Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Problema é O Hd Ou A Placa Mãe?

Eduardo Rosa

Posts recomendados

Pessoal, peguei uma máquina para consertar esta semana. O problema apresentado era que o PC não reconhecia o HD. Parecia um caso clássico de HD com defeito. Mas não era. Instalei o HD em outra máquina, como slave, e ele foi reconhecido de imediato. Cheguei inclusive a fazer o backup dos dados do cliente sem problema algum (Era um samsung 40Gb 7.200 RPG). Bom, isso me levou a deduzir que o problema era na IDE 0 da placa mãe, afinal entre uma PCChips M810LR e um HD samsung, com certeza minhas desconfianças cairam sobre a famigerada placa mãe.

Ligando o HD na IDE secundária, ele deu boot normalmente...por pouco tempo. Logo na 3ª ou 4ª inicialização do sistema, o computador apontava disco sem boot. O HD era reconhecido no Setup, mas aparentemente estava sem sistema operacional. Entrei com um disco de boot do Win98, e o Fdisk apontava o HD como não tendo uma partição FAT/FAT32 válida.

Como partições não costuma desaparecer do nada, novamente instalei o HD em outra máquina, mas desta vez como mestre. Para minha surpresa (e indignação), ele deu boot normalmente!

Cada vez mais encafifado, liguei meu HD pessoal na máquina do cliente na IDE 0, a que parecia apresentar defeito. Surpresa: ele deu boot normalmente.

Liguei o CD-Rom também na IDE 0. Funcionou com prefeição.

Peguei novamente o HD da samsung do cliente, e liguei na IDE 0. Novamente, não foi nem reconhecido.

Ligueio na IDE secundária. Foi reconhecido, e desta vez deu boot normalmente.

Simplesmente cabuloso! Fico seriamente tentado a acusar o HD como o culpado nessa história. Mas a placa mãe PCChips não me inspira a mínima confiança.

Entreguei o computador ao cliente, com o HD samsung como mestre da IDE secundária, e o CD-Rom como escravo da primária.

Estava funcionando perfeitamente, mas já temendo que a partição novamente "sumisse" do nada, avisei-o de que o problema poderia reincidir, e neste caso, seria preciso trocar algumas peças.

Há! Uma observação final: após todas estas misuras do HD/Placa mãe, atualizei a BIOS, que já estava com mais de dois anos de uso, pra desencargo de conciência. Mas, mesmo após a última versão oficial da BIOS ser instalada, o HD continuava não sendo reconhecido na IDE 0.

Até agora, parece que tudo está funcionando, já que não recebí nenhum telefonema indignado do cliente.

O que vocês acham? Seria o HD da samsung ou a Placa da PCChips que estaria testando minha paciência?

Uma última observação: Esta máquina é muito utilizada por crianças, e o o cliente disse que várias vezes (pelo menos uma vez por semana), ela é desligada diretamente pela chave do estabilizador, sem os procedimentos padrão de iniciar/desligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha.... meu palpite seria problema de compatibilidade.... já vi isso acontecer..... placas mães que pegam certos modelos de hd e outros não.... não sei porque isso acontece.... ate porque costuma ser fatos independentes de cada placa-mãe... ( idependente de marca ou modelo...)

já vi ocorrer na ECS, PCChips, ASUS, Shuttle, .... e ai vai....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!