script malicioso for executado, estando você com a conta de administrador o prejuízo não seria maior?

não a ideia não era um tópico só, só dei um exemplo. Quando eu disse aquilo, eu tentei dizer de modo geral. Para começar, eu não uso nem Internet Explorer e os VBScripts que alteram a página inicial sem me perguntar não me assustam. Eu também não uso a máquina virtual da Microsoft (a da SUN é mais lenta, mas é mais segura).

Geralmente usuários que não se seguram para executar um anexo também não desabilitam scripts para navegar em sites perigosos, não atualizam o Windows sempre e são descuidados em geral.

Nesse caso, a pessoa poderia simplesmente criar uma conta de administrador apenas para jogos. Eu criei uma conta somente para jogos,

Sem condição. É quase impossível convencer um "usuário que não gosta de pensar muito" em sempre usar a tecla shift e selecionar a outra conta, e muito menos criar a conta como você disse.

A parte mais importante da história é educar o usuário, e isso é o mais difícil.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente, é um caso complicado.

Quero deixar claro que não é apenas usar uma conta limitada para se previnir dessas pragas e a solução que pretendo compartilhar com todos não é tão simples e alguns casos já foram levantados.

Realmente duvido que algum usuário vá chegar ao ponto de fechar o sistema usando a solução que ofereço e abrir mão de muita coisa "legal". O meu foco é mais voltado para a área empresarial devido a uma série de fatores, uma delas é que computadores de empresas geralmente tem o seu programa interno, um Office e só, não há a liberdade de se fazer o que quer com o computador, lógico que falo de empresas sérias.

Há certas complicações na minha solução para o usuário caseiro, como por exemplo citado pelo FallenHawk, pode ser que o game não rode em um sistema limitado e multi usuário, mas, existe uma solução simples para o caso desde que o usuário se comprometa a entender o documento.

O winamp mesmo apresenta problemas iniciais se instalado em um sistema protegido como o meu se permissões não forem definidas, uma vez definida ele volta a funcionar perfeitamente. E isso deverá ser feito com todo e qualquer produto a ser instalado no sistema.

Por isso que a solução é mais voltada ao lado empresarial, um usuário comum pode usar sem problemas, mas dependendo do usuário pode ser que ele não tenha o compromentimento de manter o seu sistema seguro e preferir o comodismo de apenas instalar um firewall e antivirus.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por wellingtonuemura@14 mar 2004, 00:27

Quero deixar claro que não é apenas usar uma conta limitada para se previnir dessas pragas e a solução que pretendo compartilhar com todos não é tão simples e alguns casos já foram levantados.

Perfeito. Para mim, o real problema é a pessoa não ter informação e, assim, não poder fazer a melhor escolha. Cada um determina o nível de segurança de que precisa e o risco que aceita assumir. Para isso, entretanto, é preciso informação. E por isso seu artigo será bem-vindo, mesmo que direcionado à área empresarial.

Compartilhar este post

Link para o post

realmente galera... o uso de conta de admin pode complicar a vida de pessoas mal informadas... eu acho q cada um pode usar conta de admin mas desde q tenha conhecimento do poder q tem em mãos sobre o sistema operacional... aqui em casa mesmo nunca peguei um tipo de vírus... tudo configurado corretamente (firewall, antivirus e tal) acho q também falta um pouco de conscientização das pessoas também... o q já recebi de emails com extensão .pif não está no gibi... como disseram no tópico o vírus não se executa sozinho...

minha sugestão seria de o cara logado como admin criar uma conta secundária mas com alguns direitos editados... isso ajudaria muito a quem utiliza o pc na net constantemente e está sujeito a pegar vírus.

e como o amigo citou em ambiente corporativo temos "n" opções de restringir o user q está acessando o servidor... se torna mais prático para os admins.

aos moderadores: seria pedir muito esse tópico ser destacado?

até mais

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais