Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Q9550 - temperatura e frequências estranhas


bini

Posts recomendados

Olá,

Instalei hoje um Q9550 na minha placa mão GA-P35 DS3.

Baixei o software AIDA64 e executei os testes.

Gostaria de saber, primeiramente, porquê o AIDA está mostrando o multiplicador do processador como estando em 6 e a frequência como 2000 se no setup está 8,5 e a frequência 2830?

Outro detalhe é que gostaria de saber se as temperaturas deste teste estão normais, eu não sei se o que importa são as temperaturas dos núcleos ( um deles chegou a 77 ºC) ou a temperatura do processador como um todo (que foi de no máximo 61 ºC). O teste durou 10 mim.

processadorfrequencias2.png

processadorfrequencias.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho quase certeza de que está baixo porque o Speedsteep está ativado, é um recurso de economia de energia, quando o processador está ocioso, ou não está trabalhando muito, ele baixa os clocks ou o multiplicador que é o seu caso, para economizar energia. faça algo que estresse o processador, e olhe, o clock,

ai você posta os resultados.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu processador é esse ai da assinatura, pouca coisa diferente do seu, tem o mesmo TDP. meu gabinete é bem pequeno ( maldita garantia, tenho um gabinete do tamanho do v3 aqui e não posso mudar) e quando ponho no stress ela também chega nessas temperaturas, qual o teu gabinete, como está a ventilação dele? quanto coolers? tamanho, quantos na exaustão, e tal, seus cabos estão bem organizados?

abraço

Edit: quanto ao cache eu não sei te dizer muita coisa, tenta olhar isso com outro programa, eu ja vi boatos que esse processador são 2 núcleos reais e 2 virtuais(hyper threading )ai falaram que são 6 mb pra 1 núcleo e 6 pra outro, algo do tipo, mas creio que não seja verdade, tenta com outro programa e me fala os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No CPU-Z mostrou isto que está na imagem.

Meu gabinete é grande, comprei um bem ventilado, é daqueles para games com 01 cooler grande na frente puxando ar e outro grande na lateral retirando, isso fora os cooler da fonte, placa de vídeo e processador (BOX).

processadorfrequencias4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os cabos estão amarrados juntos e o mais afastados pa Placa-Mãe o possível.

Pior é que esta discução não tem mais nada a ver com processadores, acho que o tópico ficou deslocado agora.:o

No Setup da Bios tem um recurso que se chama Performance Enhace (em MB Intelligent Tweaker), ele estava em Turbo (possui Standard, Turbo e Extreme), passei para standard e refiz o teste com o AIDA, não mudou nada:

processadortemp2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uns testes com o Sandra, no teste de advice ele disse que o Vcore está alto, não fiz over e nem sei fazer:

Warning 236: CPU 1 [Processor 0, Core 0, Thread 0] : Vcore higher than rated maximum. Check Vcore setting!

Warning 236:CPU 3 [Processor 0, Core 2, Thread 0] : Vcore higher than rated maximum. Check Vcore setting!

Warning 236: CPU 4 [Processor 0, Core 3, Thread 0] : Vcore higher than rated maximum. Check Vcore setting!

Como verifico isso? No AIDA 32 tenho esta imagem:

processadorvcore.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...