Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CAT5e ou CAT6?


GabrielGomes

Posts recomendados

Olá galera,

Preciso fazer uma rede onde vou conectar 12 computadores + 1 servidor.

A minha dúvida é se eu devo fazer toda a estrutura baseada em cat5e ou cat6,isso claro levando em consideração a relação custo x benefício.Sei que a Cat5e também suporta o padrão Gigabit,mas não é menos "durável" que a cat6?Tem muita diferença de qualidade e desempenho entre os 2 tipos?

Se a Cat5e tiver um desempenho e durabilidade satisfatórios acho que seja a melhor opção pela diferença de preço entre os 2.

Mas em contra partida tem o problema de que vou fazer a instalação toda por dentro da parede colocando os rj-45 fêmea na saída para conectar apenas um "rabicho" ao computador.Afim de garantir a durabilidade e qualidade da rede vou utilizar cabos,conectores,rj-45 etc. Tudo da Furukawa e o Hub/Switch da 3com com suporte a Gigabit.

Isso será suficiente para me deixar tranquilo por alguns anos?Ou o Cat5e logo vai "sair de linha" e eu vou ter que trocar tudo me dando uma grande dor de cabeça lá na frente?

valeu galera,desde já agradeço a ajuda de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O uso do o Cat5e para redes 100BASE-TX E 1000BASE-T são satisfatórios, fique tranquilo. Apenas respeite o tamanho máximo que é de 100 metros de comprimento e nunca menos de 30 cm nas pontas femeas que vão ao micro.

A diferença do Cat6 não seria perda de performance em relação ao Cat5e e sim ele poder ser uctilizado em redes 10G porém, com limitação de 55 metros, o que foi contornado com o advento do Cat6a usando os mesmos 100 metros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O uso do o Cat5e para redes 100BASE-TX E 1000BASE-T são satisfatórios, fique tranquilo. Apenas respeite o tamanho máximo que é de 100 metros de comprimento e nunca menos de 30 cm nas pontas femeas que vão ao micro.

A diferença do Cat6 não seria perda de performance em relação ao Cat5e e sim ele poder ser uctilizado em redes 10G porém, com limitação de 55 metros, o que foi contornado com o advento do Cat6a usando os mesmos 100 metros.

Obrigado,tirou minha dúvida.Ao moderador pode marcar o tópico como resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...