Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hardware Troubleshooting - "meu Pc Não Liga!"


N0625

Posts recomendados

Fala, galera!

HARDWARE TROUBLESHOOTING

"Socorro! Meu PC não liga!"

"Máquina não quer ligar!"

Este é o assunto que mais vejo na descrição dos tópicos. Galera, é muito vago este

"não liga", certo? Para que a máquina pare de ligar existe diversos fatores:

1. Fonte de alimentação: muitas das anomalias encontradas nos PCs se devem a problemas na fonte. Antes de tudo verifique esta peça. "Ah, mas o LED do gabinete acende e o cooler do processador e da fonte estão rodando". Uma fonte problemática pode ter condição de dar partida em coolers, em motores de HDs e CDs mas podem estar fracas para acionar os vários subsistemas da placa-mãe. Outra dica é checar os cabos de energia e a tomada da rede elétrica. Há outro fato que só ocorre quando a fonte é nova. É o caso da fonte estar chaveada para 220v e a tomada de energia é de 110v.

Para tirar a prova dos 9 teste a placa com outra fonte.

2. Dispositivos problemáticos: um dispositivo defeituoso e/ou em curto impede da placa-mãe inicializar. Isso é devido ao fato da fonte detectar alguma condição ilegal e/ou grave na placa-mãe e acionar mecanismos de proteção que impede a partida, inclusive do cooler da mesma e do processador. A maneira de verificar esta condição é você desconectar todos os cabos (alimentação e dados) dos dispositivos e ligar a MB. Aí você terá uma das situações: se ela ligar vá conectando os dispositivos um a um até chegar ao problemático; se a MB não ligar tire o processador e a memória (não tem problema ligar uma placa-mãe sem processador) e ligue-a novamente, se ela ligar, desligue-a e conecte o processador (com o cooler, claro!) e ligue-a. Se ouvir apitos é por causa da falta dos pentes de memória; pelo menos é um bom sinal. Conecte a memória e ligue-a, se ela não ligar o problema só pode estar na memória. Agora se mesmo assim ela não ligar repita os procedimentos do item "Fonte de alimentação" e teste com outra fonte sabidamente boa. Se a fonte não partir é a placa-mãe (ai, meu bolso!). Outro ponto que pode condenar uma placa-mãe são as avarias sérias provocadas nos dispositivos on-board (som, vídeo, modem e rede), principalmente no modem (dias de tempestade). Lembre-se da máxima das placas ultra-integradas (on-board): "Unidos queimaremos"!

3. Processadores: "um sub-tópico" do item "Dispositivos problemáticos"; processadores danificados impedem da placa inicializar, obviamente. O principal fator que implica na queima de um processador é o superaquecimento. Isto se deve ao fato da refrigeração do processador ser insuficiente ou as operações de overclock terem sido muito severas, aliadas ao aumento da tensão do processador necessário ao sucesso do overclock. No aspecto aquecimento os processadores AMD se destacam, infelizmente. Constatando a queima do processador verifique se o cooler estava preso ou se o overclock (se houver) estava muito severo.

4. Placa de vídeo: "um sub-tópico" do item "Dispositivos problemáticos"; as placas de vídeo modernas são recheadas de sedutores recursos, principalmente para os gamemaníacos e profissionais de arte gráfica. Assim como os processadores as placas de vídeo trabalham em altas frequências (250MHZ para cima) e necessitam do conjunto dissipador-cooler. Algumas como as GeForce 4 MX e FX trabalham somente com um dissipador sobre o chip gráfico, um modo muito errado de reduzir os custos para o usuário final. Normalmente estas placas vem com uma tomada de força para a inclusão de um cooler, agora achar um cooler adequado para colocar é que são elas, principalmente adequá-lo ao dissipador. E tem o caso do overclock, igual ao do processador, afim de ter um desempenho dos grandes modelos sem gastar um centavo a mais (desculpem, mas esta é a minha opinião sobre o overclock!) E uma placa de vídeo danificada impede a placa-mãe inicializar. Será que a placa de vídeo queimou por estar em regime de overclock?!

5. Modems: "um sub-tópico" do item "Dispositivos problemáticos"; este dispositivo é muito suscetível a possibilidade de queima por causa das descargas da linha telefônica em dias de tempestades. E o pior é que pode levar outros subsistemas da placa-mãe, como o som on-board, que em certos sistemas às vezes compartilha codecs com o modem. Se por acaso depois de uma tempestade a máquina não ligar veja se o modem não foi danificado. Por isso fica um conselho: evite se conectar a Internet em dias de chuva e desconecte a linha telefônica do modem. Melhor dizendo evite usar o computador nas horas de tempestade e desconecte a fonte da tomada. Como as fontes ATX mantém as placas energizadas uma descarga elétrica pode levar para o cemitério dos "silícios penados" a placa-mãe, o modem, o processador, as memórias...

