Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AtualizaÇÃo De Chipset

joserodrix

Posts recomendados

Será que alguém poderia me ajudar.

sem ter o conhecimento suficiente, instalei um programa de atualização do chipset (que vem junto com minha placa mãe - INTEL D865 PERL).

Ocorre que alguns dias depois da instalação, provavelmente após a sua atualização, toda vez que inicio o computador aparece a mensagem (que não aparecia antes): "DUAL-CHANNEL OPERATION REQUIRES PAIRED DIMMs INSTALLED ACROSS BOTH MEMORY CHANNELS.

BIOS HAS DETECTED A NON-OPTIMAL CONFIGURATION.

CHANGING THE EXISTING CHANNEL A, DIMM 0 SHOULD MATCH CHANNEL B, DIMM 0.

CHANNEL A, DIMM 1 SHOULD MATCH CHANNEL B, DIMM 1.

PRESS F4 TO RESUME"

Após eu pressionar o F4 o sistema inicializa normalmente e as memórias estão funcionando normalmente e sendo reconhecidas pelo sistema.

Mais um detalhe é que antes da atualização os slots de memória tinham a seguinte denominação:

A DIMM, 0; A DIMM, 1; B DIMM 0; B DIMM,1.

AGORA TÊM A SEGUINTE DENOMINAÇÃO:

A DIMM, 0; A DIMM, 1; B DIMM, 2; B DIMM, 3.

acho que isso deve ter sido alterado e provavelmente está havendo algum problema de reconhecimento na BIOS ou no CHIP SET.

troquei as memórias de posição ( duas de 512 mb DDR 400) colocando-as em A DIMM, 1 e B DIMM, 3. A mensagem desapareceu mas continua parando no F4.

Alguém mais esclarecido poderia dar uma ajuda. Muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por WaVe@17 mar 2004, 13:09

Para o DUAL CHANNEL funcionar é preciso que você coloque cada memória em bancos diferentes. Geralmente há dois slots um pequeno espaço e mais dois slot, coloque uma em cada banco desses.

Agradeço a resposta, na verdade já fiz isso e a mensagem desapareceu só que ainda continua parando no F4. E para prosseguir eu tenho que dar o F4.

como será que eu faço desaparecer isso? será que tenho que atualizar a BIOS?

Link para o comentário

Minha placa (intel d865 pearl) não tem no setup essa possibilidade - a de desativar mensagens de erro. Eu bem que já procurei mas não há entre as opções avançadas ou qualquer outra essa disponibilidade. Temo que terei que atualizar a BIOS. (até consultei o artigo de professor Gabriel, que na parte 4 da aula sobre SETUP comenta sobre essa configuração "Wait For <F1> If Any Error: Similarmente à opção anterior, habilita a mensagem "Press <F1> To Resume" caso ocorra algum erro durante o autoteste (POST). Recomendamos habilitar essa opção. "

Mas se por acaso alguém descobrir como desabilitar essa função em minha placa eu agradeceria, senão estou fadado a ficar ligando o computador e esperando para dar F4 para prosseguir a inicialização.

Com erlação ao CHIPSET não sei ao certo, mas o programa vem na placa da intel como CHIPSET INF UPDATE, creio que seja uma atualização da configuração do chipset dentro do setup (realmente não sei estou só chutando).

De qualquer forma restaurei o sistema para uma data anterior a essa instalação (CHIPSET INF UPDATE), felizmente esse programa não está mais em meu computador, mas a configuração da BIOS permaneceu inalterada.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!