Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock No Xp2800+ Travado

marcos_vargens

Posts recomendados

Galera to com uma duvida talvez alguem possa responder...

tenho um XP2800+ barton e fiz uns testes de overclock, mas o maximo que consegui foi 2250 mhz com estabilidade. Tive que aumentar o vcore para isso tambem.

180x12.5(travado) vcore 1.72 = 2250mhz

o normal dele é 2085 mhz(166x12.5 vcore 1.65), só que fiz um teste com o 3DMark2001 SE e conseguiu 100 pontos a mais com o OC. Achei pouco.

tentei aumentar o FSP e consegui 2312mhz (185X12.5 vcore 1.80), mas ele bootou no meio do teste do 3DMark2001. Como a temperatura chegava a 76ºC eu resolvi parar por ai.

É possivel mais que isso com estabilidade?

É perigoso ficar almentando o vcore desse jeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

Caro Marcos

O vcore é sempre um parâmetro arriscado mas nada de assustador. Até 1,85V creio não haver tanto risco em operar por tempo limitado e sob monitoramento de temperaturas. Acima disso, a coisa pode complicar mas os feras aqui e de outros foruns fazem coisas absurdas como vcore acima de 2,0V...claro que com controle de temperatura pois não se pode querer operar com 2V usando um cooler imprestável.

Agora, observando vários post sobre os Barton, tô chegando a conclusão que em over ele aquece mais que o TBred, lembrando que é minha opinião pessoal e não muito experimentada.

Se deu início aos testes e só depois reiniciou, pode ser temperatura alta. Tente melhorar esse parâmetro e refaça o teste nos mesmos níveis de vcore.

T+

Link para o comentário

Tambem desconfiei disso, mas meu processador vem apresentando temperaturas altas mesmo no clock padrão. Estou fazendo testes com o sledgehammer, para descobrir se a MB está medindo errado ou se o processador ta bichado mesmo. Mas independente disso a temperatura não passou de 76ºC, mesmo com o vcore a 1.80. A AMD disse que até 85ºC ela garante (sem OC claro, nem perguntei se garante com OC...imagina! :D ). Só se ele comece a apresentar problemas antes dessa temperatura limite, caso contrário não tem nem mais o que fazer. Pois só posso mexer no FSB e no vcore. :huh:. Acima de 1.80 acho que meu cooler não da conta.

valeu!

Link para o comentário

Caro amigo veja que você já tem um processador bem potente e que já vem praticamente no limite de clock que o núcleo BARTON garante veja que o 3200+ opera a 2200MHz e o seu opera a 2083MHz não espere um overclok muito grande.

Pois as pessoas confudem o seguinte se um 2500+ roda a 2200MHz com vcore original com estabilidade o 2800+ deve chegar a pelo menos 2500MHz o que não é correto pois como eu disse seu processador já vem muito proximo do limite que o núcleo permite.

Link para o comentário

Veja tabem que cada processador tem um limite não ache que o seu possa operar a 2200MHz facilmente pois se fosse assim a AMD o lançaria como 3200+ certo.

Ela levou seu processador ao extremo pra ver o quanto ele suportava depois bota ele no mercado com um clock um pouco inferior ao maximo que ele suporta para garantir estabilidade no sistema.

Os 2500+ na veradade em sua maioria são 3200+ remarcados pois a AMD sentiu a necessidade de um processador intermediario na mercado por isso peqgou os 3200+ e remarcou para 2500+ porque a linha de produção é uma só (é algo meio complidade de explicar aqui) mas basicamente seria o seguinte sai uma uma fornada de 1.000 processadores com núcleo barton então eles pegam alguns tipo uns 100 e vem qual o maximo que eles suportam fazem a media dão um desconto por segurança e lançam no mercado por isso alguns são muito bons pra over e outros não pois eles não sabem se aquela fornada que vai sair vão ser todos 3200+ ou 2500+.

O que tem que ser visto também e conjunto e fundamental ter uma Boa placa-mãe, boa fonte e bom sistema de refrigeração para suportar o over e um processador de boa semana (de preferência o que tiver o menor clock).

Pois não sei se você já viu mas tem 1700+ acho que serie JIUHB com núcleo Tbred que chegam a 2000 MHz com estabilidade e Vcore original pois é este o exemplo que quero lhe dar é o menor processador com núcleo Tbred porém ele é um 2800+ remarcado pois o mercado precissava de processadores mais baratos e como o que eles sempre tem mais em estoque são os mais altos eles remarcam estes para menos e vendem.

Link para o comentário

Então posso considerar que o 2800+ não vai mais que isso mesmo com estabilidade? Porque ta certo que minha placa-mãe não é um ABIT mas ela me deixa mexer até no mutiplicador apesar do processador não aceitar valores diferentes.

E tanto ela quanto as memorias (q são um lixo mesmo), operam com o barramento interno de 200mhz(externo 400mhz). Hoje o padrão do processador é 166 de FSB e as memorias estão operando nessa faixa tambem, mas vejam que pela placa e pela memoria eu poderia chegar a 200 de FSB (2500 mhz, seria legal em). Só que entra esse problema de instabilidade.

A fonte veio com o gabinete. É uma ViewTech. Não deve ser das melhores mas sendo de 500w ela parece estar dando conta de tudo, já que fazendo as contas não gasto mais que 370w, e outro detalhe é que conforme aumento o vcore o processador vai ficando mais estavel. Será que esse é o limite seguro de OC nele?

Mas os outros post me deixaram com mais duvidas. Mesmo que consiga aumentar os mhz não vou ganhar desempenho porque o processador está quase no limite? E esse quase vale um OC? Pode ser perguntas bestas para vocês mas para quem está aprendendo vale conhecimento. Ganhei uns 11 segundos no SuperPI quando joguei ele para cima dos 2300 mhz. Mas ele não dura muito tempo assim sem dar erro.

valeu!

Link para o comentário

Bom Galera eu to super contente pois acabei de conseguir fazer o meu xp 2400 rodar a 2422 sem nenhum problema so tive q mexer no vcore a minha placa é a a7n8xx e ta assim 170x14,0 vcore a 1.8 e temperatura pasmem esta em seu pico jogando na casa dos 48, to bobo com isso, vou tentar subir um pouco mais, mas so amanha, valeu galera um abraço a todos e um ótimo fim de semana.

Link para o comentário

galera, é possivel saber o limite do processador por alguma informação nele? Como por exemplo o numero de serie? Tipo da pra saber por exemplo que o meu XP2800+ é na verdade um 3200+ remarcado, ou somente um 2800+ e nada mais alem disso? Acho que assim fica mais fácil de saber o limite dele.

Link para o comentário

Muito interessante este tópico. Postei outro difrente, que basicamente, tras o mesmo conjunto de dúvidas que nossa colega Marcos. MAs continuo a perguntar: qual o efeito do aumento do Vcore nos processadores - além é lógico do que a AMD define para eles?

ps: para quem ainda não sabe, na página da AMD há um tópico referente ao base de conhecimento deles. Lá voce acha uma tabela com os tipos de processadores, freqüência, multiplicador, Vcore, FSB e tudo mais.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...