Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ensino Superior = Auxiliar de técnico (?)


Krokodil

Posts recomendados

Olá,

Gostaria de iniciar este tópico para conversarmos sobre algo que acontece aqui na minha cidade. Não sei se acontece por aí afora também, mas fato é que, frequentemente, vou na agência de empregos da minha cidade e encontro vagas assim:

Precisa-se: Técnico em informática (ou auxiliar de Técnico) para instalação de redes/help-desk/formatação/coisas básicas que meu sobrinho faz, com formação superior (CC, SI, EC), registro no CREA e experiência.

O que me deixa abismado é a quantidade de requisitos que eles pedem pra ser um simples técnico (ou auxiliar de técnico!) de informática. Será que eu estou por fora e as coisas estão mesmo nesse pé? Ou será que está havendo uma desvalorização tão grande do profissional da informática que os egressos de universidades estão se sujeitando a serem auxiliares de técnicos, crimpando cabos e ganhando salário mínimo? Do meu ponto de vista (posso até ser utópico com o que vou dizer), se você sai da Universidade onde ralou duro pra obter o canudo, você vai querer trabalhar assim? Não há planos pra ser, sei lá, gerente/supervisor/presidente/proprietário de sua empresa, algum cargo público bem remunerado, projetos inovadores? Aqui há uma carência enorme de profissionais do campo da informática, e sei muito bem disso porque trabalhei numa empresa onde TODO o sistema que utilizávamos, o suporte, tudo mesmo, era de SP! Ou seja, saía uma janela de erro e era preciso ligar pra um cara de SP vir resolver o problema pra nós. Não vejo concorrentes pra empresas de outros estados dentro do meu estado. Praticamente tudo é "terceirizado" de outros estados, mas os formados daqui, esses estão a formatar Windows nas lan houses! :angry:

Desculpe se no fim pareceu um desabafo, mas fico triste em ver como são as coisas aqui. O pessoal aqui acha que fazer uma universidade é facinho, e se for de áreas informáticas "o povo só cursa isso pra jogar game" (tem gente que pensa assim). Eu vejo um mundo de possibilidades na área informática aqui, mas o mercado de trabalho não ajuda nem um pouco, simplesmente rebaixa a categoria a meros "técnicuzinhos" (_(

PS1: Moro em Dourados - MS

PS2: Este ano vou cursar SI

PS3: Por aqui não tem (ainda!) uniesquinas.

PS4: Faz meses vejo anúncios do naipe que mostrei, mas ninguém se candidata a tais vagas :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o problema da TI é que em cada esquina tem curso... QUALQUER um tem curso....

só que os cursos, tanto técnicos, profissionalizantes, superiores, TODOS são de PÉSSIMA qualidade...

eu já encontrei gente formada, que não conseguiu fazer no trabalho, coisas que faço no meu pc doméstico... simplesmente a qualidadade dos profissionais, é que a cada 10, você tira UM decente, não bom, decente, bom de verdade é 1 a cada 100.

então imagina o seguinte, você é empregador, precisa de um cara para a TI da sua empresa...

você contrata um, porque ele tem 10 cursos nos mais variados locais e variados estilos... quando você poe ele para trabalhar, ele é INCOMPETENTE....

você se assusta, e na próxima vez q for contratar, vai pedir um cara q tenha 20 cursos...

entendeu o problema??

aí acabam pedindo formação demais para trabalho de menos...

Outro coisa, vou contar o outro lado também...

eu tenho 3 conhecidos com técnico em informática, um agora faz direito, outro administração e o outro virou vagabundo.

Todos eles, pedem pra mim dicas de pc e programas...

Se eles forem concorrer cmg a uma vaga de emprego, eles seriam contratados... porque eu não tenho técnico.... eu faço duas faculdades distintas (Programação e Redes) mas não tenho técnico...

legal né??

O próprio mercado cria esse problema...

Exige demais.... qualquer um acaba fazendo curso... e inunda o mercado de gente que não tem a minima vocação e conhecimento, aí você afoga de vez quem tem o conhecimento e talento porque esses acabam ficando desmotivados com o desemprego e o baixo salário.... ou até o sub-emprego, que não usa 10% daquilo que a pessoa aprendeu....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Empresa que se preza quer o melhor com o mínimo custo, por ter uma grande oferta de gente procutrando emprego, as empresas se acham deuses, eu já trabalhei com cara formado em ti que não sabia logar num micro, cobram 2 mil num curso profissionalizante e pagam 500 reais prum instrutor dar aula, não é estranho que se tenha muita quantidade e pouca qualidade.

Essa semana fiz duas entrevistas, uma numa loja de shopping que e arrumadinha e cobra caro e uma na região da berrini, na primeira queriam um cara com carro e notebook próprio, certificação cisco pra pagar 1000 reais, e o anúncio totalmente diferente, prum nivel um formatador de micro.

Na outra era pra ficar na bancada, e o cara falou que precisava de alguém com inglês fluente, questionei o porque, o cara que em entrvistou disse porque sim, por que eu quero...rsrs, a entrevista em inglês respondi perguntas complexas como cor, banda de música e comida favorita.

e durmam com um barulho desses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem se forma em SI ou CC ou EC e trabalha como tecnico está disperdiçando MUITA capacidade intelectual , como todo respeito aos tecnicos claro.

