Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Que Equipamento Comprar Para Servidor?

SAPPORO

Posts recomendados

Boa tarde galera....trabalho em um empresa onde tem 12 micros ligados em rede...estou querendo colocar um servidor aqui...mas gostaria de saber a opinião de vocês quanto ao equipamento que estou pensando em comprar p/ rodar como servidor Windows...minha ideia é a seguinte:

- Processador AMD ATHLON XP 2800+

- Cooler Duron/Athlon/P3- CoolerMaster Aero 7+

- Placa Motherboard ASUS A7N8X DELUXE

- Placa de vídeo 64 MB AGP 3D G-FORCE 4 MX-440

- Placa de som ( on board )

- Placa de Rede 10/100 3/COM

- 1024 MB de memória, DDR 400

- HD 60 GB 7200 RPM

- Driver de disquete de 1.44 MB

- Driver de CD-Rom

- Gravador DVD-R – LG ( GRAVA CD E GRAVA DVD )

- Gabinete ATX com fonte de 450 Wats 04 baias

E aí o que vocês acham? é um bom equipamento? E qual Windows server vocês me aconselham? Não quero usar linux porque não manjo nada!!!

Este servidor servirá para armazenar os dados de todos os micros e também será o local do banco de dados da empresa!!

Abraço a Todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O equipamento é bom, até o ponto que você falou que vai rodar BD nele...... E ai que a porca torce o rabo, qual BD ???

Dependendo do tipo e marca, você vai precisar no mínimo de um dual processor. 2x o valor da RAM, o HDD de pelo menos 80GB que não é caro.

O windows depende, 2000 adv server, 2003.... tudo depende de quanto o seu bolso é fundo.

Link para o comentário

Postado Originalmente por wellingtonuemura@17 mar 2004, 16:10

O equipamento é bom, até o ponto que você falou que vai rodar BD nele...... E ai que a porca torce o rabo, qual BD ???

Dependendo do tipo e marca, você vai precisar no mínimo de um dual processor. 2x o valor da RAM, o HDD de pelo menos 80GB que não é caro.

O windows depende, 2000 adv server, 2003.... tudo depende de quanto o seu bolso é fundo.

Para 12 micros na rede está excelente, independente do BD a ser usado. Servidor com dual processor é para grandes redes, com centenas de máquinas ligadas. Trabalhei numa empresa com 300 micros ligados no servidor e era um servidor com menos capacidade deste que você configurou. Eu até reduziria a capacidade da placa de vídeo, se é só para monitorar o servidor, uma Radeon Rage de 8MB já está mais do que suficiente, pra que aceleradora gráfica geforce? Vai jogar jogos no servidor? hehehe, se fizer isso os usuários ficam todos na mão.

Link para o comentário

Amigo,

Na minha modesta opinião não sou a favor de AMD no server. Nos meus clientes server somente Intel, sugiro q substitua o Athlon por um P4 2.8 GHz HT, e a MB INTEL D 845 PESV HT.

Como nosso colega disse acredito q dual server para uma rede de 12 maquinas seja uma ferrari para você andar em estrada de chão.

O restante da configuração esta excelente, quanto a memoria, procure avaliar o BD que será usado, tenho um cliente rodando ORACLE com 512 GB para 60 clientes, e rodando como uma luva. A configuração balanceada da rede e o BD são muito importantes neste caso.

Em relação ao HD, no caso de server sempre sugiro aos meus clientes que utilizem SCSI, por questões de segurança. O sistema operacional aconselho você instalar o 2003 Server STD.

Não se esqueça de adquirir as CAL´s adicionais.

Link para o comentário

Também acho que você terá uma boa máquina. Também recomendo que você poupe na placa de vídeo para adquirir um HD maior e SCSI se possível.

A questão do BD, depende de qual banco irá utilizar, volume de dados armazenados e a freqüência das consultas, que para uma dúzia de máquinas não deverá ser muita coisa.

