Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema de comandos elétricos


Fael Lima

Posts recomendados

Eu só novo no fórum e também nessa área de comandos elétricos, eu gostaria que esse esquema elétrico não tivesse botões pulsa dores e também quando for acionado o primeiro botão o fim de curso desliga se o motor. E o botão 2 inverte se a rotação.

Não sei se aqui que deveria estar esse tópico, e se deu para vocês entender, mais valeu desde já.

post-840054-13884958726995_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Fael,

Seguinte, deixe-me ver se entendi.

Você quer que um fim-de-curso faça a reversão para do sistema, é isto ?

Vamos ter a seguinte linha de raciocínio,

Se o circuito estiver desligado (K1 e K2 desenergizados), ao pulsar b22 ou b23 o seu comandos atuará partindo para a esquerda ou para a direita, correto.

Os contatos fechados de b22 e b23, garantirão o desligamento das contatoras (se as mesmas estiverem energizadas), e ao mesmo tempo os contatos abertos de b22 e b23 fará a energização dos contatores, vamos explicar melhor.

Estando K1 energizado e pulsando b23 este fará o desligamento primeiro do contator citada (k1). A bobina será desernegizada e os contatos que estavão abertos voltam a fechar (21,22) e os contatos que estavão fechados voltam a abrir (13,14 selo de K1). Com o fechamento do contato de proteção (K1 21,22) voltando a fechar, este permitirá agora a energização da bobina de K2.

Na sequencia do fechamento da botoeira b23, esta energizará agora K2 e você terá no principal a inversão de rotação do motor.

Onde gostaria de chegar na lógica, é o seguinte:

Se o motor estiver parado e você necessite de iniciar o processo (digamos que tenhas a necessidade de iniciar tanto para a esquerda tanto para a direita) você terá que ter no comandos o b22 e o b23. Por motivos de proteção (intertravamento elétrico) também a necessidade dos contatos b22 (1,2) e b23 (1,2), claro não esquecendos contatos fechados 21,22 de K1 e K2.

Agora para você fazer a reversão utilizando os fim de curso, teremos que ter um para cada lado (limitar os dois lados).

Outra linha de raciocínio:

Basta inserir no comandos os dois fim-de-curso, um para ligar/desligar K1 e outro para ligar/desligar K2, lembrando que teremos de ter os fim de curso providos de contatos 1NA e 1NF, logo então você fará o seguinte:

Em série com o contato de segurança K1 (21,22) insira o contato do FC1 (fechado), e também antes de K2 (21,22) o contato fechado de FC2.

Em paralelo com b22 (aberto), insira o FC1 (aberto) e em paralelo com b23 (aberto) o aberto de FC2.

Digamos que K1 esteja energizado. Quando o fim-de-curso FC2 for acionado, ele primeiro desenergizará K1 (através do fechado do FC2) e na sequencia FC2 fecha acionando K2.

Vou postar um esquema aqui ok.

Se precisares de ajuda é só gritar.

José Antonio

Fael para não ficar muito longo eis o comandos.

Valeu.

José Antonio

post-756642-13884958728607_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelo explicação, mais eu queria que o fim-de-curso desliga se o motor não invertesse.Depois o segunda botoeira ela sim invertesse a rotação do motor.

Só mais uma perguna:

Sei que você quer que o fim-de-curso desligue o motor,mas quando você inverter o sentido pela outra botoeira você também quer que outro fim-de-curso desligue o motor tambem?

Melhor dizendo quando tu inverter o sentido vai ter outro fim-de curso para parar novamente o motor?

Outra coisa:

Tem que ser botão pulsante,pois se você colocar botão de duas posições,não precisa do fim de curso..

se for só isso siga o esquema que o janascimento passou e só modifique o seguinte:

Tire o contato FC1 aberto (3/4) que está em paralelo com b22.

Tire o contato FC2 Fechado (1/2) que está em série com b22 e coloque o contato fechado de FC1 em seu lugar...

Do outro lado faça o contrario:

Tire o contato FC2 aberto (3/4) que está em paralelo com b23.

Tire o contato FC1 Fechado (1/2) que está em série com b23 e coloque o contato fechado de FC2 em seu lugar...

Acho que é isso me corrijam se eu estiver errado,pena eu não ter como fazer o esquema pra você...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega Fael!!!

Do modo que nosso colega Ja desenhou o seu circuito ficara automatico voce so da o primeiro pulso para energizar o circuito e ficara indo de um lado para o outro sozinho, se você quer que você seja quem de os comandos de reversão simplesmente tire os contatos dos FC1 e FC2 que estão em paralelo b22 e b23.

MVTEC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só mais uma perguna:

Sei que você quer que o fim-de-curso desligue o motor,mas quando você inverter o sentido pela outra botoeira você também quer que outro fim-de-curso desligue o motor tambem?

Melhor dizendo quando tu inverter o sentido vai ter outro fim-de curso para parar novamente o motor?

Outra coisa:

Tem que ser botão pulsante,pois se você colocar botão de duas posições,não precisa do fim de curso..

se for só isso siga o esquema que o janascimento passou e só modifique o seguinte:

Tire o contato FC1 aberto (3/4) que está em paralelo com b22.

Tire o contato FC2 Fechado (1/2) que está em série com b22 e coloque o contato fechado de FC1 em seu lugar...

Do outro lado faça o contrario:

Tire o contato FC2 aberto (3/4) que está em paralelo com b23.

Tire o contato FC1 Fechado (1/2) que está em série com b23 e coloque o contato fechado de FC2 em seu lugar...

Acho que é isso me corrijam se eu estiver errado,pena eu não ter como fazer o esquema pra você...

Vai ficar desse jeito? Valeu.

post-840054-138849587319_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo, um limitador (fim-de-curso) para cada movimento (E/D); (UP/DOWN); (L/R).

O esquema está perfeito (nem precisei postar hehehehe).

O circuito principal utilize o mesmo de sua primeira postagem.

Valeu.

JA

PS.:Amigo Fael, se não tiver mais dúvidas quanto ao caso, não esqueça de solicitar ao Moderador a encerramento do tópico, Ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...