Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controladores de fans


vualas

Posts recomendados

estava querendo comprar um pc novo.. e talvez vou optar por 6 ou 8 fans

e queria colocar os controladores de fans

mas nao encontro controlador de 6 ou 8 fans

então pensei se tem como colocar 2 controladores?

tipo esses 2:

- NZXT Sentry 2

- Zalman ZM-MFC2

ou se nao der, colocar apenas o NZXT Sentry 2, mas seria melhor controlar quais fans? 1 ou 3 superior, 1 traseiro, 1 frontal, 3 lateral??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu tenho o Zalmam ZM-MFC1... e estou muito satisfeito com ele... sabe porque eu recomendo o Zalmam pra você! por que imagine se o tochscrem do NZXT dá problema depois de terminar a garantia ? o que você faria ? já pensou se não ter conserto ? se acontecer um problema com o Zalmam depois de vencer a garantia, a sua manutenção é muito mais simples e fácil que os NZXT tochscrem .... foi por esse motivo que comprei o meu...srsrs.. compre Zalman ZM-MFC2.. e cara eu tenho: 10 coolers no meu cabinete 8 deles controlados pela Zalman ZM-MFC1 (e ainda sobrou espaço pra mais um) e 2 controlados pela placa mãe( que também tem um espaço espaço sobrando)...

- 02 de 120mm na frente (entrando ar) - controlados pelo Zalman ZM-MFC1

- 01 de 120mm na lateral (entrando ar) - controlados pelo Zalman ZM-MFC1

- 01 de 120mm na base (entrando ar) - controlados pelo Zalman ZM-MFC1

- 02 de 120mm no teto (1 entrando ar e 1 tirando ar) - controlados pelo Zalman ZM-MFC1

- 01 de 120mm na traseira (tirando o ar) - controlado pela placa mãe

- 01 de 120mm PWM na parte traseira do CoolerMaster Hyper 212 plus (tirando o ar) - controlado pela placa mãe

- 01 de 120mm na parte frontal do CoolerMaster Hyper 212 plus (entrando ar) - controlado pelo Zalman ZM-MFC1

- 01 80mm atrás do black plate ( tirando o ar) - controlado pelo Zalman ZM-MFC1

Resultado: Phenom 965 trabalhando em 4.1Ghz com temperatura de 24ºC(iddle) á no máximo 40ºC(full) com os cooler estão rodando em rotação mínima, desta maneira o nível de ruído fica muito agradável, mas se aumenta a rotação o nível de ruído também pode aumenta depende dos seus cooler's, pois os cooler's que eu uso não deixa o ruído tão alto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estava querendo comprar um pc novo..........

- NZXT Sentry 2

- Zalman ZM-MFC2

ou se nao der, colocar apenas o NZXT Sentry 2, mas seria melhor controlar quais fans? 1 ou 3 superior, 1 traseiro, 1 frontal, 3 lateral??

Ola, Vualas.Eu tenho um contolador de fans, como o Leandropalu, da marca Zalman, só que modelo ZM-MFC3, a marca é excelente, não tive problemas com ele,alias tive um problema causado por mim enquanto estava na garantia no primeiro mes, quando fui instalar os terminais dos medidores de temperatura (que são 4), de tanto manuear as pontas destes terminais acabei inutilizando os mesmos. Bom, relatei o problema para a loja em que comprado (Pichau-SC), onde reconheci que o problema tinha sido causado por mim, mas solicitei se poderiam enviar novos terminais,já que o restante do produto estava funcionando bem.A resposta do pessoal da Pichau era que eu deveria enviar todo o conjunto comprado.Desmontei e enviei todo ele na caixa, que providencialmente tinha quardado.Qual a surpresa 25 dias depois,......me enviaram um inteiro novinho na caixa.Garantia na pratica é isto.

Voltando a utilidade dos controladores de fans, quanto a marca voce escolhe, eu recomendo Zalman, pode ser modelo MFC 1, 2 ou 3, a diferença é quanto a primeira não ser digital mas com 6 entradas (que pode se tornar em 12/24 dependendodo numero de fans) , modelo 2 (tem preço bom), e o 3 (bonitão) ambos com terminais de temperatura.

MAS ATENÇÃO COM UM DETALHE

Certfique quanto é o valor máximo de corrente por teminal, se for baixo(menor que 7A) dificilmente conseguira ligar mais que uma fans nestes terminais.

Minha configuração está assim por terminal, em um gabinete V3 Black:

_terminal 01 com 02 fans de 120mm ambas de exaustão na parte superior.

_terminal 02 com 01 fan de 120mm de exaustão na parte traseira.

_terminal 03 com 02 fans de exaustão uma na parte inferior e outra na lateral.

_terminal 04 com 01 fan de ventilação na parte frontal.

As demais fans (3) estão ligadas diretamente na Mobo (Cooler do processador, memorias Rans, ponte norte) e mais as tradiconais da VGA e da Fonte.

Os terminais de temperatura estão assim:

_Terminal 01 e 02 na VGA (para se ter um valor medio)

_Terminal 03 na bass do cooler do processador(Difícil de instalar)

_Terminal 04 internamente no centro do gabinete (temp. ambiente do PC)

Nunca tive problemas com temperaturas, jogando GTA/ Mafia II / Farcry 2 / Napoleon ............

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza... A Zalman em questão desses controladores torna-se imbatível... Até mesmo o seu preço $$$!!!

Esses Sentry tem apresentado casos de certas incompatibilidades com alguns fans, só dar uma pesquisada no google e vai achar... Fosse você se esquivaria deles...

O meu Akasa All in One II aqui é show... Indicação no painel LCD em digital, porém o controle é realizado por botões "+" ou "-"... Tenho fans de marcas diferentes e não apresentou nenhuma incompatibilidade entre eles... Show de bola, pois o que eu queria era um leitor de cartões + controlador de fans... São 3 fans que controla, o resto eu deixo no máximo pois não faz barulho....

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e é simples conectar mais de um fan em cada terminal com eles suportando

a corrente do controlador?? ou tem q fazer alguma modificação?!

Caro amigo, para conectar outras fans num mesmo termianal é possivel mas deve-se observar:

_A corrente que o terminal suporta é fornecida pelo fabricante.

(Para transformar alguns dados é só utilizar a formula:

I(Amperes)=P(watts) / U (volts)

No mercado há controladores desde 3A até mais que 16A.

_Para fazer a ligação do terminal com varias fontes é necessários cabo multiplicador de fans, que pode ser encontrado em varias lojas de informatica.

http://www.waz.com.br/_produtos/?ca=3&pg=4

http://www.justshop.com.br/home/categoria/familia_id:77/fan

È aconselhavel unir em um mesmo terminal fans de masmo fabricante, mas sempre obsevando a corrente.OK.Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...