Mas estudar 4-5 anos para se formar e formatar micro, ta de sacanagem né??? Tantos projetos importantes precisando de analistas/desenvolvedores pagando super bem e o pessoal trabalhando com formatação de PC?????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E isso que me pergunto, se mata 5 anos estudando pra poder dizer no curriculo que é formado, pra bater no peito que por menos de 1000 nem sai de casa...rsrs

o que tem de formatador de micro formado não ta escrito, PJ formado ganhando 1200 pra help desk, tá uma palhaçada a área, engraçado e reportagem falando que TI ta aquecendo, cheia de vaga e não preenche , porque será ne?

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o problema da TI é que em cada esquina tem curso... QUALQUER um tem curso....

só que os cursos, tanto técnicos, profissionalizantes, superiores, TODOS são de PÉSSIMA qualidade...

eu já encontrei gente formada, que não conseguiu fazer no trabalho, coisas que faço no meu pc doméstico... simplesmente a qualidadade dos profissionais, é que a cada 10, você tira UM decente, não bom, decente, bom de verdade é 1 a cada 100.

então imagina o seguinte, você é empregador, precisa de um cara para a TI da sua empresa...

você contrata um, porque ele tem 10 cursos nos mais variados locais e variados estilos... quando você poe ele para trabalhar, ele é INCOMPETENTE....

você se assusta, e na próxima vez q for contratar, vai pedir um cara q tenha 20 cursos...

entendeu o problema??

aí acabam pedindo formação demais para trabalho de menos...

Outro coisa, vou contar o outro lado também...

eu tenho 3 conhecidos com técnico em informática, um agora faz direito, outro administração e o outro virou vagabundo.

Todos eles, pedem pra mim dicas de pc e programas...

Se eles forem concorrer cmg a uma vaga de emprego, eles seriam contratados... porque eu não tenho técnico.... eu faço duas faculdades distintas (Programação e Redes) mas não tenho técnico...

legal né??

O próprio mercado cria esse problema...

Exige demais.... qualquer um acaba fazendo curso... e inunda o mercado de gente que não tem a minima vocação e conhecimento, aí você afoga de vez quem tem o conhecimento e talento porque esses acabam ficando desmotivados com o desemprego e o baixo salário.... ou até o sub-emprego, que não usa 10% daquilo que a pessoa aprendeu....

Se os cursos são de péssima qualidade, de que maneira alguém pode se tornar bom na área de TI? Não estou duvidando da sua afirmação, só quero saber como se tornar bom porque quero trabalhar nessa área.

Quem se forma em SI ou CC ou EC e trabalha como tecnico está disperdiçando MUITA capacidade intelectual , como todo respeito aos tecnicos claro.

Mas estudar 4-5 anos para se formar e formatar micro, ta de sacanagem né??? Tantos projetos importantes precisando de analistas/desenvolvedores pagando super bem e o pessoal trabalhando com formatação de PC?????

Pagando bem seria quanto mais ou menos? É que não faço ideia da remuneração justa para essa área. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se os cursos são de péssima qualidade, de que maneira alguém pode se tornar bom na área de TI? Não estou duvidando da sua afirmação, só quero saber como se tornar bom porque quero trabalhar nessa área.

Estudo próprio... eu aprendo muito mais fuçando e mexendo do que nas faculdades que faço... é triste dizer, mas tipo, faculdade de programação, não te ensina NADA além do básico... as de Redes ensinam o basicão de redes também e enchem de matéria nada a ver com redes, porque falta gente pra ensinar o avançado...

E as certificações, que são a única coisa decente, mas no mercadão mesmo, ngm as tem, e quem é empregador que pede certificação e paga pouco, mal sabe como elas funcionam, ta apenas seguindo a onda...

Mas aproveitando, vou colocar aqui uma questão de um curso técnico aqui da minha cidade, meus amigos responderam essa mesma questão na prova final e conheci mais gente que o fez...

Ela é basicamente assim: O que é um Vírus de Word? A) Vírus de Lado B) Vírus de Bruço C) Vírus de Costa D) Vírus de Macro.

Acreditem, eu vi isso com meus olhos, é caça níquel sem ter vergonha disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de acrescentar também outro fenômeno que observo: o tal do "escritório de software". A ideia inicial pode ser boa, mas acaba tudo no mesmo modelo: o cara se forma, tem na cabeça a ideia de montar um negócio próprio, e por algumas razões acaba na verdade alugando uma salinha comercial lá no sexto andar de um prédio qualquer e colocando uma discreta plaquinha na entrada, quase pra ninguém ver mesmo. Nessa salinha temos uma ou duas pessoas, dois PCs, algum mobiliario e mais nada. Estes "escritórios" se dedicam básicamente a um só mercado:sistemas de gerenciamento de caixa de supermercado (ou PDV) e/ou sistemas semelhantes para pequeno comércio. Já vi disso UM MONTE por aqui, com tempo médio de vida entre 1 ano ou 2 anos. Depois não sei o que fazem os caras, fato é que começaram mal no caminho do negócio próprio e, provavelmente, desiludidos como ficaram, enveredem no emprego mal remunerado.

Exemplo de coisa que aqui precisa muito, não tem, e terceiriza a maioria de outros estados: Automação industrial. Principalmente aquela que diz respeito a programação de programas para controladores industriais. Os programas que faz a interação entre computador e máquina são escritas tanto em código proprietário da empresa que fabrica a máquina, em assembly, e últimamente até em C (vejam Arduino e semelhantes). Mas continua não tendo, mesmo formando gente à beça. Indústria tá abrindo a rodo, precisava chamar gente do AL e TO pra vir mexer na parte de software.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...