6. Placas de som: às vezes este dispositivo não impede a placa-mãe inicializar mas principalmente quando os subsistemas de aúdio integrados são danificados (veja o item "Modems") simplesmente a integridade e a confiabilidade da MB ficam seriamente comprometidas.

7. Memórias: ou não deixam a placa inicializar ou impedem o correto funcionamento do sistema. Muitas vezes perde-se um bom tempo tentando detectar problemas no sistema quando que a principal culpada é a memória. O que pode causar problemas de memória são configurações forçadas e/ou muito severas, principalmente em situações de overclock.

8. BIOS: neste caso há duas situações que impedem a inicialização do sistema no caso de BIOS, ou um problema após uma atualização mal-sucedida ou uma inicialização falha por causa de uma E²PROM defeituosa. No primeiro caso não é muito difícil de deduzir, pois uma atualização incorreta impede da placa inicializar (no Fórum há tópicos falando sobre este assunto). Já no segundo caso pode ocorrer da inicialização travar logo nos primeiros testes, como por exemplo nos testes de memória, e nada mais pode ser feito. Isso ocorre devido ao fato da E²PROM (ou CMOS - circuito que armazena as informações do BIOS) estar fisicamente defeituosa, e infelizmente neste caso não há nada que fazer. Para contornar o problema da mal-sucedida atualização pode-se recorrer ao recurso de BOOT-BLOCK, que inicia a unidade de disquetes procurando uma imagem do BIOS para um a possível atualização e recuperação, desde que as informações do BOOT-BLOCK tenham sido preservadas durante a atualização e que o chip E²PROM não esteja fisicamente danificado, ou então recorrer ao perigosamente arriscado, porém comprovadamente eficaz método de HOT-SWAP, que consiste em utilizar uma outra placa-mãe de mesma marca, modelo e revisão do BIOS para regravar o circuito da placa afetada. Já no segundo caso a única alternativa é recorrer a uma oficina especializada em consertos de placas-mãe ou encomendar um novo chip E²PROM de acordo com a placa-mãe utilizada.

9. Outros problemas: dispositivos como HDs, unidades de CD-ROM, unidades de disquete, entre outros podem impedir da placa ligar principalmente por algum tipo de curto-circuito em suas placas controladoras. Este tipo de problema é detectado quando se tira o cabo de alimentação do dispositivo (veja "Dispositivos problemáticos").

10. A PLACA-MÃE: é, às vezes a placa-mãe pode ser a principal causa. Se nenhum dos métodos de diagnósticos funcionarem, só resta como última esperança aplicar o método "Curto de Hardman", já discutido no fórum. Este método eu apliquei numa ECS P6STMT para Pentium / Celeron. Consiste em tirar o processador, memórias, fonte e bateria, em seguida corte uma folha de papel alúminio no mesmo tamanho da base da MB. Aí molde a folha na base da placa de forma que as pontinhas de solda atravessem o papel (você sentirá em seus dedos) e deixe por 2 horas ou mais (aqui deixei por 2 horas). Após esse tempo tire o papel alumínio e monte a MB. É IMPERATIVO que se retire o papel alumínio da MB antes de ligá-la. Ninguém quer ter um belo curto-circuito seguido de queda de um disjuntor da rede elétrica, certo? Certifique-se que não tenha resíduos de papel alumínio na base. Ligue e torça para que funcione. Não é um método com 100% de acertos, mas é uma opção. Este procedimento é recomendado quando a placa está sem sinal de vida. A última esperança!!

Há também outros problemas relacionados por exemplo ao tipo de memória utilizada com determinados modelos de placas-mãe, como as ASUS A7V8X-X e as PCCHIPS M810x, ou outros problemas isolados a estes modelos, assim como outro fabricante. Aos usuários que já passaram por problemas semelhantes com estas placas e encontraram as soluções sugiro criar um "TROUBLESHOOTING" sobre estas placas.

Agora se a placa ou os componentes citados já tiverem muita quilometragem, pode ser que a vida útil destes dispositivos já tenha chegado ao fim, e aí não há método que resolva.

Alguma crítica, opinião, incremento, conselho ou correção do texto acima será bem-vindo. Espero que possa ajudar aos usuários que sofrem da síndrome "meu computador não liga". Qualquer coisa estamos aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...