Sugiro ainda que coloque mais uma placa de rede.

E se a sua empresa ainda não tem, é bom adquirir um nobreak. Pelo menos para o sevidor e os equipamentos do rack. Pois desligamentos súbidos em servidores, principalmente em BD, podem corromper dados e aí é uma dor-de-cabeça danada.

Link para o comentário

• Membro VIP

Se é um servidor você pode:

- Poupar na placa de Video...

- Poupar na placa mãe (a menos que vá usar 2 HDs SATA em RAID, ai tem que ser ela ou alguma com este suporte)

- Tirar o Drive de CD que vai ser pouco usado, deixa só o gravador

- Comprar um gabinete com uma fonte boa (de preferência as da Zalman, Thermal Take, Antec, Enermax, TTGI,...)

Uma opção interessante para usar com esta placa mãe é:

Usar dois HDs SATA em RAID (espelhado). Para servidor de dados isso é muito util.

Link para o comentário

Postado Originalmente por penasousa@19 mar 2004, 16:03

Amigo,

Na minha modesta opinião não sou a favor de AMD no server. Nos meus clientes server somente Intel, sugiro q substitua o Athlon por um P4 2.8 GHz HT, e a MB INTEL D 845 PESV HT.

Como nosso colega disse acredito q dual server para uma rede de 12 maquinas seja uma ferrari para você andar em estrada de chão.

O restante da configuração esta excelente, quanto a memoria, procure avaliar o BD que será usado, tenho um cliente rodando ORACLE com 512 GB para 60 clientes, e rodando como uma luva. A configuração balanceada da rede e o BD são muito importantes neste caso.

Em relação ao HD, no caso de server sempre sugiro aos meus clientes que utilizem SCSI, por questões de segurança. O sistema operacional aconselho você instalar o 2003 Server STD.

Não se esqueça de adquirir as CAL´s adicionais.

512 GB de memória ??? Que servidor é este amigo? Não conheço ainda uma máquina com esta capacidade. Mesmo em HD isso já seria um abuso de grande.

Link para o comentário

:bandeira:

Gostaria de dizer que todas as respostas estão corretas mais é sempre bom saber quanto o Cara está disposto a gastar num Server???? Pois Quanto mais potência o Server tem é melhor, pois quando ele for rodar algumas aplicações futuras ele terá mais tempo para trocar as peças do seu Server!

OBS: Não adianta comprar um Super Server se você tem estações defazadas, pois para um bom trafego de rede e sempre bom seguir os padrões!

Um abraço pra todos!!!

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Minha Opinião em relação a SERVER;

De preferência a placas mãe com chipset Intel (acima do 815).

Use um vídeo da ATI 8 ou 16 Mb.

Processador, TEM QUE SER INTEL pois a arquitetura dos ATHLON não é aplicavel para o fim ora desejado. Use um P.IV 2.0 ou até mesmo um P.III 1000 mas não use A.XP 3200!!! é bom pacas, pra todo o resto, server, não !

Memória 512 para Windows XP / 2000 / 2003 é aconselhabilíssimo, mesmo que acredite ser demais, afirmo, não é !

CD ? pra quê ? CD-RW um backup em CD ao fim do dia não faz mal né ?

Se o BD for grande, DVD tá né... mas e outro HD com gaveta não sairia mais barato ?

Cooler inbox com o Processador, já basta, mais use outro pra ventilar o gabinete que é muito importante.

HD SCSI com certeza é melhor, mas os IDE barracuda, são razoavelmente bem aplicaveis, se usar um cooler para ele melhor ainda (na placa lógica).

Se for usar placa de rede 3com beleza, é mais cara e faz a mesma coisa que a minha. Logo peça uma gerenciavel se é pra gastar neste item.

Hubs nem vou falar que 3com empilhaveis são show (nada contra o meu encore)

Bom acho que é só, neste aqui eu colocaria até o meu coração pra "rodar" em linux é claro :)

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!